Psicólogo é qualquer profissional que tem formação em Psicologia.
Psiquiatra é profissional que fez formação em Medicina e especializou-se em Psiquiatria.
Terapeuta é qualquer profissional que cuida de outro Ser Humano e pode ter formação em qualquer curso.
Extrato de página sobre terapeuta:
"Terapia é o processo de cura enquanto um terapeuta é a pessoa ou o agente de cura. O dicionário Aurélio define a terapêutica como "parte da medicina que estuda e põe em prática os meios adequados para aliviar ou curar as doenças".
Na sua origem os terapeutas não eram médicos; eram membros de uma escola judáica, o mesmo título que o dos Essênios, que existia antes e durante a época de Jesus. Era espalhada em várias regiões do mundo, sendo o centro mais expressivo situado no Egito, em Alexandria. A sua vida é descrita pelo filósofo e rabino grego, Filon de Alexandria cuja tradução em português com comentários está sendo publicada pela Editora Vozes a partir do livro de Jean-Yves Leloup intitulado "Cuidar do ser". Pois é disto que se trata; eles cuidam do ser. Filon os descreve como sendo filósofos cuja profissão é superior a dos médicos pois a medicina comum às cidades daquela época "só cuida do corpo, enquanto a outra cuida também do psiquismo (psukas), preso por estas doenças penosas e difíceis de curar que são o apego ao prazer, a desorientação do desejo, a tristeza, as fobias, as invejas, a ignorância, o desajustamento ao que é e a multidão infinita das outras patologias (pathon) e sofrimentos". Eles se aproximariam mais dos nossos psicoterapeutas se não fosse o seu alto grau de desenvolvimento e evolução espiritual que faz deles seres plenos de aspiração divina, de lucidez de desapego completo por bens materiais e de "entusiasmo" que os leva a uma vida contemplativa, porém com prudência e sabedoria."
2007-02-14 23:07:01
·
answer #1
·
answered by Samu 5
·
0⤊
0⤋
As diferenças básicas estão na área e abrangência da atuação terapêutica. O terapeuta popular irá tratar os membros da família inseridos dentro do contexto em que se encontram ao que chamamos sistema ( Por isso do termo PSICOLOGIA SISTÊMICA), te indico a leitura de José Angelo Gaiarsa um dos melhores nessa área a meu ver), trabalha-se primeiro micro sistema (núcleo popular) depois macro ( sociedade ). Trabalha-se a visão arquetípica e internalizada de pai, mãe, filho, and so on,funcionalidades e idealizações X realidade, sempre buscando adaptabilidade e minimização de conflitos para maior integração e saúde popular. Buscará a integração de cada indivíduo, a interatividade, a delimitação de funções, liderança, responsabilidades, and so on. Trabalha-se também a afetividade, bloqueios, co-dependencias, and so on. CRIANÇAS - Como a criança se encontra na fase da fantasia e interage melhor dentro desse contexto, o terapeuta utilizar-se há de técnicas de ludoterapia, com isso disponibilizará o "brincar" dentro do processo, dentro da brincadeira são inseridos bonecos, and so on, e a criança então dentro desse mundo de fantasias, repetirá os comportamentos dos membros da família por ela internalizados, e sondar-se-á como ela vê e elabora essas dinâmicas, áreas de conflito e p terapeuta intervirá com os pais e ou irmãos, escola,and so on. Desenhos e teatralizações também são utilizados. ADOLESCENTES - Como a fase é distinta da infância e o adolescente está passando por profundas mudanças físicas e emocionais, o terapeuta intervirá nesse âmbito sondando possíveis conflitos orientando-o e também orientando os pais e aqueles com quem ele interage. Não é minha área mas existem técnicas específicas para isso, conjuntamente poderá haver a sondagem de interêsses e da vocação deste entre outros. O terapeuta terá uma vasta gama de possíveis atuações com o adolescente, música, dança, teatro, enfim, é muito interessante! Bjão =)
2016-12-17 16:44:47
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Canhotinho, Psicólogo é o profissional que trata dos distúrbios psicológicos, isto é, traumas, vícios, transtornos depressivos, transtornos obsessivos compulsivos, dentre outros dentro desta área. Psiquiatra, é o profissional que trata dos distúrbios psíquicos, tais como, esquizofrenia, paranoia, isto é, doenças que alteram o comportamento e a personalidade. No primeiro caso, não se faz uso de medicamentos, no segundo o uso dos medicamentos (psicotrópicos) são constantemente usados. O momento em que o paciente se encontra no consultório chama-se Terapia, daí, terapeuta, que pode ser tanto o Psiquiatra, Psicólogo como o Psicanalista, que faz a mesma coisa que o Psicólogo.
2007-02-17 08:06:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acrescentaria à lista o "psicanalista" que é um profissional Clínico com formação ou não em medicina, que pratica a Psicanálise (descoberta por Freud) empregando metodologia própria pelo princípio evasivo, atuando no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, etc. e perturbações sexuais e somáticas de origem psíquica.
(normalmente utilizando o divã)
2007-02-16 04:59:22
·
answer #4
·
answered by Silvana 2
·
0⤊
0⤋
Você é terapeuta!!!
Sabia que quando você faz aquele cházinho de limão com mel e alho para curar uma gripe de alguém, ou a sua própria, você está instalando uma terapia no momento, pois bem, naquele momento você é terapeuta.
Há uma "linha" que diz que todos nós devemos ser, no mínimo, nossos terapeutas, alimentação, exercícios, estilo de vida etc.
Psicólogo faz um curso da área de Humanas e não pode prescrever medicamento algum ou exames laboratoriais.
Basicamente o psicólogo trata do espírito, da alma (psiquè).
O MÉDICO Psiquiatra, é Médico ! rssss
E tem todas as prerrogativas de um médico.
O psicólogo trata da manutenção do carro, o psiquiatra da garagem, da estrutura física.
O Médico Psiquiatra trata de patologias (doenças) que possuem um fundo fisiológico (desde cerebrais até de substâncias que envolvem o sistema emocional).
O Psicólogo cuida das emoções geradas por motivos subjetivos, sem fundo laboratorial / fisiológico, portanto, nem precisa ter que "poder" passar remédios...
Fique bem com você mesma e com o seu corpo....
2007-02-15 23:20:12
·
answer #5
·
answered by Dinho SP 2
·
0⤊
0⤋
Tearapeuta é o que faz terapia, pode ser psicanalista ou psicólogo.
O psicologo além da terapia, pode aplicar testes, mas não pode administrar medicção.
Só o psiquiatra pode receitar medicação, porque é médico.
Muitos casos, a pessoa pode fazer terapia com psicologo e ainda consultar um médico psiquiatra para poder tomar os remédios.
2007-02-15 08:13:39
·
answer #6
·
answered by ♥ 7
·
0⤊
0⤋
psicologo estuda a mente da gente(as reações, as atitudes), o psiquiatra estuda a parte do corpo (a cabeça)e o terapeuta ajuda a manter o equilibrio, com atividades ocupacionais
2007-02-14 23:23:27
·
answer #7
·
answered by ana maria t 4
·
0⤊
0⤋
As diferenças entre psicologia e analise são pequenas. O psicologo vasculha desde a infancia ate o presente pra determinar algum fato que possa ter desencadeado o problema atual. Fobia por exemplo é uma maifestação do cerebro quando algo no passado nao foi resolvido, portas ou feriadas abertas.
O anlista analisa sua vida, o ambiente, seus descontentamentos afim de de conduzi-lo a uma saida, ele só nao apronfunda tanto quanto o psicologo.
O psiquiatra usa medicações como alternativa pra solucionar o problema, faz uso dos psicotrópicos que agem do sistema cerebral.
Beijossssss ♥
2007-02-14 23:14:12
·
answer #8
·
answered by Psico£ove ® 6
·
0⤊
0⤋
A formação de um Psiquiatra desenvolve-se no âmbito da Medicina, isto é, frequentou um curso de Medicina após o qual se especializou em Psiquiatria. Neste sentido, um Psiquiatra é um médico.
De uma forma geral, a Psiquiatria tem por objetivo tratar as doenças mentais que possuem uma causa orgânica (endógenas). Neste sentido, utiliza exclusivamente o modelo médico, tanto no diagnóstico como no tratamento das doenças. Aqui os problemas são vistos como uma doença ou perturbação, no âmbito dos quais o psiquiatra recorre a recursos da medicina (análises, técnicas de radiodiagnóstico, electroencefalogramas, etc.) a fim de estabelecer diagnósticos e levar a cabo o tratamento, este último predominantemente baseado na terapia medicamentosa (psicofármacos). Sendo um médico, o Psiquiatra tem uma formação que lhe permite a prescrição de fármacos.
Existem, contudo, muitos psiquiatras que realizam uma formação complementar (Psicanálise, Psicodrama, Gestalt, Cognitiva, etc.), o que lhes permite desenvolver intervenções psicoterapêuticas.
O Psicólogo não é um médico, mas sim um profissional que finalizou o seu curso superior em Psicologia.
Por receber influências e hibridizações teóricas de diversas áreas (Filosofia, Medicina, Ciências Humanas em geral) a Psicologia possui um espectro de actuação muito mais amplo do que a Psiquiatria (como em empresas, escolas, comunidades, hospitais, etc.).
Genericamente, o Psicólogo entende os problemas psicológicos essencialmente como consequências de experiências de vida e experiências relacionais, ligadas à maneira como a pessoa foi desenvolvendo a sua maneira de lidar consigo e com os outros. Assim sendo, o trabalho deste profissional passa pela intervenção psicoterapêutica, pelo aconselhamento psicológico ou outras modalidades que visem a promoção do desenvolvimento do indivíduo, focando-se nos processos mentais, emocionais e fisiológicos que afectam o comportamento e funcionamento humano. De uma forma geral, o Psicólogo estuda e diagnostica os problemas do indivíduo através de entrevistas, questionários e instrumentos de avaliação, sempre no âmbito de uma relação estabelecida entre o profissional e o cliente e dentro de uma moldura psicossocial. De resto, os benefícios da Psicologia e da Psicoterapia emergem da relação terapêutico estabelecida entre o cliente e o terapeuta durante o desenrolar de cada processo.
Uma das principais diferenças entre um Psicólogo e um Psiquiatra consiste no facto do primeiro não poder receitar medicamentos. Isto acontece em virtude de não ter formação médica, mas também porque a sua forma de conceber a intervenção não se prende com este tipo de terapêutica. No entanto, se considerar que a prescrição farmacológica é do melhor interesse do seu cliente, o psicólogo poderá aconselhá-lo a procurar um psiquiatra ou o médico de família para obter o referido apoio medicamentoso.
Geralmente o terapeuta é algum psicólogo que se especializou em algum tipo de terapia...por exemplo:Terapeuta sexual...
2007-02-14 23:05:02
·
answer #9
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
0⤋
Terapeuta é um termo genérico para pessoas que curam, utilizando algum método ou técnica. O acupunturista usa a técnica das "agulhas" e é um terapeuta. O psicólogo e o psiquiatra também são terapeutas, pois usam métodos de cura. A diferença entre psicólogo e psiquiatra está nos métodos e na sua formação. O psiquiatra tem formação em Medicina e geralmente prescreve medicamentos. O psicólogo usa outras técnicas (como regressão, aconselhamento, hipnose) mas não pode preescrever medicamentos.
Um tipo de tratamento não exclui o outro e para uma melhor terapia, pode-se tanto precisar do psiquiatra quanto do psicólogo ao mesmo tempo.
2007-02-14 23:04:18
·
answer #10
·
answered by Luz 6
·
0⤊
0⤋