A depressão é uma doença que vai além da tristeza. Ela simplesmente aniquila a vontade e o interesse por quase tudo que cerca a vida. Há uma desconexão com os sentimentos e simplesmente por mais que se tente reagir, não há uma reação positiva. A realização de tarefas corriqueiras e simples se torna um fardo.
Geralmente a depressão tem um fator desencadeante. Quando ela é severa, pois depressão também pode ser aferida em graus, o estopim pode ter sido acionado por um fato marcante. Entretanto, isto não quer dizer que apenas fatores externos sejam responsáveis por tal estado.
Há uma pré-disposição orgânica, química mesmo, que pode conduzir a este estado de inércia. Depressão não é apenas tristeza. A tristeza é apenas um dos sentimentos que a depressão possui. A depressão severa traz sensações de morte, desespero, falta de energia. Falta de vitalidade e força para poder viver.
Atualmente existem vários medicamentos e técnicas terapêuticas eficazes para o tratamento da depressão. Mas ainda está longe o medicamento efetivo para esta doença, pois não é apenas uma disfunção na química cerebral. Depende muito de cada pessoa como ela encara a vida e reage aos problemas do dia-a-dia.
Não existe um caso de depressão igual ao outro, portanto um remédio pode ser muito eficaz para uma pessoa e nem tanto para outra.
Seus principais sintomas são:
+ Perda ou diminuição de prazer;
+ Alteração no sono; (aumento ou diminuição)
+ Alteração no apetite; (aumento ou diminuição)
+ Sentimento de tristeza, ansiedade e desânimo;
+ Cansaço ou perda de energia;
+ Sentimento de culpa ou de autodesvalorização;
+ Pensamentos constantes sobre morte ou suicídio;
+ Dificuldade de concentração, memória e indecisão;
+ Dor de cabeça, dificuldades sexuais, problemas digestivos e dores crônicas.
Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa em sua intensidade e forma. Um sintoma isolado não significa que esteja com depressão.
2007-02-15 04:46:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Olá!!!
Olha eu tenho 18 anos e sofro de depressão a uns 10 anos + ou -, e semana passada eu fiz uma coisa q acho que já deveria ter feito a muito tempo... eu desabafei... falei algumas coisas q estavam agarradas e estavam m sufocando.
Eu infelizmente só posso te dizer isso... funcionou comigo...Procure alguém q vc realmente confie, q saiba t ouvir, fala tudo q esta entalado, n deixe s abater por uma doença, vc é mais forte q ela... o nosso psicológico influencia muito, então coloca na sua cabeça q vc é muito importante, q tem varias pessoas q t ama muitooooo, e acima d tudo reze, ore e tenha certeza q Deus nunca ira t desamparar... acima de tudo ele t ama...
Vc já deu um grande passo... assumiu q esta com esse probleminha... oq é muito difícil... chame sua companheira e vá a um psicólogo q com certeza ele ira te ajudar...
Estarei sempre torcendo por vc...
Boa sorte...
e fique com Deus!
2007-02-18 13:33:23
·
answer #2
·
answered by Gislanny R 1
·
1⤊
0⤋
A sua companheira já consultou um médico? Está tomando remédios? Depressão é uma doença grave e a maioria das pessoas não dão valor a isso e os acometidos por essa doença acabam piorando o quadro por pensarem que é coisa à toa. Se você não está se sentindo bem também, procure o médico também. Às vezes é só uma tristeza passageira não chegando a ser depressão, mas o melhor é procurar um médico para certificar-se disso. Vá lá tenha fé! Tudo vai se resolver!!!
2007-02-15 09:05:11
·
answer #3
·
answered by Lúcia Floripa 4
·
1⤊
0⤋
O sintoma claro da depressão é que a pessoa deprimida cria um mundo à parte, onde não percebe mais que os outros a amam e querem ajudá-la. Também são comuns as queixas e dores sem fundamento. Sua esposa está assim há 6 meses? Então é realmente quase certo que esteja com depressão.
E sim, você pode se deprimir também, pois acaba "entrando" no mundo dela, sentindo-se triste e até tendo problemas com a libido.
Sugiro que você leve sua esposa ao psicólogo ou psiquiatra. Com certeza ela irá se negar, ficar ofendida ou acusá-lo (isso faz parte da depressão). Nesse caso, tenha atitude. Solicite a ajuda da família dela: a mãe, uma irmã. Ou então, contrate um psicólogo para ir até sua casa.
Depressão é um doença grave e dificilmente cura por si quando dura muito tempo. E ela já está assim há seis meses.
E geralmente é fácil de curar.
2007-02-15 07:54:51
·
answer #4
·
answered by Luz 6
·
1⤊
0⤋
Se vs são novos, devem procurar um Psicólogo com experiencia em terapêutica de casais ou Psiquiatra se a depressão dela for realmente patológica e não momentânea por problemas de relacionamento. COnversem e decidam, mas não demore, pois vc sendo afetado por ela a piorará e, creio, já estão em um círculo vicioso.
2007-02-15 07:48:16
·
answer #5
·
answered by lulaloko 5
·
1⤊
0⤋
Voce é português? Parece que sim, pelo medo de escrever.
Bem, o melhor caminho é procurar ajuda profissional. Um clínico geral vai pedir exames que vão detectar se você tem algum problema físico. Descartada essa hipótese, ele vai te encaminhar a um terapeuta, que poderá determinar qual o problema e passar um tratamento.
Boa sorte.
2007-02-16 22:40:09
·
answer #6
·
answered by Gil RJ 5
·
0⤊
0⤋
Penso que o que você sente são realmente sintomas de depressão. Não tenha dúvidas. Quando temos um doente depressivo na família tendemos ficar também, pois a doença é muito dura... Quem está depressivo tem uma grave queda na libido - vontade sexual - e se sua esposa te rejeita não é porque ela quer, ela te ama, mais não tem desejo, deve chorara muito, sentir tristeza, medo da noite... Eu já passei por isso e sei o que você está passando... Tenha muita paciência com ela e muito amor... Peça a Deus para te dar a paciência que não tem... Você deve urgente procurar um neurologista ou um médico que confia pois tem muito isso, o depressivo por não ver muita possibilidade de melhorar (na verdade ele so tá passando uma fase dificil mais vai voltar o que era antes) ele não acredita muito em qualquer médico, por isso é preciso procurar um médico da família que tem bom convivio... Se desejar conversar mais sobre o assunto, vamos nos comunicar por e-mail.
2007-02-15 08:09:15
·
answer #7
·
answered by gugu 1
·
0⤊
0⤋
procure com ela um bom medico"neurologista" e isto tudo vai se resolver.
morsa
2007-02-15 07:44:47
·
answer #8
·
answered by morsa 3
·
0⤊
0⤋