English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O dizimo e mutio encontrado em algumas religiões, exitem também alguns site que dão algumas informações a respeito.

2007-02-16 00:08:23 · 11 respostas · perguntado por Martins 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, normalmente para ajudar organizações religiosas judaicas ou cristãs. Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antigüidade exigiam o dízimo de seus povos.

Hoje, os dízimos são normalmente voluntários e pagos em dinheiro, cheque ou ações, enquanto historicamente eram pagos na forma de bens, como com produtos agrícolas. Alguns países europeus permitem com força de lei que instituições religiosas instituam o dízimo como obrigatório.

Origem do Dízimo Religioso
O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés, estipulado para manter os sacertodes e a tribo de Levi, que mantinha o Tabernáculo e depois o Templo, já que eles não poderiam possuir herdades e territórios como as outras tribos. Também o dinheiro era usado para assistir os órfãos, viúvas e os pobres. Depois da destruição do Templo no ano 70 DC a classe sacerdotal e os sacrifícios foram desmantelados, assim os rabinos passaram a recomendar que os judeus contribuissem em obras caritativas.

Em lugar nenhum da Bíblia há referências de numerários como dízimos e sim alimentos. Quando se refere a numerários é especificamente para ofertas.

Dízimo no Catolicismo Brasileiro
No Brasil o dízimo voltou a ser implantado pela CNBB na Igreja Católica após 1969, quando o sistema de pagamento de taxas pelos serviços prestados pela Igreja foi considerado "pastoralmente inadequado". Pela nova sugestão, o dízimo não tem sentido meramente monetário, mas está centrado em atender às necessidades das dimensões social, religiosa e missionária assumidas pela Igreja.

Desde então não se utiliza mais a estipulação de porcentagem da renda dos adeptos, mas uma doação de compromisso de acordo com a sua possibilidade e disposição. Dízimo não é imposto e nem taxa, mas uma proposta de participação do fiel na Igreja. Todavia, a maioria das paróquias não possui esta prática implementada.

A Igreja católica não cobra mais "dízimos"
O Papa Bento XVI extinguiu o termo "dízimos" do quinto Mandamento da Igreja, conforme Compêndio do Catecismo da Igreja Católica por ele promulgado em 28/06/2005 e republicado pela CNBB. Portanto, as paróquias que ainda o mantém, encontram-se em desacordo com a nova determinação romana. O Quinto Mandamento agora é assim: "Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades".

Dízimos e Dízimo
Até bem pouco tempo, o quinto Mandamento da Igreja Católica era: "Pagar dízimos conforme o costume". Aqueles "dízimos" sem o artigo definido ("o" dízimo) nunca representaram a décima parte; por convenção reforçada predicalmente "conforme o costume", compreendia-se na realidade toda a arrecadação da paróquia como sempre o foi, ou seja, direitos de estola ou direitos de pé-de-altar ou ainda, dízimos diretos, benesses. Talvez pela baralhada infundida por muitos membros de pastorais, especialmente no Brasil, é que o Papa Bento XVI tenha acabado com a confusão.

2007-02-16 00:12:24 · answer #1 · answered by Vivicris 2 · 2 0

PRA QUE SERVIA , LEIA LEVÍTICO 27 : 30 a 34 + DEUTERÔNOMIO 14 : 22 a 29 .

PRA QUE SERVE HOJE ; OS PASTORES VÃO ESTACIONAR E MALAQUIAS CAP .3 : 8 em diante
Não querem nem saber de repartir com orfãos e viúvas e estangeiros , conforme o original . . .

2007-02-16 08:36:36 · answer #2 · answered by Índião 6 · 2 0

Deus não quer seu dinheiro. ele quer seu coração. e que você ame, ajude e trate com decência seu próximo. O resto é manipulação.

2007-02-16 08:21:52 · answer #3 · answered by oobservador 3 · 2 0

Graças a Malaquias 3:10 existe tanta gente por aí pregando o evangelho! Caso contrário os pastores estariam fazendo outras coisas na vida! Tenho certeza absoluta!

2007-02-16 09:14:12 · answer #4 · answered by SATELLITE 7 · 1 0

Dizem que trata-se de uma "contribuição" espontânea, para ajudar nas despesas dos templos. Só que, apesar de espontânea, os líderes das igrejas sempre fazem questão de ressaltar que o não pagamento do dízimo terá como resultado a ira de Deus lançada sobre você e os seus. Enquanto isso, os mesmos desfilam em carrões importados. Isso só vai terminar, quando os fiéis, deixarem de lado esta mentalidade medíocre que os induz a crer que pastores e líderes de igrejas são intocáveis e mais íntimos de Deus do que os demais pobres mortais.

2007-02-16 08:25:05 · answer #5 · answered by Paco2006 3 · 1 0

O MAIS IMPORTANTE NÃO É ISSO! AINDA QUE SE CUMPRA TODA A LEI E OS PROFETAS.

2007-02-19 19:04:31 · answer #6 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Tudo que dizem as religiões sobre o dízimo é falso.
Não existe religião verdadeira que se manifeste nesse mundo de 3 dimensões.
Se as pessoas conhecessem e sem preguiça os ensinamentos, deixariam de ser ludibriados.
A religião verdadeira só começa a se estabelecer à partir da 4º dimensão em diante.
No mundo físico temos um laboratório(corpo físico) que recebemos do universo e que possui toda a estrutura precisa para nosso relligare.
Então é óbvio que o dízimo é algo interno.
Não pague nada no mundo físico, isso seria um equívoco e o chamado amor inconsciente.

2007-02-17 06:13:13 · answer #7 · answered by Satori 6 · 0 0

Na verdade, o dízimo é um tributo. Era cobrado pelos líderes religiosos, que se confundiam com os chefes de estado.

2007-02-16 12:52:25 · answer #8 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

O dízimo significa a décima parte, se você ler em "Malaquias cap.3" verá o que Deus está dizendo.
"8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos."


O que isto significa? Como você recebe o seu slaário, é através de dinheiro ou comida? Creio que é em $, então você deve separar a décima parte para ser entregue na casa de Deus "igreja", este dinheiro é para que haja mantimentos "alimentação dos profetas, roupas, pagamento de impostos, afinal a igreja não é isenta.
O dízimo existe desde quando Deus criou o mundo, no Jardim do Éden, a árvore em que Adão e Eva não podiam tocar era a árvore de Deus, ou seja, o Dízimo. Por isso que eles foram punidos, porque desobedeceram à Deus, e não que a árvore era má, e sim a desobediência causou a punição.
Quando você ama alguém você presenteia com o pior? Tenho certeza que não, o mesmo é com? Deus, dê sempre o seu melhor para Ele em tudo que for fazer, não só no Dízimo e sim no cumprimento de todos os mandamentos. Por isso Deus amou e ama as pessoas de tal maneira que deu o Seu Filho para salvar a humanidade.
Claro que devemos entregar o dízimo numa igreja séria, que realmente utiliza o $ de maneira correta, afinal é com este dinheiro que se constroi mais igrejas para ser pregado o Evangelho.

2007-02-16 08:41:19 · answer #9 · answered by Camila P 2 · 0 0

Em tese é para a manutenção da igreja. Os antigos líderes religiosos colocaram como obrigação e fixaram um porcentual para terem uma receita garantida. Como tudo que envolve dinheiro pode envolver patifaria, isso acabou virando uma fonte de renda fantástica. Um negócio maravilhoso, sem impostos, onde os riscos praticamente inexistem e, por longo tempo, nem houve concorrência. Hoje virou essa bagunça. Igrejas têm dono como qualquer negócio, citam só os trechos da Bíblia que lhe interessam, dão as interpretações que lhes convêm. Só não vamos ver uma igreja na bolsa de valores, pois aí elas terão que pagar impostos.

2007-02-16 08:23:52 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers