English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Algumas são obvias como "não matarás" por exemplo.
E "tudo me é permitido mas nem tudo me convém". ;-)

O que você "aproveita" das religiões em termos de ensinamentos?

2007-02-15 00:23:30 · 12 respostas · perguntado por Mega 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Como não sou ateu não vou responder, mas passei só para dizer que achei a pergunta excelente e gostaria de ver as respostas no mesmo nível.

2007-02-15 00:25:50 · answer #1 · answered by Mr.Pagani 6 · 3 0

a coisa boa que eu guardei e o amor ao proximo respeitar os outros como ati mesmo.
dar de DEUS o que é de DEUS,e de CESAR o que é de CESAR.

2007-02-15 08:38:24 · answer #2 · answered by Avelino Cristóvão Major M 1 · 1 0

Acho que religião é veneno por isso eu tendo a repudiar a tudo que tem a ver com elas. Mas uma coisa boa que eu vejo em algumas religiões é que boa parte delas pregam o amor, a paz, a mansidão.

Esse tipo de coisa eu aprecio.

2007-02-15 08:33:08 · answer #3 · answered by Sir Setracsed Selat 3 · 1 0

UM ATEU NÃO TEM RELIGIÃO, NÃO CRÊ EM NADA APENAS NO POTENCIAL DELE.

2007-02-18 07:12:28 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Olá sou atéia, os ensinamentos de vida, de caráter, de ética, de bom convívio, no meu caso, não posso afirmar que foram frutos da religião.

A sociedade em geral, a família, mas principalmente a consciência própria através de questionamentos e estudos me fizeram crer no que pode ser bom ou ruim, proveitoso ou prejucial para o ser humano em geral.

Abraços!

2007-02-15 09:54:33 · answer #5 · answered by Lu 2 · 0 0

Olha, sua pergunta para mim tem um problema a princípio. Porque eu acho que os bons princípios humanos vão da humanidade para a religião, e não o contrário. Não matar, não roubar, não mentir são regras que existem desde sempre, porque mantém a sociedade coletiva funcionando.

Mas alguns principios especificos eu acho bom. Como por exemplo, o da piedade e do perdão. Ou o desapego, no caso do budismo. Eu tento praticá-los, mesmo sem acreditar em deus.

2007-02-15 09:18:57 · answer #6 · answered by leticia25 5 · 0 0

E os ateus o que quardam de bom em não ter religião?

2007-02-15 08:42:30 · answer #7 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Não matar, entre outros ensinamentos, são questões morais e éticas. Principalmente relacionadas ao valor que se deve ter à vida.

Nada tem a ver com religião e crenças.

2007-02-15 08:41:00 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Para aqueles que não tem condições de tirar conclusões sozinhos, aqueles que tem pouco discernimento, aqueles que precisam de alguém para guia-los, aqueles que estudaram história e não entenderam, aqueles que nunca serão lidres e sim seguidores, aqueles que acham que a religião o livrará de seus problemas, aqueles que através da religião deixam de ser mal, aqueles que tem tempo sobrando, aqueles que acham normal alguns poucos no Vaticano sobreviverem a suas custas, aqueles etc. Se isso os faz sentirem-se bem, fico feliz por um lado por eles de alguma forma acharem que estão fazendo o bem, por outro lado fico triste porque todos os fatos relatados acima não precisam de Deus, de Igrejas ou Religiões para serem resolvidos. então concluo que é uma pobreza intelectual muito grande se prender a Deus para ser feliz.

2007-02-15 08:37:14 · answer #9 · answered by Entenda a História 3 · 1 1

“O Ateu valoriza o homem acima de tudo. Isso já começa a fazer a diferença. Acreditar em si mesmo é muito bom. Muuuuiiito bom!... Muito saudável, muito produtivo e até psicologicamente mais vantajoso.
Seu sentido apurado de justiça, seu estado de amor puro e desinteressado, sua capacidade de trilhar o bem e livrar-se do mal, por sua própria iniciativa, livra-se dos caminhos errados, valoriza a amizade entre os homens, a atenção e o carinho no trato a seus semelhantes que te tratam de forma igual e sempre pronto para bater com a direita em quem lhe atingir a face. Perdoar também é possível, mas não deixar mais a cara na reta é obrigatório.

O Ateu é o único responsável pelos seus atos, planta o seu dia de amanhã, obedece as leis (2.500 aqui no Brasil) e a ordem das coisas naturais, acredita no Universo que está vendo e na natureza imperfeita, como um acontecimento físico-químico casual de infinitas proporções, crê que a morte cerebral encerra a sua passagem na vida e na prole como a sua continuação física e biológica, até que um dia tudo se acabe.

O Ateu não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político ou religioso. O Ateu é livre para raciocinar. O Ateu não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso. Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos. O Ateu não é falso, não acredita em falsidade, e não convive com ela. O Ateu é verdadeiro, é sábio, é inteligente e honesto.

O Ateu quer estar bem com a sua consciência que não pode ser maculada, porque dela retira o fluido da sua justiça. Se o Ateu errar, vai pedir perdão ao ofendido. Mas, na justiça do Ateu, são dois olhos por um e paga em dobro tudo o que recebe. O Ateu não gosta de ser iludido, enganado ou explorado. O Ateu não é bobo, dificilmente será passado pra trás.”

O Ateu, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira. Tem maior valor como cidadão. Ele tanto poder servir como um exemplo bom, como um exemplo ruim. De certa forma isso nada tem a ver com o ser humano e suas características pessoais, trazidas pela criação, crença ou educação. Não tem muito a ver se o cara é bandido ou mocinho. É apenas um cidadão com seus defeitos e qualidades, que não acredita em deuses, mas vive feliz, de cabeça erguida e consciente da sua grandeza.

2007-02-15 10:52:10 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 2

fedest.com, questions and answers