English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Oi pessoal, creio muito na doutrina espirita kardecista, e ja estudei bastante, mas ainda tenho muitas duvidas por isso, gostaria de fazer uma pergunta, talvez alguem aqui tenha a resposta, na verdade sao duas perguntas:

1) Segundo o kardecismo, quando encarnamos, encontramos aqui na terra alguem predestinado a ser nosso companheiro de vida?

2) Segundo o kardecismo, quando encarnamos, existem pessoas que tem o carma de serem sozinhas na vida? Pois quase sempre me encontro assim na minha vida. Ate o meu relacionamento de dez anos não deu certo.

Obrigada a todos que responderam, e um abraço fraterno!

2007-02-15 02:58:58 · 17 respostas · perguntado por Amiga 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

1) O termo talvez não seja exatamente predestinado. Pode acontecer sim de haver um plano para que isto aconteça, que é acordado por ambas as partes antes da reencarnação, mas há sempre o livre arbítrio, e qualquer um pode mudar isto.

2) A resposta é a mesma da anterior: pode sim um acontecer de virmos para cá com a intenção de permanecermos solteiros, mas podemos mudar.

Não há nada imposto, nada que seja obrigatório.
O destino está, relamente, em nossas mãos.

Muitas vezes, isto independente de religião, ficamos sempre esperando por um príncipe encantado, alma gêmea, e nos esquecemos de que temos de ser para o nosso companheiro isto mesmo que ele também espera que sejamos para ele.

Não há como encontrar um companheiro perfeito, mas, sim, o que mais se adapta com o nosso modo de viver e é mais simpático aos nossos princípios de vida, tanto ética quanto moralmente.

Em qualquer relacionamento é sempre bom lembrar que não há perfeição em qualquer ser humano, nem em nós mesmos.
Sempre temos que ceder algo e o outro também.
Observe que, em todas as situações em que uma pessoa tenta mudar o outro para que ela se adapte ao seu ideal de companheiro, o relacionamento é ruim.

Torço por sua felicidade e que encontre alguém que a ame como você é, e que você o ame da mesma forma.
E que, juntos, possam sempre melhorar como seres humanos. Um apoiando o outro, sempre.

2007-02-15 03:28:38 · answer #1 · answered by Flavia P 5 · 3 1

Em 1º lugar uma correçãozinha: não existem espíritas kardecistas, existem espíritas, assim como existem umbandistas e pessoas do candomblé etc. O termo espírita quem deu foi Kardec, logo todos os espíritas são seguidores da doutrina espírita decodificada por Kardec. Não existe esse negócio de mesa branca kardecista, é preciso esclarecer isso. Os umbandistas com todo respeito se dizem espíritas mas não o são e isso confunde os leigos, eles são seguidores da umbanda religião africana bem mais antiga que o espiritismo.

Pergunta 1: Não é assim, aliás Kardec nunca escreveu sobre isso. O que nos é ensinado pelos espíritos é que geralmente as reencarnações são planejadas, então lá no plano espiritual os instrutores nos ajudam a traçar esse plano e é determinado assim a família que nos abrigará, as pessoas que se relacionarão conosco e também a pessoa com quem iremos constituir uma família. Mas que fiqe bem claro que nós podemos muito bem modificar tudo ao chegarmos aqui e falhar na nossa missão, contraindo mais débitos. O objetivo de toda reencarnação é harmonia e ressarcimento de erros cometidos, mas podemos reencarnar aqui tendo um antigo inimigo como irmão, para na convivência com ele nos hamonizarmos pelos laços da consanguinidade e no entanto não conseguir driblar o ódio remanescente, e vemos isso todos os dias, então falhamos e teremos que recomeçar em outra vida.

Pergunta 2: Pode acontecer de o espírito em outras vidas ter malbaratado seus relacionamentos, ter ferido os sentimentos alheios ter traído etc, então ele pode reencarnar com a expiação de ser sozinho pra aprendera dar valor ao próximo.

