Não sei de qual fonte você obteve tal informação, se puder nos informar, agradeço. O que sei sobre a economia do Vaticano é que se baseia na captação de donativos das comunidades eclesiais (igrejas) pertencentes à Igreja Católica, Apostólica e Romana no mundo inteiro. Essa arrecadação supre fundos para as despesas do Vaticano com a evangelização e os programas sociais que desenvolve, igualmente no mundo inteiro. O país mantém um canal de donativos conhecido como "Óbolo de São Pedro", no qual o doador remete os fundos diretamente ao Vaticano. Outra forma de captação de recursos é com o turismo no complexo dos "Museus Vaticanos". Não há outro lugar no mundo com tanto valor artístico e intelectual concentrado como no Arquivo Secreto do Vaticano, na Biblioteca Apostólica Vaticana, e nos acervos de arte (pintura, escultura e arte sacra) das igrejas romanas.
2007-02-15 12:20:31
·
answer #1
·
answered by Marko 6
·
1⤊
0⤋
Indo direto ao assunto, o PIB/ per capita talvez seja o maior do mundo, já que sua 'população' é ínfima. Em contra-partida, sua receita é imensa e infinda. Como bem já disseram, só das receitas de turismo e visitas, são US$ milhões por ano. Afinal, seu acervo de obras de arte e documentos históricos é incalculável. Trata-se de verdadeiro museu 'vivo'. Se um dia puder visitá-lo, terá emoções indescritíveis, vale a pena. Alongando um pouco, o Vaticano só se constituiu em Estado-País no século passado, quando se separou juridicamente de Roma, uma cidade sempre problemática desde a antigüidade. Outra fonte antiga de renda são os 'óbolos', doações voluntárias feitas por católicos através dos séculos. Além disso, como já foi dito, o Vaticano possui ações de muitas empresas mundo a fora, incluindo a G. Motors, a Dassault ( helic´pteros), a Agusta ( motos e helicópteros) , gravadoras, editoras, e outras. É bom que se diga que a contabilidade administrativa, tal como a conhecemos hoje, a lei das 'partidas dobradas', surgiu há séculos, idealizada por cléricos da igreja. Quanto à cobrança dos 'dízimos', iniciou-se com a Igreja Cat´lica em épocas remotas, mas foi adotada depois por Lutero e é prática comum entre os protestantes em geral. Nada a ver com os 'dizimistas' da Renascer e outras arapucas em forma de 'igrejas' do Brasil de hoje. Estas 'igrejas', aliás, ao contrário das verdadeiras, não possuem nem endereço fixo. E enriquecem rápido... Ao contrário do Vaticano, que tem séculos de riqueza acumulada.
2007-02-15 12:13:47
·
answer #2
·
answered by pedro c 3
·
1⤊
0⤋
Vc sabe qual o PIB do Vaticano?
Eu não, gozado né?
Pq vc não diz qto é?
Ai a gente cai matando ou então a gente fica sabendo q isto é uma lorota de quem não tem assunto.
2007-02-15 11:27:10
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Tá com inveja? O Edir não tem do que se invejar!
2007-02-15 11:25:55
·
answer #4
·
answered by SATELLITE 7
·
1⤊
0⤋
Do bolso dos idiotas.
Em tempo:
Quem quiser pesquisar algo sobre o vaticano, eis o site:
http://www.vatican.va/phome_po.htm
2007-02-15 11:42:47
·
answer #5
·
answered by Argo 4
·
0⤊
0⤋
Só a arrecadção com ingressos do museu do vaticano e da capela sistina são uma fortuna!
O turismo é a quarta fonte de renda em alguns países e até a segunda em muitos! No Vaticano é a primeira!
Eu pagaria bastante para ver as obras de arte que lá se encontram!
A igreja também tem muitas propriedades no mundo e participação em empresas e é proprietaria de meios de comunicação!
2007-02-15 11:32:50
·
answer #6
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
Não meu amigo , não ha dizimos nas igrejas catolicas só nas protestantes .
Veja bem , o dinheiro Da igreja catolica ´pertence a humanidade , não é propiedade de ninguem( não esta na conta de nenhum pastor nem padre )Este dinheiro que é fruto de quase 2000 anos de "doações voluntarias " é administrado pelos secretarioa do Nosso Papa que o investe em ações , em remedios , em alimentos inclusive para desabrigados , ( general motors é uma empresa que tem participação acionaria do Vaticano por exemplo .
2007-02-15 11:32:00
·
answer #7
·
answered by jose b 7
·
0⤊
0⤋
O PROBLEMA É QUE LÁ O GOVERNO É CENTRALIZADO, LOGO OS NÚMEROS SÃO DECLARADOS NUM MESMO COFRE. FICA VISIVEL. O MAIOR PROBLEMA SÃO OS GOVERNOS DESCENTRALIZADOS, QUE COMPROMETEM O ERÁRIO, A EXEMPLO DO BRASILEIRO, A EXEMPLO DE ALGUMAS DENOMINAÇÕES SEPARADAS, QUE SE JUNTAS IRÃO ASSUNTAR-NOS MAIS COM NÚMEROS QUE COM ORAÇÕES.
2007-02-19 10:53:22
·
answer #8
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
1⤋
Do bolso dos dizimistas.
2007-02-15 11:25:49
·
answer #9
·
answered by siri 4
·
0⤊
1⤋