Os protestantes calvinistas foram muito mais severos que a Inquisição Católica. Isso porque os países católicos do Velho Mundo sofreram uma influência liberalizante, que foi o surgimento dos livre-pensadores do Iluminismo, no Século XVIII. Essa revolução "oxigenou" a sociedade, reprimida pelo pensamento pesadamente religioso.
Os calvinistas dos Estados Unidos - os puritanos - não tiveram uma revolução liberalizante como o Iluminismo, e o ambiente religiosos continuou até hoje opressivo
Salém fora colonizada pelos puritanos, que ali construíram uma comunidade de cunho teocrático e voltada para si mesmo. Desde 1626, quando ali chegaram , fugindo da perseguição religiosa na velha Inglaterra, tiveram que conviver com animais selvagens, índios e um nova terra muito diferente do que tinham no velho mundo. Isso fez com que lendas e superstições do local influenciassem o rígido estatuto sobre o comportamento religioso da comunidade.
Os puritanos seguiam uma moral severa, com base na Bíblia, e se consideravam o povo escolhido por Deus, não permitindo a ingerência de pessoas que não seguissem os seus ditames fundamentalistas. Ninguém em Salém podia entrar na igreja senão eles, nem ter terras na região senão eles.
A cidade era administrada pelos ministros da religião, que não titubeavam em excomungar quem não participasse do culto na igreja, punindo com a perda do direito de voto e de propriedade o faltoso pregresso. Não se permitia praticamente nada senão a participação no culto na igreja e conversas entre vizinhos. Dançar era considerado pecaminoso; festas ou diversão para jovens eram proibidas, tudo que dava prazer era considerado obra do diabo, e era dever de cada membro da comunidade zelar para que o diabo não marcasse presença ali. A comunidade acreditava ainda que seus principais líderes haviam sido escolhidos por Deus e que o paraíso já lhes estava reservado antecipadamente. Para os demais membros, a salvação era considerada difícil, pois o zelo pelos bons princípios estava permanentemente ameaçado pelo diabo, com suas artimanhas, enganações e tentações fatais. Desse modo, era preciso levar uma vida austera e trabalhar duro para afastar as tentações e cair nas graças de Deus.
Baseavam seus preceitos nos rígidos preceitos bíblicos do Velho Testamento. Para eles, Satanás tinha seus coadjuvantes na terra: bruxas, feiticeiros, e outros seres que escolheram servir à obra do mal, fazendo um pacto com ele.
Foi nesse clima opressivo que Betty Parris, filha do revendo Parris, e suas amigas Abigail Williams, Anne Putnan, e Mary Walcot começaram a ter pesadelos e alucinações, acusando algumas pessoas da comunidade de bruxaria.
Como não tinham lazer algum, elas se reuniam para ouvir estórias que Tituba contava, sendo que certa vez Tituba as levou inocentemente para a floresta e dançou com elas, como faziam os negros em Barbados.
Porém era proibido dançar, pelas leis teocráticas da comunidade, e as meninas ficaram com a consciência pesada
E por esse “crime”, as meninas começaram a se autopunir, tendo crises de choros, desmaios, catalepsias, convulsões e falta de concentração quando estavam no culto na igreja. Tinham pesadelos, e mesmo nos pesadelos as mocinhas – a mais nova com 9 anos e a mais velha com 16 – compartilhavam da mesma representatividade: viam um homem negro, muito alto, que as raptava e as obrigava a assinar um livro de capa preta, que as tornaria um membro adorador do diabo. Como se recusavam, ele xingava, e as obrigava a assistir a uma cerimônia onde muitas pessoas que já haviam aceito seu convite beijavam-lhe os pés e as mãos.
Depois de Tituba, as três primeiras pessoas a serem acusadas pelas meninas foram Bridget Bishop e Sarah Good, duas mulheres meio mendigas da comunidade, e Sarah Osborne, que, simplesmente pelo fato de quase não freqüentar a igreja, era considerada uma mulher de vida dissoluta.
Foi instaurado um tribunal na cidade para julgar os casos de bruxaria, e o governador de Massachusetts mandou um representante - que também era puritano -, para comandar o tribunal.
As meninas acusavam sistematicamente, e em determinado momento 150 pessoas abarrotavam a prisão esperando sua vez de depor, enquanto outras eram torturadas e executadas na forca. Doze pessoas foram executadas, dezenas de outras torturadas. A histeria tomou conta do lugar, e mesmo pessoas influentes começaram a ser acusadas, e nem mesmo os animais foram poupados da acusação de bruxaria: dois cachorros foram enforcados!
Por mais paradoxal que pareça, se a pessoa confessasse que realmente tinha parte com o demônio, escapava das punições, pois se acreditava que a confissão quebrava o pacto com o diabo, minando-lhe a força de atuação. Mas a vergonha de confessar isso, de ficar marcado frente à comunidade, levou muitas pessoas a preferir os mais hediondos métodos de tortura, como a colocação gradual de pedras sobre o corpo do acusado, que, se não confessasse, morria esmagado. Com os que morreram sob tortura, as vítimas chegaram a 20.
Ciúmes, rixas, invejas, cobiça, intriga, tudo foi levado para o tribunal como se fosse bruxaria. Perdeu-se qualquer consideração pelas pessoas: Rebecca Nursey, uma senhora de 72 anos, mãe de 11 filhos e 26 netos, caridosa e religiosa, foi sumariamente enforcada simplesmente porque o tribunal apresentou nos autos “provas concretas” contra ela.
O terror pairava sobre a comunidade, os órfãos vagavam famintos pela cidade, e a normalidade só voltou a Salém quando a própria mulher do governador foi acusada de bruxaria, por ser amiga da senhora Carey, cujo marido, rico e influente, subornou os guardas da prisão para que a libertassem.
O governador extinguiu o tribunal, e, mais tarde, as excomunhões foram suspensas, as famílias dos acusados indenizadas e a reputação dos executados foi restaurada.
Será que depois disso ainda se pode culpar unicamente os católicos? Ou admitir que todos cometeram erros?
2007-02-14 07:37:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Mas não parou de acontecer olhe só:
"É sabido que Bush se julga imbuído da missão, que lhe foi imposta por Deus, de instaurar a democracia em outros países a ferro e fogo, nem que sejam necessários matanças e massacres."
"... na religião de Bush, quem enriquece é abençoado por Deus e os pobres são pobres porque são pecadores."
"(Um grupo religioso americano atribuiu o tsunami a um castigo de Deus contra os homossexuais que vão fazer turismo sexual nos paraísos tropicais.)"
Fonte: http://carosamigos.terra.com.br/outras_edicoes/edicoes_especiais/terraemtranse/renato_pompeu.asp
2007-02-14 12:16:54
·
answer #2
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
11⤊
1⤋
Pois é, a Igreja Católica errou por demais com a Inquisião. Nao vamos tapar o sol com a peneira. Mas redimiu-se dos seus erros lastimáveis.
No entanto, os protestantes , que tanto falam sobre a inquisição, vivem cometendo erros gravissimos contra a fé alheia.Aqui mesmo, onde moro, sempre tem uns grupinhos de "evangélicos " que entram em igrejas históricas para arrebentar e destruir imagens seculares do barroco brasileiro. Depredam Igrejas, altares, imagens sacras e ainda deixam "mensagens " em nome de Deus.
Se pudessem, com certeza, colocariam literalmente, muitas pessoas na fogueira e acabariam com muitas vidas
Nao aceitam , nao respeitam e querem impôr as suas idéias à força
E a ira deles nao sao só contra católicos " idólatras", mas espíritas,umbandistas, esotéricos, etc...
Eu vivo me perguntando o que esses tais protestantes acham dessas benzedeiras que a gente encontra pelo interior desse Brasil que rezam " mal olhado" " espinhela caída ", cólica de nenê, etc.
2007-02-14 14:11:06
·
answer #3
·
answered by ROSANA 6
·
5⤊
0⤋
Engraçado, falam muito na Inquisição, mas esquecem que o Protestantismo também não é um mar de rosas, e já fez muito mal, pra muita gente...
Ou seja, o mal está no ser humano, e não na religião. Foram seres humanos degenerados que lideraram esse episódio das Bruxas de Salem, a Noite de São Bartolomeu, a Inquisição, enfim, aqueles seres humanos degenerados já se foram, já morreram. As instituições às quais eles pertenciam não merecem ter, certamente, seus nomes manchados por causa de atos do passado, realizados por seres que, como eu disse, eram degenerados.
2007-02-14 12:55:18
·
answer #4
·
answered by Verbena 6
·
5⤊
0⤋
oi irmãozinho Salve!!
vc reparou Bento que as respostas são todas por monólogos, não expandem o assunto tão pouco levam a sério.
é o mesmo que jogar palavras na parede.
existe uma inquisição diferente em tempos de hoje onde tudo é o diabo, demonio, demo, a IURD por exemplo chega a machucar as pessoas na pratica do exorcismo, ja ví casos aqui recentemente que a mãe do rapaz esta na UTI bateram muito na cabeça dela, outro caso é pulso quebrado, mão quebrada perna quebrada, ja responderam processos tiveram que indenizar as vitimas, isso não se comenta abafa-se .
e o que vem a ser isto? fanatismo, manifestações do fanatismo, gente que cai, pastor que assopra no microfone e pessoas caem no chão, pessoas fracas, de fácil dominio.
e de vez em quando vamos ver muito desequilibrio por parte dos evangélicos, assim como aquele pastor que ateeou fogo numa criança dentro de um baú.
o povo esqueçe c/facilidade, mas vem a tona de vez em quando e de vez em quando vamos nos deparar com essas palhaçadas descabiveis manifestações do fanatismo
2007-02-14 12:36:05
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
A Paz, Bento!!!
Vc ainda perde tempo tentando falar com os protestantes... se eles querem protestar, mesmo que estejam errados, sempre protestarão, e só vão parar de protestar quando Jesus quiser...
Cuidado com o Yahoo, com o que lê e escreve, pode fazer mal para o seu caminho vocacional...
Ahhhh, e parabéns, seu niver foi domingo, né???
Deus abençoe!!!
2007-02-14 12:27:17
·
answer #6
·
answered by Do Céu 3
·
4⤊
0⤋
Junte a isso as milhões de pessoas que morreram e morrem por proibições de usar vacinas, transfusão, remédios, transplantes, alimentação deficitária induzida, etc... a negativa à ciência que tanto vemos.
Hoje os evangélicos se protegem dizendo que isso são dogmas pertencentes apenas aos Testemunhas de Jeová, mas na verdade todas as correntes evangélicas tinham os mesmos dogmas, com o passar dos anos foram aceitando para evitar perder fiéis, o que vêm ocorrendo com as saias, cabelos compridos e ternos, que vêm sendo abolidos para manter fiéis, principalmente os mais jovens na igreja.
É como se Deus mudasse de idéia de certas coisas, de tempos em tempos.
Apesar de negarem e passarem tal dogma somente aos TJ, é recente por exemplo o caso da filha de Pelé, que orientada por um pastor deixou de fazer quimioterapia e ficou esperando "Jesus curá-la".
Quantos ilustres desconhecidos morreram da mesma forma esperando a cura de Jesus??? Quantos acabaram não parando nos jornais, por serem pessoas humildes???
Deus nos deu a inteligência para buscarmos na ciência esse tipo de auto-suficiência.
É por todas as pessoas que morrem no mundo, por culpa desses fanatismos, que devemos olhar... E não tratar como um caso do passado, pois o presente está aí, e pessoas continuam morrendo vítima de fanáticos e charlatões....
2007-02-14 13:20:54
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Olá gostei muito do que vc escreveu, vale a pena lembra pois, se isso ocorresse de novo mais num estilo mais moderno, tipo perseguição aos espíritas, Umbandistas, pagãos e outros, sim, podes crê que teria muitos que se dizer " religiosos " principalmente esses que gostam de citar a bíblia e batem no peito dizendo que só estão vivos graças a Jesus ou deus. Seriam os primeiros a acender o fósforo, bem, convenhamos eles já descriminam outras pessoas que não tem o mesmo pensamento deles, imagina se tivessem o poder de se livrarem de nós...
As vezes não intendo, pois, o que adiante falar que é dessa ou aquela religião, se deus é amor, se somos todos irmãos, e sempre acabam criticando, a religião ou modo de vida dos outros...
As religiões não falam em amor e respeito ? A já sei amor e respeito com quem tem a mesma idéia que vc e o resto que queime na fogueira...
Essa é minha opinião, principalmente desde que começei a ler as perguntas e resposta sobre religiões..
2007-02-14 12:44:54
·
answer #8
·
answered by Ananda 3
·
2⤊
0⤋
Irmãozinho Bento, não sou protestante e nem ateu, muito menos católico, mas você não acha que um erro não justifica o outro?
2007-02-14 12:28:25
·
answer #9
·
answered by fenix88 1
·
2⤊
0⤋
Interessante é, mas para quem não acredita "nadica" de nada sobre bruxaria e além do mais do território do Buch.... Ugh!
2007-02-14 12:17:35
·
answer #10
·
answered by Creuzinha 6
·
2⤊
0⤋