Mas o espiritismo nos ensina além de tudo que nada é regra, tudo é relativo de acordo com o grau de merecimento de cada um. Se vc se sente sozinho e acha que isso é uma prova ou expiação, preste atenção nesse fato narrado num livro espírita:

Um homem espírita de muito bom coração, caridoso, humilde, honesto enfim, um verdadeiro espírita, num determinado momento da vida, num acidente de trabalho acaba perdendo um dedo de uma das mãos.
Revoltado, como médium que era resolve questionar ao seu mentor o porque daquilo se ele era tão seguidor do Cristo.
E então o mentor lhe esclareceu que devido a um grave crime cometido numa vida passada, ele deveria nesta perder um membro, e que na espiritualidade ele prório concordara com isso, só que na realidade era pra ele perder nesse acidente não o dedo e sim um braço inteiro.

Em tudo na nossa vida existem atenuantes e agravantes, neste caso o homem atenuou sua pena, procure ao invés de se perguntar o porque de seus infortúnios trabalhar para que sua vida futura possa ser de alegria, e essa vida começa aqui mesmo.

2007-02-15 03:37:44 · answer #2 · answered by Fafá 5 · 4 1

Olá Anônima!
1ª - Como aqui é uma esfera de aprimoramento e expiação, encontramos espíritos afins e aqueles que de alguma forma nos fizemos devedores. O semelhante vai atrair o seu igual para que se apóiem e se ajudem nessa escala evolutiva.
2º - Não existe carma eterno. Se precisas evoluir neste sentido, experimentará o sentimento de desamor e solidão pra entender o valor de um amor verdadeiro.
Ninguém veio a este mundo pra ser só, quanto mais amar mais cedo será quitada a sua dívida.
Seu relacionamento não deu certo, mas não tome isso como um castigo e sim como um aprendizado, pois com certeza o é.
Um abraço

2007-02-15 03:13:23 · answer #3 · answered by Olly 5 · 5 2

Sobre o conceito de alma gêmea, Kardec diverge com alguns outros espíritas, como é o caso de Leon Denis.
O Livro dos Espíritos, concebido por Kardec mostra que este conceito de uma alma para qual estamos predestinados, a alma gêmea, não existe. Nos relacionamos com muitos espíritos, e existe sim afinidade entre os espíritos, assim como acontece quando encarnados, mas não temos predestinação, assim como nada em nossa vida, nosso livre arbítrio e ações revertem nosso futuro a todo momento.
Já Leon Denis acreditava no conceito de almas gêmeas, destinadas.

Sobre o conceito de carma em ficar sozinha, antes de ver isso como um carma e desistir de relacionamentos, enfrente o problema, busque descobrir o porque dos relacionamentos não durarem, se o problema está em você, ou nas pessoas que você se relaciona.

Olhar para dentro de sí, pensar o que buscamos num companheiro, como convivemos com ele, e até mesmo onde buscamos esse companheiro, pode mostrar a causa de relacionamentos frustrados, não um carma.

Já ví mulheres buscando namoro e casamento em baladas, não que isso não possa acontecer, é claro que pode e tenho certeza que muitas pessoas se conheceram assim e vivem muito bem juntas, mas em geral, quem está nestes lugares não está procurando certos compromissos.

Você têm essa vida justamente para vencer estes obstáculos, não desista da sua vida e nem se deixe esmaecer, tenha certeza que de Deus não impõe à ninguém muros mais altos do que se consegue pular....

Fica com Deus e tenha paz...

2007-02-15 03:45:21 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 1

Anonima, em primeiro lugar não existe "espiritismo kardecista" Alan Kardec, foi o codificador da doutrina espirita e tão somente serviu de instrumento para tal ele não criu o doutrina espirita.
Quanto a 1ª pergunta: Realmente existe este alguém, que em algum tempo em alguma vida passada, ou nos prejudicou ou foi prejudicada por nós, e precisa ter este resgate para que possa se melhorar e crescer espiritualmente ou fazer a gente crescer espiritualmente.

