Claro que a problemas em retirar a válvula termostática, senão ela não estava alí, ainda aparecem alguns dizendo de boca cheia que não faz diferença, quando se faz uma afirmativa ou negativa a um questionamento deve-se explicar porque e não apenas "chutar" de primeira, o questionamento é tecnico, quem não tem condições de responder deve se abster, diferente de uma pergunta de opinião, aonde cada um tem a sua.
Amigo por partes, o cebolão é a peça responsavel pelo acionamento da ventoinha em caso da mesma alcançar a sua temperatura de set point (temperatura especifica pré ajustada pelo fabricante e compativel para o modelo do motor) os veiculos mais modernos possuem sensor de temperatura, a diferença básica entre eles é que o cebolão fecha esse contato direto, e corta o mesmo quando a temperatura abaixa, já o sensor´coleta o sinal e o envia para a central, ela é que coleta esse dado e processa o liga/desliga da ventoinha de acordo com o sinal recebido.
Já a valvula termostática é responsável pelo controle de temperatura do motor, sua principal função é aumentar a temperatura rapidamente até o mesmo atingir sua temperatura ideal de funcionamento, enquanto a temperatura não é alcançada a passagem para o radiador é fechada e o processo fica confinado ao recirculamento de agua pelo bloco, quando a temperatura vai alcançando a a temperatura de set point ( já explicado acima) a mesma vai abrindo até permitir o fluxo pleno para o radiador.
por que a mesma não deve ser retirada? simples ,pois o motor não foi feito para trabalhar nem frio nem quente demais, foi feito para trabalhar dentro de uma faixa ideal de temperatura, daí a importancia da utilização da valvula termostatica correta, pois cada uma possui um set point especifico, não vou entrar em detalhes sobre temperatura ideal, vou abordar genericamente o tema, essa temperatura ideal de funcionamento evita a condensação do combustivel na camara de combustão, permite que o motor trabalhe mais justo, pois cada motor é projetado para trabalhar com folgas especificas e dilatação das suas peças móveis, dado o emprego de metais diferentes em sua construção, além disso no caso dos veiculos mais modernos, um "desarranjo" no sistema de coleta de dados do motor o que aumentará o consumo de combustivel, pois os dados coletados principalmente pela sonda lambda serão comprometidos, o motor tende a um desgaste prematuro, pois como as suas infímas folgas de trabalho internas não serão alcançadas provocando aumento das folgas.
Com esse exposto, posso te afirmar que independente do calor externo voce nunca deve retirar a valvula termostática, troque essa prática rudimentar e sem nenhum embasamento tecnico por uma manutenção adequada no sistema de arrefecimento do motor, água aditivada, radiador limpo e desobstruido, mangueiras sem vazamentos tanque de expansão bem vedado e com tampa, valvula termostática no lugar. lembre-se que o sistema de arrefecimento do motor é um dos mais importantes, a maioria só se lembra da sua existencia quando motor ferve, aí o motorista recorre a um "lambão" de beira de estrada que toma essa medida idiota de retirada de valvula termostatica, espero ter elucidado sua duvida, um abraço e sds.
2007-02-15 00:30:28
·
answer #1
·
answered by rubem r 5
·
7⤊
3⤋
Sim. A válvula termostática bloqueia a passagem da água que está no bloco do motor para o radiador, fazendo com que o motor aqueça mais rapidamente. Os motores modernos são projetados para funcionar numa determinada temperatura (varia de um fabricante para o outro). Até atingir essa temperatura, as peças móveis funcionam "apertadas". Com o aumento da temperatura, as peças se expandem e o motor trabalha mais solto. Sem a válvula termostática, o motor demoraria mais a atingir a temperatura ideal, pois toda a água do sistema estaria sendo refrigerada e, com isso, ficaria mais tempo funcionando "frio", aumentando o desgaste, poluindo e desperdiçando combustível.
Mantenha a válvula termostática, e fique de olho na temperatura do motor.
Crie o hábito de dar uma olhada no painel quando parar no sinal (semáforo; sinaleira ou como vocês chamarem aí). Nos momentos livres, levante a tampa do motor e dê uma olhada no nível do óleo do motor, na água do radiador e no nível do óleo do freio. Veja se há algum vazamento de óleo e água no bloco do motor. A água deixa uma mancha no bloco do motor, no local onde ela vaza e o óleo vai sujar o bloco, além de deixar o chão sujo. Fácil de ver, se você estacionar sempre no mesmo lugar.
Dê uma olhada na parte interna das rodas para ver se há algum vazamento do óleo de freio.
Você faz isso em menos de um minuto (pode cronometrar). Se fizer isso uma vez por semana, vai ficar sempre tranqüilo.
Não esqueça de trocar o óleo do motor dentro da quilometragem recomendada pelo fabricante do seu carro e o óleo de freio, pelo menos, uma vez por ano. NUNCA deixe de manter a água do radiador com a proporção correta de aditivo. Aí no nordeste ele faz mais falta do que aqui no Rio de Janeiro. Além do mais, é tão barato que é besteira não usar o aditivo de radiador, como manda o manual.
Alguns segundos do seu tempo e alguns Reais são suficientes para ser carro estar sempre bem conservado.
3 litros de óleo de motor, 500 ml de óleo de freio, 3 litros de aditivo para radiador e uma válvula termostática, custam muito menos do que um bloco de motor, mais a mão de obra da retífica e mais a mão de obra do mecânico que vai levar o motor para a retífica. Sem falar no tempo que você vai ficar à pé.
Abraços.
2007-02-15 04:57:30
·
answer #2
·
answered by Paulo Felix 5
·
2⤊
0⤋
Veja, colega, que num regime de produção econômica de automóveis como o que temos hoje, em que as montadoras economizam em tudo para manter o preço do carro sem diminuir sua margem de lucro, a válvula termostática têm resistido bravamente.
Ou seja, se não possuísse função, não existiria.
Ocorre que a ausência da válvula não faz com que o motor trabalhe mais frio (ou menos quente), ela apenas controla o tempo que o motor demora para atingir esta temperatura, e isso sabidamente nada ou, na melhor das hipóteses, muito pouco tem a ver com o clima em que se está. No caso de veículo com injeção eletrônica, a central está ajustada para funcionar de acordo com a temperatura do motor; se a válvuloa for removida a central entrará em modo de emergência, tornando o funcionamento do motor irregular, com prejuízos ao consumo e ao desempenho.
Além disso, o motor que demora mais a atingir sua temperatura ideal apresentará fatalmente desgaste prematuro. Um abraço.
2007-02-16 05:58:48
·
answer #3
·
answered by CSS™ 7
·
2⤊
1⤋
Na minha modesta opinião a válvula termostática serve para ajustar a temperatura do motor mais rapidamente. Veja se ela esta fechada vc liga o carro o motor começa a aquecer rápido pois a água o resfria se ela não pode sair do bloco porque a válvula esta fechada o que acontece: 20°c para 40°c para 60°para 80°c há um material dentro da válvula que precisa ficar quente para ela abrir ela não abre sozinha esse material tem uma temperatura mínima para começar a expandir e abrir a válvula do meu carro é 82°c vem escrito nele vejam abaixo disso ela vai ficar fechada . e quando ultrapassa essa temperatura ela começa a abrir resumindo se vc tá num lugar frio ela vai demorar a abrir mas se esta num lugar quente isso ajudaria ela a abrir mais rápido isso é fato. O que eu acho que o engenheiro que projetou a válvula poderia ter colocado uma luz no painel ligada a ela que ficaria acesa até ela abrir e apagaria quando ela estivesse fechada . Se isso acontece o carro ferveria? vc notaria logo defeito nela pois o carro vai aquecendo e a luz não ia apagar quando estivesse com defeito acho que ajudaria muito. acho que ela devia abrir com a temperatura mais baixa 50°c porque esquentar tanto até liberar a agua para o radiador
2017-01-04 18:15:50
·
answer #4
·
answered by fernando 1
·
0⤊
0⤋
bom certa vez o mecanico da seguradora retirou a valvula e disse que éla não servia para nada...(num palio que eu tive)
resultado = o carro não trabalhava na temperatura ideal...o cunsumo subiu de uma forma que me assustei......
2007-02-16 01:15:56
·
answer #5
·
answered by bic 4
·
1⤊
1⤋
o problema de rodar com o motor frio, é que o oleo não circula direito e acaba fazzendo aquela " borra" que é prejudicial ao motor, cada carro tem uma temperatura para qual foi projetado e ele deve rodar sempre nesta temperatura, por isto existe a valvula termostastica.
2007-02-15 11:55:27
·
answer #6
·
answered by Rubens 3
·
0⤊
0⤋
Sempre que eu compro um carro a primeira coisa que vai pro lixo é a tal válvula termostática.
Ela fecha a passagem da água até o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento e quando aquecida ela libera a passagem.
Mas as vezes ela trava, o motor ferve e lá se foi o cabeçote do motor.
Nunca tive problemas em tirar a válvula termostática, sempre fiz isso a mais de 20 anos inclusive nos meus carros a álcool.
2007-02-14 23:39:02
·
answer #7
·
answered by Lugano 7
·
0⤊
0⤋
Prejudicar não prejudica mas atrapalha se o clima estiver frio.
2007-02-14 22:31:40
·
answer #8
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Pode retirar sim, sxem problemas, não acontece nada.
2007-02-14 22:31:28
·
answer #9
·
answered by Gaúcho 4
·
0⤊
0⤋
Em África também fazem o mesmo retirando o termostáto, o único problema é de manhã o carro não desenvolve bem até atingir a temperatura ideal. Fiz isso em dois carros que tive e nunca prejudicou o motor
2007-02-14 22:28:09
·
answer #10
·
answered by Manuel Gomes Barbosa 7
·
0⤊
0⤋