VERDADEIRAMENTE ‘NÃO FAZEM PARTE DO MUNDO’
Ao descrever a posição tomada pelas Testemunhas de Jeová nos campos de concentração nazistas, a socióloga polonesa Anna Pawelczynska escreveu, como segue, no seu livro Valores e Violência em Auschwitz, publicado pela primeira vez em 1973:
“Este pequeno grupo de prisioneiros era uma sólida força ideológica e eles venceram a sua batalha contra o nazismo. O grupo alemão desta seita era uma pequena ilha de resistência férrea no seio de uma nação dominada pelo terror, e com este mesmo espírito intrépido agia no campo de Auschwitz. Eles conseguiram ganhar o respeito de seus companheiros de prisão. . . ., dos prisioneiros-funcionários e até mesmo dos oficiais da SS. Todos sabiam que nenhuma Testemunha de Jeová cumpriria uma ordem contrária à sua crença e convicções religiosas ou qualquer ação dirigida contra a outra pessoa, mesmo que essa pessoa fosse um assassino e oficial da SS. Por outro lado, faria qualquer serviço, até mesmo o mais detestável, da melhor maneira possível, se este fosse moralmente neutro para ela. Os prisioneiros políticos operavam ativamente no campo, organizando resistência e batalhando pela sobrevivência de seus companheiros de prisão. As Testemunhas de Jeová mantinham uma resistência passiva pelas suas crenças, as quais se opunham totalmente à guerra e à violência.” (O grifo é nosso.)
Porém, não só na Alemanha, mas também em todas as nações em guerra no mundo, as Testemunhas de Jeová estavam unidas em colocar o mandamento de Deus de “amar ao próximo” acima da ordem do mundo de odiar o seu próximo. (Mat. 22:29; Atos 5:29) Dependendo do país em que viviam, sua punição variava da sentença de morte a meses ou até anos de prisão. Numa prisão, um homem que estava cumprindo prisão perpétua disse a uma Testemunha: “Estou aqui porque matei um policial, e você está aqui porque se recusa a matar. Não é estranho isto?” Mas estranho ou não para os outros, as Testemunhas de Jeová adotam o proceder baseado na Bíblia, de ‘não fazerem parte do mundo’, nem no seu desregrado derramamento de sangue.
2007-02-15 11:45:58
·
answer #1
·
answered by Felipe 4
·
1⤊
0⤋
Por buscarem manter neutralidade quanto a assuntos relacionados aos governos... vi uma exposição, chamada triangulos roxos que fala exatamente sobre este fato histórico... As Testemunhas de Jeová era o único grupo que poderia sair das prisões no momento que quisesse, mas para isso teriam de rejeitar sua fé. Não fizeram isso e deram uma prova de que não se deve temer o homem
2007-02-15 12:59:01
·
answer #2
·
answered by Leønardø CRF 6
·
2⤊
0⤋
Por que os TJ adoram os Judeus e os nazistas não apreciavam muito este povo inclusive por ter sido este povo o principal responsavel pela morte e crucifixação de Jesus ( segundo a propria Biblia )
2007-02-15 15:13:36
·
answer #5
·
answered by jose b 7
·
0⤊
3⤋