Quanto 2ª: Também existe tal karma, mas somos nós mesmos que escolhemos tal karma, com vistas em não prejudicar outros e em contrapartida nos prejudicarmos ou ainda em procuar um meio de aprendermos a lidar com nossos defeitos, vaidade, egoismo, ódio, presunção, etc.. dai vem a máxima espirita " O mal que me faz mal não é o mal que me fazem, mas o mal que eu faço"

2007-02-15 03:23:48 · answer #5 · answered by altamiro s 3 · 3 1

pergunta 1: Sim é possível que alguém de vidas anteriores esteja pré-destinado pra ser seu companheiro(a), as razões para isso pode ser resgate, afinidade, aprendizado tanto para um ou para o outro, ou para ambos e pode ser um pai, mãe, irmão, amigo, inimigo de outra vida em e ainda em sexos diferentes, todavia aceitamos as provas e quase sempre sabemos antecipadamente com quem iremos reencarnar, salvo seja necessário não saber.

pergunta 2: É possível que vc em outra vida tenha desprezado a companhia de outras pessoas por diversas razões, é possível até tenha ferido os sentimentos de pessoas pelo seu total desprendimento pela relação a dois e agora o que vc considera carma pode ser um aprendizado para vc entender o significado do respeito e a necessidade do ser humano conviver para evoluir.
Tres abraços.

2007-02-15 03:21:02 · answer #6 · answered by eduardo f 4 · 3 1

Quando reencarnamos, nossa jornada já vem planejada, porém ,ela pode ser mudada de acordo com as circunstâncias.(Nosso proceder)
As companhias que teremos serão aquelas que nos assemelham.
Creio que você fala de companheiro(a) no sentido do amor terrestre!?
Muitos de nós às vezes não conseguimos companhias e o nosso destino não é ser solitário mas agir em outros ramos da vida , como um Chico , que não teve esposa mas teve vários "filhos " na terra.

2007-02-15 03:15:42 · answer #7 · answered by Carlos 3 · 3 1

É um tanto qto complicado. Eu estudei um pouco o espiritismo, não me considero apto a explicar a doutrina, mas vou tentar limitar o tema, sem, inclusive, falar das almas gêmeas.

As duas perguntas podem ser respondidas com um não.

Não há nada predestinado, engana-se quem acha isso acerca do espiritismo. Existem as relações de causa e efeito (o que tu faz numa encarnação, de bom ou ruim, vai refletir nas próximas) e o tão falado livre arbítrio. Quantos casos existem de pessoas que se amam, mas acabam separadas e casam/vivem com outras pessoas? Então. Mal ou bem, escolhemos com quem vamos ficar. Às vezes não é a escolha certa. Noutras, dependendo do nosso grau de exigência, não encontramos alguém que nos sirva, que nos complete. Coisas da vida.

Qto a viveres só, não tens como saber. Nesta encarnação estás sozinha, o que não quer dizer que sempre foi ou será assim. Depois, me filio à tese do "antes só do que mal acompanhado".

Abs.

2007-02-15 03:19:14 · answer #8 · answered by Buck Rogers 4 · 2 1

talvez isso nem sempre realmente acontece! não que as pessoas estejam predestinadas a morar sozinhas mas tudo que acontece é por tinha que ser assim uma lição na sua vida, o que tirou com esses anos de casamento? oque aprendeu? a pessoas que passam na nossa vida foram importante e se vão pq? pq a missão que ela tinha conosco e nos com elas já foi comprida, mas nem tudo é um caminho certo, tudo fica na incerteza pois Deus nos deu o livre arbítrio então nada é certo e concreto, Mas a vós, os que vos apartais do SENHOR, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a Fortuna, e que misturais a bebida para o Destino. Isaías 65:11

2007-02-15 03:16:56 · answer #9 · answered by Yeda 2 · 2 1

Embora tenha estudado a doutrina espírita, não vou me ater apenas a ela. Entendo que, quanto à primeira indagação, a resposta é difícil, podendo ser sim ou não, dependendo da necessidade cármica. E, de qualquer maneira, mesmo que haja pessoa destinada a ser nossa companheira, tudo dependerá de nosso livre arbítrio. Podemos ou não aceitá-la.
Já quanto a segunda indagação, não tenho a menor dúvida, a resposta é positiva. Afirmo, não só por experiência própria, porque também estou sempre sozinho, mas, também, porque conheço várias pessoas com o mesmo sentimento, as quais, submetidas à técnica de regressão de vidas passadas, encontraram a razão para a solidão desta vida.
Por outro lado, às vezes demora, mas encontramos alguém para o resto de nossas vidas.
Que a paz esteja com você.

2007-02-15 04:48:57 · answer #10 · answered by Antonio Luiz F 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers