English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

"Os acidentes de trânsito são hoje, uma das maiores causas de mortes e invalidez entre jovens na faixa etária de 18 a 25 anos constituindo-se assim, num dos grandes problemas da vida contemporânea que mata 25 mil pessoas por ano no Brasil.

No rastro das perdas humanas, o acidente de trânsito ainda provoca ferimentos de gravidade variada, traumas psicológicos, danos materiais e prejuízos ao sistema produtivo de qualquer nação, considerando a média de idade dos óbitos ser de 33 anos.

A relação entre o jovem e o trânsito é um fato amplamente discutido. A legislação é categórica quando se refere a idade de 18 anos para a obtenção da carteira nacional de habilitação principalmente quando os dados estatísticos revelam que eles são os maiores causadores de acidentes, tendo sempre como fatores, a imprudência e a imperícia, salientando o fato de estarem dirigindo sob o efeito de álcool ou de outras drogas.

É fundamental que os jovens percebam a importância do respeito as leis e reflitam sobre o fato de que proibição não significa o mesmo que punição e que, o fato de ser proibido dirigir antes dos 18 anos, não pode ser visto como castigo pois a punição virá em conseqüência do desrespeito a proibição.

O comportamento dos jovens é caracterizado pelo desejo de testar os próprios limites, ousadia, desejo de quebrar barreiras e inovar. Fatores que são tão positivos para outros setores da vida, mas no trânsito, transformam estes jovens em personagens principais da cruel realidade dos acidentes com veículos automotores. Portanto, é necessária a conscientização de que o dirigir é um ato de responsabilidade e não um simples prazer e para os jovens que se encontram numa fase típica de extrema resistência à convenções é necessário lhes proporcionar os meios para a descoberta do seu papel social, sem a postura rígida e autoritária por parte da família ou dos professores.

Os jovens, apesar de demonstrarem atitudes independentes, ainda estão sob a autoridade dos pais ou responsáveis. Ainda estão em uma fase de transição, passando da afeição centrada na família, para um sistema de apego centrado no grupo de iguais ou em numa pessoa de outro sexo, estruturando ainda sua identidade.

Aos poucos se torna consciente de que é um indivíduo, separado de todos os outros, que é uma unidade que terá que achar seu caminho sozinho, provar a si mesmo que é capaz de fazer o que o adulto faz. Nesta adaptação, o comportamento dos pais é ponto de extrema importância, respeitando o seu padrão de crescimento, envolvendo-os num ambiente sadio de padrões de comportamentos adequados, mostrando-lhes o caminho da verdade com exemplos positivos da sua própria conduta.

O programa educativo começa na própria família, com orientações sobre as regras elementares de segurança, como diminuir os riscos de acidentes escolhendo percursos mais seguros, a necessidade do respeito as leis de trânsito como forma de exercício de cidadania. É por meio do exemplo, de um lar equilibrado e acolhedor que se consegue uma boa formação do caráter do adolescente para que ele se torne um adulto responsável.

Sabe-se que educar para o trânsito é, antes de tudo, educar para a vida. "

2007-02-15 08:33:49 · answer #1 · answered by ilusaum 5 · 0 0

por que é proibido

2007-02-19 07:10:19 · answer #2 · answered by marcantoni t 1 · 0 0

Por que as leis brasileira não delegam poderes para menores de 18 anos responderem por seus atos, é por isso q esses safados, roubam, matam e estrupam e ficam impunes, só porque são menores de 18.

2007-02-18 15:33:22 · answer #3 · answered by Carlos S 1 · 0 0

PORQUE OS JOVENS DE 16 ANOS ESTAO SE MOSTRANDO CADA VEZ MAIS DELINQUENTES E COM ISSO NAO O FAZEM POR MERECER,,..
MOTUL NOVA GARELI ESSA SIM

2007-02-18 14:36:16 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Esse negócio de lei é tudo balela. A lei é assim porque as montadoras de automóveis querem assim.

Vou explicar: por causa do interesse financeiro. Fisiologicamente, o corpo humano, com 18 anos, praticamente atinge o tamanho quer terá para o resto da sua vida adulta, ou seja, pára de crescer.

Com 16 anos, a variação de tamanho entre as pessoas é muito maior, o que obrigaria as montadoras a investirem muito mais no quesito adaptabilidade do carro, ou seja, a quantidade e possibilidades de ajustes, como alcance e regulagem dos bancos, volante, cinto de segurança, etc.

Em particular, a regulagem de altura do banco seria o maior problema. Vocês podem observar que pouquíssimos carros tem esse tipo de regulagem, apenas os mais caros e normalmente os importados.

Eu acompanhei um estudo de adaptabilidade de automóveis da General Motors, e realmente a constatação deles foi que instalar esse tipo de regulagem em carros populares geraria um custo adicional que se repassado ao consumidor, moveria os carros populares de acessíveis à categoria classe média para classe média-alta.

Ou seja, os carros populares deixariam de ser carros populares. Sem a adaptabilidade necessária, os adolescentes causadores de acidentes poderiam culpar as montadoras, acusando-as de fabricar produtos inadequados e esse tipo de consumidor e sem a adaptabilidade necessária à uma direção com segurança.

Tem outro caso de estudo interessante, na Romênia aconteceu a mesma coisa, o governo decidiu reduzir a maioridade penal para 16 anos, e as montadoras não se adaptaram. Logo no primeiro ano, após perderem vários processos em casos de acidentes envolvendo adolescentes, principalmente de 16 anos, eles resolveram se adaptar. Mas lá, ao contrário da zona que é no Brasil, as montadoras engoliram o prejuízo, para pelo menos não prejudicar as vendas e o piorar a imagem das empresas.

Resumindo, é isso: mais lucro para as montadoras, pois se elas absorverem o novo custo, terão menos lucro, se repassarem pro consumidor final, venderão menos, ou seja, menos lucro.

No Brasil é assim, no final, o dinheiro sempre fala mais alto. Quer exemplo melhor que um péssimo presidente que, mesmo perdendo as eleições nos estados mais industrializados, conseguiu se re-eleger dando 15zão pros miseráveis dos estados mais pobres? É isso aí, a maior compra de votos da história, consentida pelo governo federal. E não interessa quantos doutorados você tem, seu voto tem o mesmo peso que o do catador de papel que não sabe nem como soletrar cidadania, muito menos o que ela significa, o que torna seu voto muito mais suscetível a esse tipo de manipulação...

2007-02-16 03:26:45 · answer #5 · answered by Legalzao 1 · 0 0

Pq aki no Brasil menor de 18 anos só pode fazer coisas cm poucas importancia, como votar. Dirgirir é uma coisa cm muita importancia, já votar é besteira assim como matar alguem...

2007-02-15 15:42:52 · answer #6 · answered by Anderson H 3 · 0 0

Você esta atrasado em, apartir dos dezeseis anos podem tirar ate a carta!!!

2007-02-15 14:56:54 · answer #7 · answered by ROSS 48 4 · 0 0

Vc não acha que eles já fazem muita "m" mesmo sem dirigir? imagine dirigindo?

2007-02-15 14:48:09 · answer #8 · answered by ? 7 · 0 0

Bem.. a questão é que pra dirigir ele tem que responde por seus atos.. com 18 anos ele atinge maioridade civil completa! Nos EUA é permitido ter abilitação com 16 anos mas os adolecentes saum punidos e responde pelo o que fazem.

Sou contra menosres de 18 dirigirem porque dirigir é coisa séria.. mata! Se no Brasil tivessemos um sistema descente de ensino em relação a transito e todas as áreas até poderiamos pensar no casa.. pq nom EUA desde o primario se tem aulas de transito...

Nada nesse pais é levadu a sério.. ainda mais falando de justiça e etc. Se o sistema de leis e o cumprimento delas fosse feito com destresa poderiamos liberar a direção a jovens mais capacitados. Assim anum veriamos jovens cometendo crimes.

vlw
espero ter respondido dentro das espectativas.. se não; poder ter informado um poko..

abraço.

2007-02-15 14:47:41 · answer #9 · answered by Bruno S 2 · 0 0

Os velhos ja fazem besteira, imaginam os moleques ?!!!!!!!!!
Só por isso.

2007-02-15 14:16:06 · answer #10 · answered by maxxisp 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers