Existem alguns sinais que vão indicar se você já está no trabalho de parto ou se ele está perto. São eles:
Expulsão do tampão mucoso
O colo do útero apresenta uma secreção mucosa, o tampão mucoso, que se parece com uma rolha. Tem a função de evitar que germes alcancem a bolsa na qual o bebê fica durante a gravidez. Próximo do parto, esse tampão sai do colo e é percebido como uma secreção mais espessa que pode vir acompanhada com sangue. Não é indicação de que você deva ir para o hospital, mas sim de que o trabalho de parto não vai demorar a começar. Relaxe e não se precipite. Se continuar na dúvida, ligue para o seu médico.
Contrações
São dores tipo cólica menstrual, que se iniciam nas costas e descem em direção à barriga, associadas a um certo endurecimento da barriga. As contrações começam bem leves e vão aumentando de intensidade, duração e frequência. No início, têm a duração média de 10 a 15 segundos ocorrendo a cada 20 a 30 minutos. Depois passam a durar cerca de 20 segundo, com intervalos de 10 a 15 minutos. É muito comum, ao se aproximar o parto, as contrações começarem e desaparecerem após certo tempo. O que importa é sua regularidade. Normalmente aparecem de madrugada e no final da tarde, desaparecendo após um período de repouso de lado.
Finalmente, quando temos uma a dus contrações a cada 5 a 10 minutos, é hora de ir para o hospital. Ligue para o seu médico.
Ruptura da bolsa d'água
O bebê fica dentro de uma bolsa d'água que o protege. Quando o parto está próximo é possível que se rompa e o líquido amniótico saia. Quando esse líquido sai, escorre em grande quantidade, podendo molhar o lençol, se você estiver deitada, ou então escorrer pelas pernas até o tornozelo. O líquido amniótico é claro e tem cheiro forte, lembrando água sanitária. Se isto acontecer, não se apavores. Você tem tempo suficiente parar arrumar suas coisas e as do bebê e ir para o hospital. Informe seu médico.
É muito comum, pelo fato de a barriga comprimir a bexiga, a perda espontânea de urina; e às vezes essa perda de urina é confundida com perda de líquido amniótico. Se você tiver dúvida, ligue para o seu médico e relate o que está acontecendo.
Sangramento
É comum, no final da gestação, quando o colo está se preparando para dilatar ou quando o tampão mucoso é liberado, que um pequeno sangramento suje sua calcinha.
Agora, se ocorrer sangramento parecido com sua menstruação - ou se esse sangramento vier acompanhado com dor forte-, você deve ir para o hospital e informar o médico imediatamente... boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2007-02-14 06:20:39
·
answer #1
·
answered by KKzinha 6
·
1⤊
0⤋
Oi, Carol!
Muita mulher pensa que a contração só vem qdo vc vai ter bebê e não é assim. As contrações podem ocorrer a qualquer momento depois do 6º mês, se vc fizer algum esforço que não devia, por exemplo abaixar-se para guardar roupa numa gaveta. São pontadas no pé da barriga, muito agudas (finas), parece que estão te enfiando uma agulha ou mais na barriga.
Sendo que a contração pra o parto é muito mais forte e vc sente lá dentro, como se alguém arrancasse algo de você. Em geral, quanto mais se aproxima a hora do parto, mais seguidas e compassadas elas ficam, ou seja, vêm e voltam em pausas mais ou menso certas e dp esse tempo vai diminuindo e a dor aumentando até vc ter a criança.
O importante é vc estar calma e tentar suportar, as dores são grandes mas logo passam e vc terá seu bebê contigo pra te alegrar. Um abraço amigo.
2007-02-14 04:21:51
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