Os ovários são dois órgãos do tamanho de uma amêndoa, que ficam nos dois lados do útero. Eles produzem os óvulos e os hormônios femininos (estrógeno, progesterona e outros). Crescimentos chamados cistos podem se formar dentro, sobre ou fora do ovário. Os cistos são sacos preenchidos pôr material fluido ou semi-sólido. É comum encontrar cistos de ovário em mulheres em idade fértil. Tomar hormônios não causa cistos. Os cistos raramente são cancerosos.
Mulheres com maior chance de ter cisto de ovário:
Idade entre 20 e 35 anos
Tomam um medicamento para epilepsia chamado Valporate. (Nota: Não pare de tomar este ou qualquer outro medicamento receitado sem consultar o seu médico.)
Mulheres com endometriose, moléstia inflamatória pélvica (MIPA) ou distúrbios alimentares como a bulimia.
Sinais e sintomas
Na maioria das vezes, os cistos ovarianos são inofensivos e não causam sintomas. Quando há sintomas, estes incluem:
Sensação de preenchimento ou inchaço do abdome
Ganho de peso
Dor fina constante em um ou ambos os lados da pelve
Dor durante a relação sexual
Menstruação atrasada, irregular ou dolorosa
Aumento de pêlos no rosto
Dor abdominal pontiaguda forte, febre e/ou vômitos. Estes podem ser causados pelo sangramento, rompimento ou torção de um cisto
Existem 3 tipos básicos de cistos ovarianos:
Cisto folicular e de corpo lúteo. O cisto folicular é o cisto que se forma quando o folículo que libera o óvulo aumenta e se enche de fluido. O cisto de corpo lúteo é uma massa de tecido amarelado que se forma a partir do folículo, após a ovulação. Estes dois tipos de cistos aparecem e desaparecem a cada mês e fazem parte do funcionamento normal dos ovários, e portanto não necessitam de tratamento.
Cisto simples (cisto folicular que não se rompeu, sem a consequente liberação do óvulo). É o tipo de cisto mais comum. Sua formação está relacionada a variações do funcionamento normal do ovário. Eles se formam, pôr exemplo, quando um óvulo, durante a ovulação, não consegue se desprender do ovário como deveria. Podem durar de 4 a 6 semanas. Raramente secretam hormônios.
Cistos anormais, ou cistos neoplásicos. Estes cistos são decorrentes do crescimento de células e são benignos na maioria das vezes. Em casos raros, podem ser cancerosos. Os cistos anormais requerem tratamento médico. Exemplos incluem:
Cisto dermóide: cisto formado pôr vários tipos de tecidos, como células de gordura, cabelos, dentes, pedaços de osso e cartilagem.
Ovários policísticos: são causados pela formação de múltiplos pequenos cistos que provocam um desbalanceamento hormonal, podendo causar irregularidade menstrual, crescimento de pêlos no corpo e infertilidade.
Detecção
Você pode descobrir que tem um cisto de ovário através de:
Exame ginecológico. O seu médico pode apalpar os ovários e descobrir a presença de anormalidades.
Ultra-sonografia. As ondas sonoras formam imagens dos órgãos internos, permitindo a sua visualização através de um instrumento que é colocado sobre o abdome ou introduzido na vagina
Laparoscopia. Um pequeno procedimento cirúrgico que permite ao médico ver as estruturas dentro do seu abdome.
Tratamento
O tratamento do cisto ovariano depende de:
Tamanho e tipo do(s) cisto(s)
Sua idade e se você está em idade fértil ou se você já entrou na menopausa
Vontade de ter filhos
Estado geral de saúde
Gravidade dos sintomas
Alguns cistos desaparecem após 1 ou 2 meses sem qualquer tratamento. Em outros casos, pode-se tentar tratamento com hormônios para suprimir o cisto. Se o cisto não responder ao tratamento, pode ser necessária a realização de cirurgia para removê-lo. Se o cisto for descoberto precocemente, pode ser removido sem retirar o ovário. Algumas vezes o ovário precisa ser removido e a cirurgia podem incluir a remoção das trompas de Falópio e também do útero.
2007-02-15 23:38:41
·
answer #1
·
answered by Perfil Desativado 7
·
0⤊
0⤋
Olá!
Dê uma olhada nesse site que coloquei ai embaixo.
Está tudo bem explicadinho nele.
Abraços e boa sorte!
2007-02-16 22:40:07
·
answer #2
·
answered by LU@ 3
·
0⤊
0⤋
Existem dois tipos de cistos. Os foliculares (q são normais) e outro tipo q cresce além da conte e prejuduca o organismo da mulher. Se oriente melhor com seu ginecologista.
2007-02-16 09:51:55
·
answer #3
·
answered by Paula C. de A. 3
·
0⤊
0⤋
São pequenas placas de pus que se fixam nas paredes do ovario, devem ser queimadas ou tratadas, mas o melhor é extirpar, é indolor e rápido.
2007-02-16 07:47:35
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
oi...
aki tens um site k te fala sobre o cisto no ovario tem imagem para explicar melhor;
bjs e boa sorte
2007-02-16 07:43:26
·
answer #5
·
answered by hello kitty 2
·
0⤊
0⤋