Santo Graal ou Santo Gral é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Ele está presente nas Lendas Arturianas, sendo o objetivo da busca dos Cavaleiros da Távola Redonda, único objeto com capacidade para devolver a paz ao reino de Artur. No entanto, em outra interpretação, ele designa a descendência de Jesus segundo a lenda, ligada à dinastia Merovíngia. Nesta versão Santo Graal significaria Sangraal ou seja Sangue Real. Finalmente, também há uma interpretação em que ele é a representação do corpo de Maria Madalena, a suposta esposa de Jesus e sua herdeira na condução da nova religião. Esta última ideia foi explorada recentemente pelo livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown. (eu também vi esse filme)
A lenda do Cálice Sagrado
Segundo a lenda, José de Arimatéia teria recolhido no 'Cálice usado na Última Ceia (o Cálice Sagrado), o sangue que jorrou de Cristo quando ele recebeu o golpe de misericórdia, dado pelo soldado romano Longinus, usando uma lança, depois da crucificação. O Cálice permaneceu perdido durante muito tempo, embora haja controvérsias se o que é reconhecido hoje pela Igreja seja o verdadeiro ou apenas uma imitação.
Em outra versão da lenda, teria sido a própria Maria Madalena, segundo a Bíblia a única mulher além de Maria (a mãe de Jesus) presente na crucificação de Jesus, que teria ficado com a guarda do cálice e o teria levado para a França, onde passou o resto de sua vida.
A lenda tornou-se popular na Europa nos séculos XII e XIII por meio dos romances de Chrétien de Troyes, particularmente através do livro "Le Conte du Graal" publicado por volta de 1190, e que conta a busca de Perceval pelo cálice.
Mais tarde, o poeta francês Robert de Boron publicou Roman de L'Estoire du Graal, escrito entre 1200 e 1210, e que tornou-se a versão mais popular da história, e já tem todos os elementos da lenda como a conhecemos hoje.
Na literatura medieval, a procura do Graal representava a tentativa por parte do cavaleiro de alcançar a perfeição. Em torno dele criou-se um complexo conjunto de histórias relacionadas com o reinado de Artur na Inglaterra, e da busca que os cavaleiros da Távola Redonda fizeram para obtê-lo e devolver a paz ao reino. Nas histórias misturam-se elementos cristãos e pagãos relacionados com a cultura Celta.
2007-02-15 02:39:11
·
answer #1
·
answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5
·
0⤊
0⤋
Quase nada é verdadeiro na catolica
2007-02-15 10:27:53
·
answer #2
·
answered by And YOU 2
·
1⤊
0⤋
ELES ESCONDEM A VERDADE
2007-02-15 10:25:19
·
answer #3
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
1⤊
0⤋
Na verdade nunca existiu um Cálice Sagrado, seria improvavel que alguém na época de Cristo guardasse qualquer objeto na noite da última ceia, sendo que na ocasião os Apóstolos estavam mais interessandos em quando estariam com Jesus, quais herdeiros do prometido Reino dos céus.
Como que parece, o mais provavel foi que os Cavaleiros do Templo de Salomão, usaram essa estória, com a intenção de ocultar a verdadeira descoiberta nas ruínas do Templo em Jerusalém. Talvés, o tal achado, foram documentos que deram aqueles cavaleiros pobres da Igreja, algumas instruções nas artes da ciência ocultas, o meteórico poder que vieram a ter. Estes teriam sido guardados depois de seu rompimento, deixando como legado para a formação das Sociedades Secretas. Estes também teriam instruções que vieram a consolidar a consquista do poder Mundial, através das Revoluções, poliíticas, industriais e científica.
2007-02-15 12:34:53
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
BANQUEIRO DE DEUS: morreu o bispo Paul Marcinkus, conhecido por Banqueiro de Deus. A Igreja não se governa com ave-marias, afirmou.
Por walter fanganiello maierovitch-rádio Jovem Pan
Envolvido no escândalo do Banco Ambrosiano (1982), que era ligado às finanças do Vaticano, morreu hoje Paul Marsinkus, aos 84 anos de idade e como bispo.
O escândalo que se envolveu causou um prejuÃzo de 1,0 bilhão de dólares.
Marcincus, o Banqueiro de Deus, com o papa João Paulo II.
Quando da falência fraudulenta do Banco Ambrosiano, Marsinkus dirigia o Instituto de Obras Religiosas e cuidava do Banco do Vaticano. Ele morreu de morte natural.
Os dois outros envolvidos no escândalo e quebra fraudulenta do Banco Ambrosiano, foram assassinados: Michele Sindona e Roberto Calvi.
Michele Sindona, apelidado de “banqueiro da máfia, foi envenado na prisão, ao tomar o café da manhã e apesar de ter cela individual e vigiada 24 horas.
Roberto Calvi, chamado de banqueiro de Deus, apareceu enforcado numa ponte sobre o Tamisa. Descobriu-se depois que já estava morto e o enforcamento era simulação.
O agora falecido Marsinkus era faixa preta e durante anos atuou como guarda-costa de dois papas. Depois do escândalo, recolheu-se a um mosteiro em Phoenix.
Em 1982, quando da quebra fraudulenta do Banco Ambrosiano, o monsenhor Marsinkus só não foi preso pela Justiça italiana pois tinha imunidade vaticana-eclesiática.
2007-02-15 12:24:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Meu amigo vc não assistiu o "Indiana Jhones"? Todos andavam atrás do santo graal, o copo que Jesus celebrou a última ceia com os onze apóstolos(sim, onze pois Judas Scariotes não participou). E na realidade ele nunca foi achado ou adorado(porque do jeito que o povo é besta, iam querer adorar o pobre copo!) mostrando assim que ele não teve um papel fundamental a não ser servir o vinho à Jesus.
2007-02-15 10:44:32
·
answer #6
·
answered by Genilson 4
·
0⤊
0⤋
Dizem que o Santo Graal é a taça que Jesus Cristo bebeu o vinho na última ceia. Acho muito difícil estarem com a verdadeira, mas a igreja quer "fazer de conta", estão deixa eles acharem. Acho uma perda de tempo se preocupar com isso, pois pra mim isso não significa nada.
Bjs!
2007-02-15 10:38:08
·
answer #7
·
answered by Ártemys 5
·
0⤊
0⤋
O Santo Graal é uma lenda medieval e há relatos escritos sobre ele a partir do século XI e XII, quando a lenda do Rei Arthur se popularizou, fundindo ambas lendas ( A busca de Parsifal, o puro).
Levar esta história a sério não é muito razoável....
2007-02-15 10:29:59
·
answer #8
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
nada dizer sobre esta religião que so sabe cometer idolatria
2007-02-15 10:29:06
·
answer #9
·
answered by Pedro 4
·
0⤊
0⤋
A Igreja Católica não ensina nada sobre o Graal
2007-02-15 10:26:06
·
answer #10
·
answered by Eu, da foto rasgada! Raios! 3
·
0⤊
0⤋