English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

ai vc me diz....

pq qm faz sofrer é o diabo...




mas se deus é maior e superior ao diabo pq ele não o detem o o destroi?

pq o mal existe?

2007-02-15 13:39:26 · 30 respostas · perguntado por Eros 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

30 respostas

Esse velho maldito é mó comédia!
Não existe deus?
Não existe diabo?
Ai ai...

2007-02-15 18:55:40 · answer #1 · answered by   6 · 0 1

Medite abaixo e chegue a sua conclusão.

Provérbios 4, 1 a 10 / A SEGURANÇA NA SABEDORIA

1 OUVI, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.
2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
3 Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
4 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
5 Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
6 Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
7 A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.

2007-02-15 22:12:32 · answer #2 · answered by Xandin 2 · 1 0

Foi Deus quem causou o sofrimento no mundo?

Que questão surgiu no jardim do Éden?

Como Deus vai desfazer os efeitos do sofrimento humano?

DEPOIS de uma batalha terrível num país afligido pela guerra, os milhares de civis mortos — mulheres e crianças — foram enterrados numa vala comum, cercada de cruzes. Em cada cruz havia a inscrição: “Por quê?” Às vezes, essa é a pergunta mais dolorosa. As pessoas fazem essa pergunta com tristeza quando a guerra, um desastre natural, uma doença ou o crime tiram a vida de seus entes queridos inocentes, destroem sua casa ou de outras maneiras lhes causam sofrimento indescritível. Elas querem saber por que sofrem tais tragédias.

2 Por que Deus permite o sofrimento? Se Jeová é todo-poderoso, amoroso, sábio e justo, por que o mundo está tão cheio de ódio e injustiça? Você já se perguntou sobre isso?

3 É errado perguntar por que Deus permite o sofrimento? Alguns temem que fazer essa pergunta signifique falta de fé ou de respeito para com Deus. Ao ler a Bíblia, porém, você verá que pessoas fiéis e tementes a Deus também faziam perguntas assim. Por exemplo, o profeta Habacuque perguntou a Jeová: “Por que me fazes ver o que é prejudicial e continuas a olhar para a mera desgraça? E por que há assolação e violência diante de mim, e por que vem a haver altercação, e por que se sustenta contenda?” — Habacuque 1:3.

4 Será que Jeová repreendeu o fiel profeta Habacuque por ter feito tais perguntas? Não. Em vez disso, ele incluiu as palavras sinceras de Habacuque no inspirado registro bíblico. Deus também o ajudou a entender melhor os assuntos e a aumentar sua fé. Jeová deseja fazer o mesmo por você. Lembre-se, a Bíblia ensina que ele ‘tem cuidado de nós’. (1 Pedro 5:7) Muito mais do que qualquer ser humano, Deus odeia a perversidade e o sofrimento. (Isaías 55:8, 9) Por que, então, há tanto sofrimento no mundo?

POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO?

5 Pessoas de várias religiões recorrem a seus líderes e instrutores religiosos para saber por que existe tanto sofrimento. A resposta, em geral, é que o sofrimento é da vontade de Deus e que ele há muito tempo determinou tudo o que iria acontecer, incluindo as tragédias. Muitos são informados de que os caminhos de Deus são misteriosos, ou que ele causa a morte de pessoas — até mesmo de crianças — para tê-las junto de si no céu. Mas, como já vimos, Jeová jamais causa o mal. A Bíblia diz: “Longe está do verdadeiro Deus agir ele iniquamente, e do Todo-poderoso agir injustamente!” — Jó 34:10.

6 Você sabe por que as pessoas cometem o erro de culpar a Deus por todo o sofrimento no mundo? Em muitos casos, elas culpam o Deus Todo-Poderoso porque pensam que ele seja o verdadeiro governante deste mundo. Elas não conhecem uma verdade bíblica simples, porém muito importante. Essa verdade foi considerada no Capítulo 3 deste livro. O verdadeiro governante deste mundo é Satanás, o Diabo.

7 A Bíblia diz claramente: “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo.” (1 João 5:19) Pensando bem, não faz sentido isso? Este mundo reflete a personalidade da criatura espiritual invisível que está “desencaminhando toda a terra habitada”. (Revelação [Apocalipse] 12:9) Satanás é odioso, enganador e cruel. Portanto, o mundo, sob sua influência, está cheio de ódio, engano e crueldade. Essa é uma das razões de existir tanto sofrimento.

8 Uma segunda razão de existir tanto sofrimento é que, conforme vimos no Capítulo 3, a humanidade é imperfeita e pecadora desde a rebelião no jardim do Éden. Os humanos pecaminosos tendem a lutar por domínio, e isso resulta em guerras, opressão e sofrimento. (Eclesiastes 4:1; 8:9) Uma terceira razão do sofrimento é que “o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos”. (Eclesiastes 9:11) Num mundo sem Jeová como Governante protetor, as pessoas talvez sofram por estarem por acaso no lugar errado, na hora errada.

9 É consolador saber que Deus não causa o sofrimento. Ele não é responsável pelas guerras, pelos crimes, pela opressão, nem mesmo pelos desastres naturais que fazem as pessoas sofrer. Ainda assim, precisamos saber: Por que Jeová permite todo esse sofrimento? Se ele é o Todo-Poderoso, ele tem o poder para impedi-lo. Por que, então, se refreia de agir? O amoroso Deus que conhecemos deve ter um bom motivo para isso. — 1 João 4:8.

SURGE UMA QUESTÃO VITAL

10 Para descobrirmos por que Deus permite o sofrimento, temos de voltar ao tempo em que o sofrimento teve início. Quando Satanás levou Adão e Eva a desobedecer a Jeová, surgiu uma questão importante. Satanás não questionou o poder de Jeová. Até mesmo ele sabe que o poder de Jeová é sem limite. Em vez disso, Satanás questionou o direito de governar de Deus. Por dizer que Deus é um mentiroso que nega o bem a seus súditos, Satanás acusou Jeová de ser um mau governante. (Gênesis 3:2-5) Ele deu a entender que a humanidade se sairia melhor sem o governo de Deus. Isso foi um ataque à soberania de Jeová, ao seu direito de governar.

11 Adão e Eva se rebelaram contra Jeová. Na realidade, é como se tivessem dito: “Não precisamos de Jeová como Governante. Podemos decidir por nós mesmos o que é certo e o que é errado.” Como Jeová poderia resolver essa questão? Como poderia ensinar todas as criaturas inteligentes que os rebeldes estavam errados e que Sua maneira de agir é realmente a melhor? Alguns talvez digam que Deus poderia simplesmente ter destruído os rebeldes e começado tudo de novo. Mas Jeová havia declarado seu propósito de povoar a Terra com os descendentes de Adão e Eva, e queria que eles vivessem num paraíso terrestre. (Gênesis 1:28) Jeová sempre cumpre seus propósitos. (Isaías 55:10, 11) Além disso, livrar-se dos rebeldes no Éden não teria solucionado a questão levantada quanto ao direito de Jeová governar.

12 Vejamos uma ilustração. Imagine um professor explicando aos alunos como resolver um problema difícil. Certo aluno esperto, porém rebelde, afirma que a explicação do professor está errada. Insinuando que o professor não é capacitado, esse aluno rebelde afirma que conhece um modo muito melhor de resolver o problema. Alguns na classe acham que ele tem razão, e também se rebelam. O que o professor deve fazer? Se expulsar imediatamente da sala os rebeldes, como isso afetará os outros alunos? Não acharão que o colega rebelde e os que o apóiam estão certos? Todos os outros alunos na classe talvez percam o respeito pelo professor, achando que ele teme que seu erro seja exposto. Em vez disso, porém, o professor decide deixar que ele, o rebelde, mostre à classe como resolver o problema.

13 Jeová fez algo similar ao que fez o professor. Lembre-se de que os rebeldes no Éden não eram os únicos envolvidos. Milhões de anjos observavam o que acontecia. (Jó 38:7; Daniel 7:10) O modo como Jeová lidaria com a rebelião afetaria muito a todos aqueles anjos e, por fim, a toda a criação inteligente. Assim, o que Jeová fez? Ele permitiu que Satanás mostrasse como governaria a humanidade. Permitiu também que os humanos governassem a si mesmos sob a direção de Satanás.

14 O professor da ilustração acima sabia que o aluno rebelde e os que tomaram seu lado estavam errados. Mas ele sabia também que dar a eles a oportunidade de tentar provar sua alegação beneficiaria a classe inteira. Quando os rebeldes fracassassem, todos os alunos sinceros veriam que o professor era o único qualificado para ensinar a classe. Eles entenderiam quando o professor, depois disso, expulsasse da classe todos os rebeldes. Do mesmo modo, Jeová sabe que todos os humanos e os anjos sinceros se beneficiarão de constatar que Satanás e os outros rebeldes falharam, e que os humanos não conseguem governar a si mesmos com êxito. Como Jeremias, na antiguidade, eles aprenderão esta verdade vital: “Bem sei, ó Jeová, que não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” — Jeremias 10:23.

POR QUE TANTO TEMPO?

15 Mas por que Jeová permite que o sofrimento continue por tanto tempo? E por que ele não impede que aconteçam coisas ruins? Bem, considere duas coisas que o professor na ilustração não faria. Primeiro, ele não impediria que o aluno rebelde apresentasse seus argumentos. Segundo, o professor não ajudaria o rebelde a provar sua alegação. De modo similar, considere duas coisas que Jeová decidiu não fazer. Primeiro, ele não impediu que Satanás e seus apoiadores tentassem provar que estão certos. Foi necessário, portanto, conceder tempo para isso. Nos milhares de anos de História, a humanidade tem tido a oportunidade de governar a si mesma, por meio de todo tipo de governo humano. A humanidade fez progresso na ciência e em outros campos, mas o quadro de injustiças, pobreza, crime e guerra piora cada vez mais. Já é evidente que o governo humano é um fracasso.

16 Segundo, Jeová não tem ajudado Satanás a governar este mundo. Se Deus impedisse os crimes horríveis, por exemplo, não estaria ele, na realidade, apoiando a causa dos rebeldes? Será que não estaria levando as pessoas a pensar que os humanos podem governar a si mesmos sem resultados desastrosos? Se Jeová agisse assim, seria cúmplice duma mentira. No entanto, “é impossível que Deus minta”. — Hebreus 6:18.

17 Mas que dizer de todos os danos causados durante a longa rebelião contra Deus? Faremos bem em nos lembrar de que Jeová é todo-poderoso. Assim, ele pode, e vai, desfazer os efeitos do sofrimento da humanidade. Como já vimos, a ruína causada ao nosso planeta será desfeita quando a Terra for transformada num paraíso. Os efeitos do pecado serão removidos por meio da fé no sacrifício de resgate de Jesus, e os efeitos da morte serão anulados por meio da ressurreição. De modo que Deus usará Jesus “para desfazer as obras do Diabo”. (1 João 3:8) Jeová fará tudo isso exatamente no tempo certo. Podemos nos alegrar de que ele não tenha agido antes, pois a sua paciência nos tem dado a oportunidade de aprender a verdade e servi-lo. (2 Pedro 3:9, 10) Enquanto isso, Deus tem procurado ativamente os adoradores sinceros, ajudando-os a suportar qualquer sofrimento que lhes sobrevenha neste mundo turbulento. — João 4:23; 1 Coríntios 10:13.

18 Alguns talvez se perguntem: Será que todo esse sofrimento não poderia ter sido evitado se Deus tivesse criado Adão e Eva de tal modo que fosse impossível se rebelarem? Para responder a essa pergunta, temos de nos lembrar de uma dádiva preciosa que Jeová nos deu.

COMO VOCÊ USARÁ A DÁDIVA DE DEUS?

19 Como vimos no Capítulo 5, os humanos foram criados com livre-arbítrio, ou liberdade de escolha. Você se dá conta de como é preciosa essa dádiva? Deus criou inúmeros animais, que são guiados em grande parte pelo instinto. (Provérbios 30:24) O homem constrói robôs que podem ser programados para atender a qualquer comando. Seríamos felizes se Deus nos tivesse criado desse jeito? Não, estamos contentes de poder escolher que tipo de pessoa queremos ser, que proceder na vida seguir, que amizades cultivar, e assim por diante. Gostamos muito de ter certa medida de liberdade, e é isso o que Deus quer que tenhamos.

20 Jeová não está interessado em serviço realizado por obrigação. (2 Coríntios 9:7) Para ilustrar: o que agradaria mais a um pai ou a uma mãe — que o filho dissesse “eu amo você” porque alguém o mandou dizer isso, ou que dissesse isso espontaneamente, de coração? Assim, a pergunta é: Como você usará a liberdade de escolha que Jeová lhe deu? Satanás, Adão e Eva fizeram o pior uso possível da liberdade de escolha. Eles rejeitaram a Jeová. O que você fará?

21 Você tem a oportunidade de usar da melhor maneira possível a dádiva maravilhosa da liberdade de escolha. Poderá juntar-se aos milhões de pessoas que tomaram o lado de Jeová. Elas alegram a Deus porque participam ativamente em provar que Satanás é mentiroso e um lamentável fracasso como governante. (Provérbios 27:11) Você também poderá fazer isso escolhendo o proceder certo na vida.

2007-02-15 21:55:59 · answer #3 · answered by Mario Vinicius M 1 · 1 0

Existem muitas coisas que estão além da espiritualidade e que somos nós que devemos correr atrás para conseguir, tanto evitar sofrimentos, como realizar os planos, ser feliz e não ficar sentado esperando Deus, o Diabo, os Orixás, etc nos dá tudo nas mãos, importante é não perder a fé, continuar seguindo seu caminho na espiritualidade atrás da felicidade.

2007-02-15 21:49:27 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

ele só quer o seu bem cara e vc ? afinal ele te deu o livre arbitrio será que não são as suas escolhas que estão te fazendo sofrer... repense e por favor não culpe Deus meu amigo a escolha foi sua !!! valeu Eros...

2007-02-15 21:48:47 · answer #5 · answered by Kallel 3 · 1 0

Não fala o que você não entende, beleza !
Essa frase é típica de pessoas religiosas tão bitoladas que se quer questionam as "verdades" que o pastor fala !
Ocorre que tudo que é bom, os religiosos dizem que é obra de Deus, porém tudo que é mal é culpa do homem, do pecado, do diabo, etc.
Mas como dizem, quem acredita pela fé, não se convence pela razão.....
Coitados !

2007-02-15 21:48:35 · answer #6 · answered by Andrade 3 · 1 0

Mas nao e Deus que faz a gente sofrer nao, sao os nossos atos impensados que nos faz sofrer Deus ja sofreu por nos e nao quer ver nos sofrendo mas temos livre arbitrio da nossa vida entao se sofremos e por nossa conta.

2007-02-15 21:47:03 · answer #7 · answered by lua 5 · 1 0

Meu caro, basta acreditar em reencarnação, e na lei do retorno.,ação e reação... a mesma da 3º lei de Newton.

2007-02-15 21:45:10 · answer #8 · answered by Raphael M 6 · 2 1

Eros, não é do agrado de Deus o sofrimento humano. Observe as causas do sofrimento humano. Orgulho, vaidade, auto-suficiência, e outros adjetivos neste sentido. O sofrimento da humanidade nada mais é do que consequencia destes sentimentos. Pois bem, como disse, Deus não se agrada do sofrimento humano, mas antes de mais nada ele é coerente com sua obra. ele não vai quebrar as rigorosas leis que regem o universo somente para satisfazer este ou aquele. Imagine as leis da natureza ser quebrada para 6 bilhões de pessoas, percebe o caos instalado. Ainda mesmo, o caso do pequeno João Hélio, nenhuma lei poderia ser quebrada para salvá-lo. Mas acredite, ele sofreu mais do que os pais terrenos com este sacrificio desnecessário. Perceba outra coisa, escuridão é ausência de luz; sensação de frio é ausência de calor, consequentemente, sofrimento e coisas correlatas é ausência de Desu na vida das pessoas. Reflita no que foi dito.

2007-02-18 10:53:22 · answer #9 · answered by mansosayao 2 · 0 0

Infelizmente seria necessário que todos lessem a Bíblia, estudassem outras religiões, história da humanidade, etc, mas quase ninguém lê nada, o pessoal não lê nem gibi. Ninguém gosta de estudar ou de ler,
e realmente a maioria superesmagadora 99,999999% não lê nada nem aqui nem na Suíça nem nos Estados Unidos. Por isso essa questão vai ficar para sempre mesmo sem uma resposta que realmente satisfaça seja lá quem for porque nem debate sério vai haver jamais.

2007-02-17 08:51:43 · answer #10 · answered by vulkannn 3 · 0 0

OS SOFRIMENTOS NÃO VÊM DE DEUS

3 A Bíblia nos garante que o sofrimento que vemos ao nosso redor não é causado por Jeová Deus. Por exemplo, o discípulo cristão Tiago escreveu: “Quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” (Tiago 1:13) Assim sendo, Deus não poderia ter causado os numerosos sofrimentos que afligem a humanidade. Ele não traz provações sobre as pessoas a fim de prepará-las para a vida no céu, tampouco faz com que as pessoas sofram por atos maus que supostamente cometeram numa vida anterior. — Romanos 6:7.

4 Além disso, embora se tenham feito muitas coisas terríveis em nome de Deus ou de Cristo, nada consta na Bíblia que sugira que Deus ou Cristo tivessem aprovado tais ações. Deus e Cristo nada têm a ver com os que afirmam servi-los mas que fraudam e trapaceiam, matam e saqueiam, e fazem muitas outras coisas que causam sofrimento humano. De fato, “o caminho do iníquo é algo detestável para Jeová”. Deus “está longe dos iníquos”. — Provérbios 15:9, 29.

5 A Bíblia descreve Jeová como ‘mui terno em afeição e misericordioso’. (Tiago 5:11) Ela proclama que “Jeová ama a justiça”. (Salmo 37:28; Isaías 61:8) Ele não é vingativo. Ele zela pelas suas criaturas de maneira compassiva e dá a todas elas o que é melhor para o seu bem-estar. (Atos 14:16, 17) Jeová vem fazendo isso desde o início da vida na Terra.




Por que permite Deus o sofrimento?

A quem cabe realmente a culpa?

A culpa de grande parte do sofrimento cabe aos humanos. Eles travam as guerras, cometem crimes, poluem o meio ambiente, amiúde empreendem negócios motivados pela ganância, ao invés de se preocuparem com o próximo, e, às vezes, entregam-se a hábitos que sabem que podem ser prejudiciais à sua saúde. Ao fazerem tais coisas, prejudicam a outros e a si mesmos. Seria de esperar que os humanos fossem imunes às conseqüências de seus atos? (Gál. 6:7; Pro. 1:30-33) É razoável culpar a Deus por essas coisas que os próprios humanos fazem?

Satanás e seus demônios também têm parte na culpa. A Bíblia revela que muito do sofrimento se deve à influência dos espíritos maus. O sofrimento pelo qual muitas pessoas culpam a Deus não vem de forma alguma dele. — Rev. 12:12; Atos 10:38; veja também as páginas 355, 356, sob o tópico “Satanás, o Diabo”.

Como é que começou o sofrimento? Um exame das causas focaliza a atenção nos nossos primeiros pais humanos, Adão e Eva. Jeová Deus os criou perfeitos e os colocou num ambiente paradísico. Se tivessem obedecido a Deus, nunca teriam ficado doentes nem morrido. Poderiam gozar da vida humana perfeita para sempre. O sofrimento não fazia parte do propósito de Jeová para a humanidade. Mas Jeová disse claramente a Adão que o contínuo usufruto daquilo que Ele lhes havia dado dependia da obediência. Obviamente, tinham de respirar, comer, beber e dormir para continuarem a viver. E tinham de guardar os requisitos morais de Deus para gozarem da vida plenamente e serem favorecidos com tal vida para sempre. Mas, escolheram seguir seu próprio caminho, fixar suas próprias normas sobre o que é bom e o que é mau, e assim se desviaram de Deus, o Dador da Vida. (Gên. 2:16, 17; 3:1-6) O pecado conduziu à morte. Foi quais pecadores que Adão e Eva produziram filhos, e não puderam transmitir a seus filhos aquilo que não mais possuíam. Todos nasceram no pecado, com inclinações para o mal, com fraquezas que podiam acarretar-lhes doenças, com uma herança de pecado que com o tempo resultaria em morte. Visto que todos na terra hoje nasceram no pecado, todos nós sofremos de vários modos. — Gên. 8:21; Rom. 5:12.

Eclesiastes 9:11 diz que “o tempo e o imprevisto” também pesam naquilo que nos sobrevém. Podemos sofrer dano, não porque o Diabo o cause diretamente, ou porque algum humano o faça, mas por nos encontrarmos por acaso em determinado lugar no momento errado

2007-02-16 12:28:17 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers