English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esta frase é de Joseph Campbel, autor do livro “O Herói de Mil Faces".

O que você acha dela?

Será que em algum lugar, pessoas de outra religião também não denominam o cristianismo de mitologia?

2007-02-15 02:50:22 · 10 respostas · perguntado por Ricardo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Não deve ser assim...sei disso com conhecimento de causa porque uma vez dei um furo destes.

Conheci um indiano muito simpático e para conversar mais livremente disse para ele que eu admirava muito a mitologia indiana.

Putz pena que não dava mais para voltar atrás...para ele é religião. Pedi milhares de desculpas. E hoje se eu conhecesse alguém de outro país com outra cultura eu prestarei muito mais atenção ao fosse falar.

2007-02-15 03:25:22 · answer #1 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 3 0

mitologia pra mim vem de mito, ou seja, uma coisa da qual não temos prova de sua existencia.

2007-02-15 10:59:55 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Mitologia é o estudo dos mitos: lendas e/ou histórias de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.

Os Mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força [sobrenatural] ou uma [divindade], mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

2007-02-15 10:54:29 · answer #3 · answered by MeninadosOlhos 4 · 1 0

mnão meu caro mitologia é outra coisa segundo o urelio (pai dos burros) é uma história fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade greco-romana.
é o conjunto dos mitos próprios de um povo
religião é outra coisa também: A manifestação de crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos.
Virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe é devido.
o que o amigo está querendo mostrar e mostrou chama-se preconceito.
abraços

2007-02-15 11:01:56 · answer #4 · answered by lcmvip 5 · 0 0

Usando d arrogância ou má-fé (ambos sentimentos comuns aos seres humanos), realmente a constatação é verdadeira

2007-02-15 10:59:12 · answer #5 · answered by boiler_viewer 6 · 0 0

Não concordo.
Quando você fala sobre a mitologia, geralmente não fala sobre a religião em si, mas sobre as histórias de suas divindades.
Se eu falasse sobre "a mitologia católica", isso incluiria a vida de Cristo, da Anunciação até sua Ascenção, mas não incluiria, por exmplo , o texto completo do Sermão da Montanha. Incluiria as histórias do antigo Testamento, mas não os Livros dos Provérbios, os Salmos, o Deuteronômio, etc. Não incluiria rituais, a não ser aqueles que fôssem necessàrios por serem parte integrante de uma narrativa.
Assim também, quando se estuda a mitologia grega, não se estudam os ritos ou a maneira como os gregos veneravam seus deuses, mas as histórias desses deuses e de seus heróis.

2007-02-15 10:58:00 · answer #6 · answered by O Pantera 5 · 0 0

Mitologia é o estudo dos mitos: lendas e/ou histórias de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.

O termo é freqüentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como Mitologia romana, Mitologia grega,Mitologia Egípcia e Mitologia nórdica, que foram quase extintas. No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns vêem os panteões nórdicos e célticos como meras fábulas outros os têm como religião (ver Neopaganismo).

Pessoas de muitas religiões tomam como ofensa a caracterização de sua fé como um conjunto de mitos, pois isso é afirmar que a religião em si é uma mentira. Mesmo assim, muitas pessoas concordam que cada religião tem um grupo de mitos os quais desenvolveram-se somados às escrituras.


Alguns usam os termos mito e mitologia para ilustrar estórias de uma ou mais religiões como algo falso ou duvidoso. Enquanto quase todos os dicionários incluem essa definição, “mito” nem sempre significa que uma estória é falsa, tampouco verdadeira. O termo é constantemente utilizado nesse sentido de descrever religiões criadas pelas sociedades antigas, cujos ritos estão quase extintos. Muitas pessoas não consideram as estórias sobre a origem e desenvolvimento das religiões dominantes modernas como formas literais de descrever os eventos acontecidos, mas sim as consideram como uma forma de representação figurativa das suas religiões. Muitos padres, pastores e rabinos modernos nos movimentos cristãos e judaicos mais liberais, assim como a maioria dos neopagões, não têm quaisquer preconceitos em aceitar seus textos religiosos como contendores de mitos. Eles vêem seus textos sagrados como possuindo verdades religiosas, inspiradas divinamente, mas não repassadas em linguagens humanas. Outros separam suas crenças de estórias similares de outras culturas e se referem a estas como história. Essas pessoas se opõem ao uso da palavra “mito” para descrever suas crenças.
Wikipédia



Gosto de ler Mitologia grega, romana, adoro as lendas.
Um abraço

2007-02-15 10:57:29 · answer #7 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

Como a maior parte dos humanos ainda está distante daquilo que podemos chamar de “maturidade emocional”

É comum que os sucessíveis as religiões se comportem como crianças que acreditam em magias, em fantasias e em explicações milagrosas.

Para dar sentido a vida, por comodismo, por vício, por ignorância e porque viver pode ser difícil, imprevisível, solitário ou mesmo penoso.

O crente procura acreditar nas lendas e bravatas religiosas.

Principalmente na fantasia absurda de que depois de morto ele encontrará o nosso suposto criador.

Além das versões bíblicas não terem sido escritas em tempo real, e sim, por intermédio de relatos populares ou de contos mitológicos.

Que foram transcritas para os livros bíblicos.

E a única fonte historiográfica que os escribas possuem, serem as fontes orais.

Onde inúmeros casos já foram desmentidos.

É alarmante que as versões ignorantes, reveladas pelos supostos “livros sagrados” sejam tomadas como uma verdade inquestionável.

E que na vida dos dependentes da religião não haja espaço para a duvida, a curiosidade, à vontade de investigar ou para a crítica.

Pois os místicos tenderiam repetir os mesmos erros e circular eternamente pelo mesmo labirinto onde tentam, mas fracassam compreender os mistérios da existência.

2007-02-15 11:12:33 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

Concordo com a Priscila: mitologia é uma ciência grega...

hahahahahahahaa essa é daquelas que tu dá risada e qdo pára diz: ai, ai...

2007-02-15 11:06:23 · answer #9 · answered by Buck Rogers 4 · 0 2

p/ a religião dos outros?
aí é "micologia", hehe...

2007-02-15 10:57:33 · answer #10 · answered by Ed_Napoleon 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers