English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pessoal, me digam porque o Allan Kardec fez essa pergunta no livro dos espiritos?? Ele não estaria sendo racista dizendo que o hotentote é uma raça inferior??

Agradeço a atenção de todos!


"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).

2007-02-16 01:20:54 · 6 respostas · perguntado por NESSINHA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

evolução do ser passa por várias eras e raças essa comparação se aplica ao desenvolvimento da humanidade e não tem nada de racista e sim de evolucionista.
Seria o mesmo que vc dizer que os homens dos idos de 1800 eram inferiores aos homens dos idos de 1900 ou seja, compararia quem inventou o ferro com quem fez o avião, há aí não um racismo mas uma comparação entre o desenvolvimento intelectual de um e de outro.

2007-02-16 01:29:37 · answer #1 · answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6 · 2 0

Observe que Kardec não faz uma afirmação, mas exagera um pressuposto e devolve em forma de pergunta aberta, justamente para provocar o debate.
O hotentote mencionado é um povo, ou uma tribo, de hábitos primitivos, sem escrita e, portanto, sem as conquistas intelectuais dos europeus. Kardec quer provar racionalmente que tal povo não é órfão da bondade de Deus. Daí a pergunta: onde está a justiça divina que privilegia homens em relação a outros? Por outro lado, se eles não são homens como quaisquer homens, por que pregar-lhes os valores morais do cristianismo?

Felicidades.

2007-02-16 10:30:21 · answer #2 · answered by Chester 6 · 2 0

ISSO QUE É DISCRIMINAÇÃO!

2007-02-19 19:05:49 · answer #3 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Nessinha,

Você leu a informação fora de contexto. O autor da pergunta refere-se à "sexta questão", ou seja, a pergunta de número 6 do Livro dos Espíritos, que é a seguinte:

6. O sentimento íntimo que temos em nós da existência de Deus não seria o efeito da educação e das idéias adquiridas?

A resposta dos espíritos é de que "Se fosse assim, por que vossos selvagens teriam também esse sentimento?"

Os espíritos referem-se aos "selvagens" no sentido de pessoas que não foram 'aculturadas' pelo modo de vida eurocêntrico. Somente isso.

E, nessa questão que você citou, ele retoma o assunto e apenas ESPECULA, com um ponto de vista eurocêntrico, típico da época em que viveu, a respeito de como seriam os espíritos das tribos que não tiveram uma educação "europeia". Esse questionamento não é a opinião dele, mas sim uma dúvida que, possivelmente baseada no ponto de vista predominante na época em que Kardec viveu.

Eu não sei se você é espírita ou não, mas caso não seja, aconselho você a ler TODA a obra de Kardec, e não somente uma crítica que cita somente o que é conveniente para criticar. Eu não sou espírita, e já li. Não vai fazer mal. Livros não mordem.

2007-02-16 12:24:59 · answer #4 · answered by Verbena 6 · 0 0

Seria interessante tu criares uma nova categoria: Espírita

2007-02-16 09:46:23 · answer #5 · answered by carlos 4 · 0 1

você também esta descriminando aceitando respostas , só de espíritas.

2007-02-16 09:27:19 · answer #6 · answered by leonardo 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers