English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2. Primeira Missa, segunda mentira

No filme que analisamos, a celebração da primeira Missa pelo jovem padre omite um fato capital: Lutero quase fugiu do altar, não fosse a intervenção de seu auxiliar. (Grisar: 47). Talvez tenha sido difícil justificar uma atitude tão doentia como essa, ainda que se acuse a Igreja medieval de impor medo aos seus fiéis.

E junto a este comportamento estranho, notem-se outros, também ausentes na produção cinematográfica luterana: monges de Erfurt contaram posteriormente ao apologista Católico Cochlaeus que o comportamento de Lutero devia-se provavelmente “ao contato com o demônio”. (Grisar: 42)

Um desses comportamentos estranhos se deu no Ofício. Lutero, “enquanto atendia o ofício divino no coro dos monges, caiu prostrado no chão e foi sacudido por convulsões, enquanto o Evangelho do endemoniado era recitado, e gritou alto: Não sou eu! Não sou eu! (significando que ele não era o homem possuído).” (Grisar: 49)

Também vários autores narram como Lutero, mais de uma vez, foi encontrado desfalecido, em conseqüência de não comer, não beber nem repousar por dias seguidos!

É curioso que os luteranos irão acusar a Igreja medieval por esse comportamento patológico que, no entanto só se manifestava em Lutero, em nenhum outro monge!

Tal comportamento reforça a hipótese de Emme, de que Lutero sofria tremendamente os remorsos de seu crime. Aqui a hipótese do duelo encontra um apoio muito consistente. Ainda mais que Lutero era muito orgulhoso, potencializando os efeitos do remorso num escrúpulo doentio.

O problema para Lutero é exatamente seu orgulho extremo, que o impedirá de usar os remédios que Deus colocou à disposição dos pecadores, através da Igreja: a confissão e o arrependimento sinceros, além da oração constante

2007-02-15 03:41:11 · 20 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

20 respostas

Lutero era um sujeito estranho! Falava com o diabo e o via em todo lugar. Era obsessivo ou possesso.

2007-02-21 03:12:00 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Claro que não. Não tenho nenhuma religião, mas Lutero foi um grande teólogo, responsável pela REFORMA. Estude a história da reforma....

2007-02-15 12:35:51 · answer #2 · answered by Antonio Luiz F 5 · 1 0

Meu caro amigo, primeiramente é necessário que reflitamos sobre o que lemos, vemos e tomamos conhecimento, acreditar nas coisas ditas conhecidas somente através do senso comum, nos leva a pre-concepção de idéias com embasamento restritamente na ignorância.
Você já observou que os maiores vultos da história da humanidade e que mudaram o decurso da história do homem foram considerados loucos? Assim o foi com Jesus Cristo, Copérnico, Galileu, Da vinci, Darwin, Benjamin Franklyn, Einstein, dentre outos muitos.
Lutero também veio com uma missão importante na terra, em uma época em que a Igreja medieval se utilizava dos mais indecorosos subterfúgios para subtrair dinheiro da população, pautada na filosófica premissa de que a classe clerigal era a intermediária entre os interesses de Deus e as necessidades humanas. Assim, o homem só alcançava a graça se ele fôsse indicado a Deus pelos sacerdotes aqui na terra.
Lutero vivia em constantes conflitos interiores em se submeter ao crivo do auto da fé do Tribunal do Santo Ofício, revelando sua contrariedade com os abusos do papado da época e cumprindo sua missão espiritual, ou então calar-se diante de tudo e vivenciar para sempre o flagelo de ser auto condenado por atos de covardia. Decidiu então pela nobre missão lhe conferida pelo Pai e rompeu com os dogmas de fé de uma igreja opressora.
Se você me disser que concorda com os postulados da Teologia das Indulgências que visava a venda de remissão de pecados para financiar a construção nababesca e suntuosa da capela sistina, retiro tudo que disse aqui.
Quem afirmou que Lutero era louco e "endemoniado", foi o papa que não consguindo o intento de levá-lo ao auto da fé, vingou-se através de escárnios e ridicularizações pretensiosas para desmoralizar um herói que teve a coragem de rebelar-se e mostrar ao mundo a verdade sobre a igreja Medieval.
Em tempo. Não sou Luterano, sou Espírita.
Um abraço, amigo.

2007-02-15 12:29:44 · answer #3 · answered by ? 6 · 1 0

É óbvio que não!ele era na verdade um homem que queria mudar alguns conceitos dentro do catolicismo como por exemplo:Salvação,purgatório e as indulgências,por isso escreveu as 95 teses.

2007-02-15 11:54:39 · answer #4 · answered by Antônio C 3 · 1 0

Era possuído pela sabedoria de Deus, que lhe deu discernimento para perceber as mentiras e os engôdos da igreja católica. E a mesma igreja que inventou barbaridades sobre Lutero para desacreditá-lo perante os homens da época e os que viriam.

2007-02-15 11:53:53 · answer #5 · answered by 6 · 1 0

o termo possuido nos leva a possessaõ que não é o caso de lutero. no máximo ele deveria ter um obsessor que etaria dando-lhe muito trabalho.
iso não e estudo e nem cultura; esta me cheirando a preconceito e perseguição furtiva. condeno as duas fomas.
talvez se voce se preocupase mais com su rligião ajudaria muito; se não possui encontre uma depressa, qualquer uma, porque da forma que voce vibra terá problrmas mais cedo do que imagina.

2007-02-15 11:51:46 · answer #6 · answered by lcmvip 5 · 1 0

O jeito correto qdo analisamos um fato polêmico é olhar os argumentos dos 2 lados....certamente esse é um pto d vista do catolicismo, p/ q seja honesto agora vc devia procurar e fazer um CTRL-C e CTRL-V d um texto do protestantismo.....

2007-02-15 11:51:45 · answer #7 · answered by boiler_viewer 6 · 1 0

Lutero era um teólogo e não era muito bom em celebrar nada, mas era bastante arguto!
Ele soube atacar pontos óbvios que eram falhos na igreja de sua época e ainda assim ficou vivo. Lembro que os Cátaros foram massacrados!
Agora a reforma era inevitável e Lutero foi um dos seus articuladores e vários movimentos paralelos vinham acontecendo..e se não fosse ele o fundador da reforma seria algum outro!
Não dá para questionar suas idéias devido a ele ser um pouco perturbado devido a sua introspecção. Ele era bom teólogo para sua época!
Não sou protestante, OK!

2007-02-15 11:50:17 · answer #8 · answered by Nabosantos 7 · 1 0

quem te disse isso?

2007-02-20 21:51:49 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Não! crente!

2007-02-20 16:30:33 · answer #10 · answered by hillrivero 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers