Frederich Wilhelm Nietzsche, ou simlesmente Nietzsche, é considerado o mais ateu dos ateus. Entre seus inúmeros livros que contestam a existência de Deus, sobressai Assim Falava Zaratustra, no qual ele declara a morte de Deus: “O vosso Deus jorrou sangue sobre o meu punhal... Deus está morto”. Todavia, no dia 25 de agosto de 1900, entre crises de loucura, Nietzsche morreu.
Sim, Nietzsche morreu! Aquele que arrogantemente pregou a morte de Deus, morreu. Eis aqui a grande angústia do ateu: a morte. Enquanto com saúde e no fulgor da vida, proclama aos quatro ventos que Deus é mera criação do homem: “Foi o homem quem criou Deus, e não este quem criou o homem”, dizia o não menos ateu Voltaire (1694-1778). Contudo, quando sente o vislumbre da morte, quando percebe a aproximação da eternidade, quando ver aproximarem-se as frias mãos da morte, treme e teme a possibilidade de encarar frente a frente o Grande Juiz, Deus. Ademais, sofre de uma solidão espiritual que corrói a alma.
2007-02-14
03:29:20
·
15 respostas
·
perguntado por
FRANÇA - mais que vencedor
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
treme e teme a possibilidade de encarar frente a frente o Grande Juiz, Deus. Ademais, sofre de uma solidão espiritual que corrói a alma.
O próprio Nietzsche, sem querer, colocou na boca da personagem Zaratustra um pouco desta verdade: “Terrível é estar a sós com o juiz e o vingador da própria lei, como estrela laçada no espaço vazio no meio do sopro gelado da solidão. Ainda hoje te atormenta a multidão, ó solitário!
2007-02-14
03:29:56 ·
update #1
Ainda hoje conservas toda a força de tua coragem e tuas esperanças. Um dia, contudo, a solidão de há de cansar; algum dia se abaterá teu orgulho, e tua coragem vai cerrar os dentes. Um dias clamarás: ‘Estou só!” Chegará um dia em que não poderás ver tua grandeza e em que tua pequenez a verás bem de perto de ti. Teu próprio sublime te amedrontará como um fantasma. Um dia clamarás: ‘Tudo é falso!’”
2007-02-14
03:30:39 ·
update #2
Embora não confesse, pois isso seria demonstração de fraqueza, todo ateu nutre dentro de si uma dualidade que o angustia. Ao mesmo tempo em que reluta crer em Deus, sente-se como que atraídos pela divindade. Isso porque o homem, por mais que procure fugir de Deus, mais dele se aproxima. Em seu coração existe um clamor oculto, um vazio tão imenso quanto o próprio Deus que ele nega. Sim, porque a crença num Ser superior, ainda que não seja propriamente no Deus da Bíblia, é uma das mais tangíveis realidades da existência humana. Prova disso é que nunca foi encontrada, em nenhum período da história, um povo que não acreditasse num Ser Eterno. Quando alguém, por livre iniciativa ou mesmo por iniciativa de outrem, resolve duvidar da existência de Deus, tal pessoa rompe com sua própria essência, portanto, com sua própria vida. Essencialmente, o homem sem Deus é como um carro sem combustível, existe mas não funciona.
Jaime Nunes Mendes
Um parceiro Melodia
www.melodia.com.br
2007-02-14
03:31:03 ·
update #3
É o que eu digo sempre todo ateu pode ser comparado a crianças birrentas, tentando chamar a atenção com suas birras infantis.
Ademais ja disse e repito: A prova de que realmente um homem é ateu se dá na hora da sua morte, foi nessa hora que muitos Ateus históricos acabaram chamando pelo Nome de Deus.
2007-02-14 03:40:10
·
answer #1
·
answered by Roger Abe 3
·
1⤊
5⤋
Sr. protestante, o sr não conhece a misercicordia d e Deus, porque o seu deus é um deus que o sr criou segundo seu proprio interesse, assim como o não-deus de Niestche.
O meu Deus e o Deus dos Cristãos “no fim da vida , só vai nos perguntar o quanto amamos” (Sto. Agostinho).
2007-02-14 12:03:55
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
6⤊
0⤋
Qual é a sua angústia?
Você já se fez esta pergunta?
Você agride todo mundo aqui no YR, não gosta de ninguém, não tolera opiniões contrárias a sua como se você fosse o dono da verdade.
Fica julgando os outros como se fosse o próprio Deus.
Alguma coisa de muito errada há com você. Quando você vai fazer uma introspecção e meditar sobre seus atos?
Logo você, que morre de medo e de vergonha de dizer qual a sua igreja.
Aprenda a coexistir.
Pode denunciar a minha resposta, o importante, é que VOCÊ a leia.
Paz e Bem.
2007-02-14 11:40:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
5⤊
2⤋
Nietzsche está cagando e andando para o que você pensa ou deixa de pensar. E creio que muitos ateus também.
E ainda acredito que a TUA MAIOR ANGÚSTIA é não conseguir manipular a mente de ninguém quanto mais a mente de um ateu.
"macaco quando não alcança a fruta fala que ela está podre"
2007-02-14 11:47:09
·
answer #4
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
4⤊
2⤋
Eu não sou ateísta, mas acho que as angústias dos ateus não são de ordem religiosa... eles temem pelas pessoas que amam, temem por si próprios, como qualquer pessoa.
Duvido que, se alguém apontar uma arma para você, durante um assalto, você também não terá medo da morte, como qualquer "ateu"...
Duvido que você, na sua postura arrogante de achar que só você está salvo, não esteja na mais pura solidão espiritual, e com a "alma corroída"...
Duvido que você, com essa postura arrogante, seja um verdadeiro cristão. Mahatma Gandhi, com todo seu hinduísmo politeísta, era mais cristão do que pessoas como você.
2007-02-14 11:45:09
·
answer #5
·
answered by Verbena 6
·
3⤊
1⤋
Ver pessoas bitoladas que fazem tudo que o pastor manda e quando fica na internet fica postando coisas do tipo copy & paste.
2007-02-14 11:44:34
·
answer #6
·
answered by Ricardo 4
·
4⤊
2⤋
A angústia do ateu não é de ordem espiritual, até porquê ele não crê nisto.
As angústias do ateu se resumem à ordem humana, como violência, tristeza, solidão, incompreensão, falta de perspectiva, desemprego, etc.
Espírito, crença, Deus (precisar de), religião, são palavras que não produzem significado místico, apenas cultural.
O ateu não teme pela danação eterna da alma, pois sequer alma ele crê ter.
O apego intenso à vida, aos entes e amigos faz uma pessoa querer de qualquer forma continuar com tudo isto depois da morte. Logo, esta pessoa se conforta com a idéia de que tudo continuará, de que continuará vendo os parentes, amigos, pessoa amada.
O ateu encara a morte de forma natural. Quando alguém pergunta para o ateu "Mas aí morreu e acabou tudo?! Não tem nada? Não continua?", a resposta do ateu é um simples "Sim".
Não precisa ter continuidade para o ateu, pois ele em um esclarecimento próprio e uma aceitação sem medo sobre a idéia da morte. Não quer dizer que o ateu ame menos, ou queira menos que os que acreditam. Pelo contrário, ele ama tanto quanto, e às vezes até mais.
Os ateus, enquanto ateus, acreditam no amor ao próximo, na bondade, no trabalho e na prosperidade do mundo racional.
E apesar do que muitos pensarão, estes preceitos independem totalmente da existencia de um Deus tal como é descrito.
2007-02-14 12:04:01
·
answer #7
·
answered by Leonardo R. 3
·
3⤊
2⤋
Eu não tenho angústia nenhuma, sou muito feliz e não temo a morte pq sei que não haverá nada depois dela, ao contrário de vc's que tremem de terror com um lugar chamado "inferno". Sobre o que falou: "Sim, Nietzsche morreu! Aquele que arrogantemente pregou a morte de Deus, morreu", nem merece comentário, mas que eu saiba todo ser humano morre, ou não??? Aqueles que pregam a vida de Deus acaso são eternos??? Ou os que pregam a ressureição de Jesus acaso ressucitam???
E sobre o que vc chamou de "prova" da existência de Deus, o fato de várias civilizações acreditarem num ser superior, leia este texto e tente raciocinar livremente sobre ele, tente:
“Onde fica o cemitério dos deuses mortos? Algum enlutado ainda regará as flores de seus túmulos? Houve uma época em que Júpiter era o rei dos deuses, e qualquer homem que duvidasse de seu poder era ipso facto um bárbaro ou um quadrúpede. Haverá hoje um único homem no mundo que adore Júpiter? E que fim levo Huitzilopochtli? Em um só ano – e isto foi há apenas cerca de quinhentos anos – 50 mil rapazes e moças foram mortos em sacrifÃcio a ele. Hoje, se alguém se lembra dele, só pode ser um selvagem errante perdido nos cafundós da floresta mexicana. Falando em Huitzilopochtli, logo vem à memória seu irmão Tezcatilpoca. Tezcatilpoca era quase tão poderoso: devorava 25mil virgens por ano. Levem-me a seu túmulo: prometo chorar e depositar uma couronne des perles. Mas quem sabe onde fica? (...) Arianrod, Nuada, Argetlam, Morrigu, Tagd, Govannon, Goibniu, Gunfled, Odim, Dagda, Ogma, Ogurvan, Marzin, Dea Dia, Marte, Iuno Lucina, Diana de Ãfeso, Saturno, Robigus, Furrina, Plutão, Cronos, Vesta, Engurra, Zer-panitu, Belus, Merodach, Ubililu, Elum, U-dimmer-an-kia, Marduk, U-sab-sib, Nin, U-Mersi, Perséfone, Tammuz, Istar, Vênus, Lagas , Belis, Nirig, Nusku, Nebo, Aa, En-Mersi, Sin, Assur, Apsu, Beltu, Elali, Kusky-banda, Mami, Nin-azu, Zaraqu, Qarradu, Zagaga, Ueras. Peça ao seu vigário que lhe empreste um bom livro sobre religião comparada: você encontrará todos eles devidamente listados. Todos foram deuses da mais alta dignidade – deuses de povos civilizados –, adorados e venerados por milhões. Todos eram onipotentes, oniscientes e imortais. E todos estão mortos.” H. L. Mencken
2007-02-14 11:55:54
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
3⤊
2⤋
Primeiro vamos corrigir um erro. Muita gente que nunca leu Voltaire acha que ele era ateu, qualquer pessoa que o tenha lido sabe que isso não é verdade. Apesar que não acreditar na religião e, principalmente, nas igrejas, Voltaire acreditava sim em Deus.
Mas você acertou em algo, as pessoas morrem, tanto os ateus quanto os religiosos. Isso não me angustia, embora me deixe um pouco triste pensar que um dia não terei próximas as pessoas que me são caras.
Talvez para algumas pessoas acreditar em Deus seja um alívio, um conforto, mas isso não prova que Deus exista. Isso mostra apenas que algumas pessoas são fracas e acreditam nas coisas por motivos errados.
2007-02-15 07:48:43
·
answer #9
·
answered by Neanderthal 4
·
0⤊
0⤋
Não sou ateu, mas acho que a maior angústia de um deles deve ser a de aguentar perguntas idiotas de babacas como você.
2007-02-14 12:36:23
·
answer #10
·
answered by fenix88 1
·
3⤊
3⤋
Não sou ateu, pois ao contrário deles penso e sou autruísta. Mas tenho absoluta certeza que a sua maior angústia está na sua crença da existência do nada, o nada de onde eles vieram, o nada para onde eles vão, o nada a quem eles devem respeito, enfim, o grande abismo do nada que os espera após a morte.
Na bibliografia de Freud, lê-se que ele viveu e morreu como ateu, mas durante sua doença terminal, um câncer no maxilar, em completo estado depressivo, Freud lamentou amargamente ser ateu, e estar condenado a terminar sua existência no nada absoluto.
Ei DRAGNOFLY, o Nietzsche não pode tá cagando e andando pra ninguém, pq agora ele não é nada.
Gostaria de dizer a todos os medíocres que pensam que todas as religiões são idênticas, que eu sou cristã e sei que o inferno não existe, tenho medo de morrer pq sei que serei cobrada pela minha própria consciência,e sei que estou longe de atingir a perfeição moral, mas sei também que viverei pra sempre e que a morte é só a perda da indumentária física, e que todos os meus conhecimentos, minhas aptdões, meus afetos, meus desafetos, minhas boas ações e minha má conduta, tudo isso eu vou levar comigo pra todo o sempre, sempre adquirindo experiências e me melhorando. E isso é muito mais lógico e racional do que o nada absoluto. Agora nõ pensem vocês ateus preconceituosos que eu espero o juizo final ou o mármore do inferno eterno, vocês estão muito enganados sobre religiões.
2007-02-14 12:03:03
·
answer #11
·
answered by Fafá 5
·
2⤊
2⤋