English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

CAPÍTULO 10 - SIGNIFICADO ESPIRITUAL DAS PRESCRISÕES ALIMENTARES

Primeira formulação

Moisés disse: "Não comereis porco, nem águia, nem gavião, nem corvo, nem peixe algum que não tenha escamas". Porque ele tinha em mente três ensinamentos. Por fim, ele diz a eles no Deuteronômio: "Exporei a esse povo as minhas decisões." A proibição de comer não é, portanto, mandamento de Deus, pois Moisés falava simbolicamente. Eis o significado do que ele diz sobre o "porco". Não te ligarás a esses homens que se assemelham aos porcos; isto é, que quando vivem na abundância, se esquecem do Senhor; mas na necessidade reconhecem o Senhor. Assim é o porco: enquanto está comendo, ele não conhece seu dono; mas quando está com fome, ele grunhe e, uma vez tendo comido, volta a se calar. Ele diz: "Também não comerás a águia, nem o gavião, nem o milhafre, nem o corvo." Isto é: não te ligarás, imitando-os, a esses homens que não sabem ganhar o alimento por meio do trabalho e do suor, mas que, em sua injustiça, arrebatam o bem alheio. Andam com ar inocente, mas espionam e observam a quem vão despojar por ambição. Eles são como essas aves, as únicas que não providenciam o alimento por si próprias, mas se empoleiram ociosamente, procurando a ocasião de se alimentar da carne dos outros. São verdadeiros flagelos por sua crueldade. Ele continua: "Não comerás moreia, nem polvo, nem molusco." Isto é: não te assemelharás, ligando-te a esses homens que são radicalmente ímpios e já estão condenados à morte. O mesmo acontece com esses peixes: são os únicos amaldiçoados, que nadam nas profundezas, sem subirem como os outros; permanecem no fundo da terra, habitando o abismo.

Segunda formulação

Também "não comerás a lebre." Por que razão? Isso quer dizer: não serás pederasta, nem imitarás aqueles que são assim. Porque a lebre, a cada ano, multiplica seu ânus. Ela tem tantos orifícios quanto o número de seus anos. Também "não comerás a hiena". Isso quer dizer: não serás nem adúltero, nem homossexual, e não te Assemelharás àqueles que são assim. Por que razão? Porque esse animal muda de sexo todos os anos e torna se ora macho, ora fêmea. EIe odiou também "a doninha". Muito bem! Não serás como aqueles que cometem, como se diz, iniqüidade com a boca por depravação, nem te ligarás a esses depravados que cometem iniqüidade com sua boca. De fato, esse mal se concebe pela boca. Moisés, tendo recebido tríplice ensinamento sobre os alimentos, usou linguagem simbólica. Eles, porém, o entenderam sobre os alimentos materiais, por causa do desejo carnal.

Davi confirma o ensinamento

Davi recebeu o conhecimento desse mesmo ensinamento tríplice. Ele fala de forma semelhante: "Feliz o homem que não vai ao conselho dos ímpios", como os peixes que se movem nas trevas para o fundo; "e que não pára no caminho dos pecadores", como aqueles que aparentam temer ao Senhor, mas pecam como o porco; "e que não se assentou na cátedra da pestilência", como as aves que se postam para a rapina. Aí tendes perfeitamente o que se refere à comida.

Conclusão

Moisés, porém, disse: "Comei de todo animal que tem o casco fendido e que rumina." O que ele quer dizer? Que (tal animal), quando recebe a comida, conhece aquele que o alimenta, e quando repousa, parece que se alegra com ele. Disse-o bem, considerando o mandamento. Que quer ele dizer? Vinculai-vos àqueles que temem o Senhor, que meditam no coração sobre o sentido exato da palavra que receberam, que ensinam e observam as decisões do Senhor, que sabem que a meditação é alegre exercício e que ruminam a palavra do Senhor. O que significa o "casco fendido"? É que o justo caminha neste mundo e espera o mundo santo. Vede como Moisés legislou bem! Mas, para eles, como é possível compreenderem ou entenderem essas coisas? Nós, tendo compreendido exatamente os mandamentos, os exprimimos como o Senhor desejou. Por isso, ele circuncidou nossos ouvi dos e nossos corações, para compreendermos essas coisas.

2007-02-14 23:18:50 · 6 respostas · perguntado por Emerson FG 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Gilberto então S.Barnabé era um falso profeta? Livro apócrifo são livros que não fazem parte da coleção, mas isto não significa que são falsos e não dignos de crédito

2007-02-15 00:05:11 · update #1

6 respostas

olha eu nunca comi corvo e nem aguia....


do resto até carne de capivara....

o que condena o homem é o que sai de sua boca não o que vai pro bucho ( que dependendo da fome salva a vida do caboclo!!!)

2007-02-14 23:24:51 · answer #1 · answered by lucio_graia 2 · 2 0

O livro de Barnabé a que se refere é um livro apócrifo, não consta na Biblia original hebraica, foi adicionado depois, estes livro apócrifos falam o contrario dos outros livros originais, como por exemplo oração pelos mortos. Quanto ao porco, porque será que Jesus permitiu que uma legião de demônios entrassem numa manada de porcos e este se precipitaram em um abismo? Se realmente ele servissem de alimento Jesus não teria permitido isso, mas permitiu porque são animais imundos. O peixe considerado imundo são os sem escamas, eles não tem proteção nenhuma todas as impurezas das águas entram pela sua pele, e eles caractarísticas de limpadores das águas ou seja comem de tudo que é o caso do mandim por exemplo, este peixe como qualquer coisa é como o urubu só que no fundo do mar. Essa lei não é simbólica e sim leteral, não há um versículo que seja considerando esta lei simbólica. Devemos nos adequar a Palavra de Deus e não querer que a Palavra de Deus se adeque a nós, quando a porta se torna estreita queremos alargar, torcer a Palavra para que tudo na vida fique do mesmo, não sendo preciso mudar nada, sem fazer nenhum esforço. É por essas e outras que jesus disse: "13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:13 a 15.

2007-02-14 23:43:33 · answer #2 · answered by Gilberto 5 · 2 1

Infelizmente você baseou toda a sua conjectura em um livro que não pertence ao canon sagrado portanto, são apenas suposições humanas não baseadas na palavra de Deus.

2007-02-15 06:09:18 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

Aff!, santa pretenção, vai ver que vc é um escolhido, não tá se achando muito não?. Começasse errando porque acreditas que és melhor que os outros, esqueceu porém que a maior virtude que Jesus propagou é a humildade?. Não adinta ler a bíblia e rezar o dia todo, haja para com seu semelhante respeitando a todos como filhos do mesmo pai.

2007-02-14 23:26:22 · answer #4 · answered by eduardo f 4 · 0 1

moises, moies, moises...
sabe porque moises disse isso com relação ao porco? porque faz um tremendo mal aos rins...
pela posição que se fica abaixado pra comer o bichinho.

2007-02-14 23:28:59 · answer #5 · answered by lcmvip 5 · 0 2

Vejo que o falecido humorista BARNABÉ fez escola , hein !

2007-02-14 23:27:32 · answer #6 · answered by Índião 6 · 0 2

fedest.com, questions and answers