Cistite
Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). Outros microorganismos também podem provocar cistite.
Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à cistite. No entanto, ela é prevalente nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua incidência. A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus.
Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata e conseqüente retenção de urina na bexiga pode causar cistite.
Sintomas
·Necessidade urgente de urinar com freqüência;
·Escassa eliminação de urina em cada micção;
·Ardor durante a micção;
·Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
·Febre;
·Sangue na urina nos casos mais graves.
Diagnóstico
·Levantamento da história clínica do paciente e de seus sintomas;
·Exame de urina tipo I;
·Urocultura com antibiograma (para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento).
Recomendações
·Beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da bexiga;
·Urine com freqüência. Reter a urina na bexiga por longos períodos é uma contra-indicação importante. Urinar depois das relações sexuais favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário;
·Redobre os cuidados com a higiene pessoal. Mantenha limpas a região da vagina e do ânus. Depois de evacuar, passe o papel higiênico de frente para trás e, sempre que possível, lave-se com água e sabão;
·Evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade, porque facilitam a proliferação das bactérias;
·Suspenda o consumo de fumo, álcool, temperos fortes e cafeína. Essas substâncias irritam o trato urinário;
·Troque os absorventes higiênicos com freqüência para evitar o proliferação bacteriana.
Tratamento
O tratamento das cistites infecciosas requer o uso de antibióticos ou quimioterápicos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina. Especialmente nas mulheres, as recidivas podem ser freqüentes e mais graves, mas, se o tratamento for seguido à risca, a probabilidade de cura é grande. Por isso, é preciso tomar os medicamentos respeitando o tempo recomendado pelo médico mesmo que os sintomas tenham desaparecido com as primeiras doses.
2007-02-14 21:18:41
·
answer #1
·
answered by AMRR 5
·
0⤊
1⤋
Cistite é ocasionada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e que é muito importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). Outros microorganismos também podem provocar cistite.
A falta de higiene com os alimentos ,com a alimentação e o corpo tem tudo a ver.
2007-02-15 05:57:59
·
answer #2
·
answered by Creuzinha 6
·
0⤊
0⤋
As cistites decorrem da invasão da bexiga por bactérias de origem intestinal, que penetram no trato urinário da uretra ( figura 2 ). Dois fatores anatômicos explicam a maior propensão das mulheres a desenvolverem cistites.
1) Proximidade entre o ânus, a vagina e o orifício de abertura do canal uretral.
Como mostra a figura 2, o orifício uretral na mulher abre-se na vagina e esta encontra-se bastante próxima ao ânus. Mesmo em mulheres com hábitos higiênicos locais cuidadosos, torna-se fácil a contaminação da vagina por bactérias intestinais e a subseqüente invasão da uretra.
2) Comprimento de uretra- O canal uretral mede cerca de 25cm no homem e de 3 cm na mulher. O pequeno comprimento da uretra na mulher torna muito mais fácil a ascensão e a invasão da bexiga por microrganismos vaginais.
CISTITES E ATIVIDADE SEXUAL
Algumas mulheres podem desenvolver cistites no início de sua atividade sexual sendo, por isso, denominadas cistites de lua-de-mel.
1- Inoculação de bactérias na uretra durante o ato sexual;
2- Traumatismo direto do pênis sobre a bexiga vazia: muitas mulheres têm o hábito de esvaziar a bexiga previamente ao coito, permitindo com isso um maior traumatismo diretamente sobre a bexiga e favorecendo assim a cistite ( a urina dentro da bexiga funciona como um amortecedor do trauma).
2007-02-15 05:20:07
·
answer #3
·
answered by Perfil Desativado 7
·
1⤊
1⤋
Na maioria das vezes,por água e alimentos contaminados por bactérias e ,a pessoa evacuar e ñ lavar em seguida,pode trasmitir a bactéria coli(mora nos intestinos) pra bexiga.
Bjks.
2007-02-15 11:39:38
·
answer #4
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
1⤋