English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

A passagem que você está se referindo é encontrada no capítulo 11 de Leviticos, e em particular, no verso 6, donde Deus está distinguindo animais que devem ser comidos de animais que não devem. Ele declara "...o hare, porque ele remoi o seu bolo, mas não possui o casco fendido são impuros à você." Coelhos são logomorfos, não ruminantes (amimais com os cascos fendidos e multiplos estômagos que remoem os seus bolos). Isto para ser errado, mas foi pronunciado por Deus mesmo.
A alguns anos atrás, eu atendi à uma reunião de cientistas donde este assunto tinha sido levantado como um veículo para disacreditar a verdade bíblica. O autor tinha sugerido que talvez Moisés tinha observado um coelho "mumbling" sobre sua comida e o confundiu como se ele estivesse remoendo o seu bolo alimentar. Ele parecia quase satisfeito com suas conclusões.

Eu pensei que alguma coisa deveria obrigatoriamente está errada em algum lugar, mas não sabia o que até eu retornei para casa da reunião e encontrei em minha caixa de correio o mais recente assunto do Francês equivalente a revista Científica publicada pela Academia Científica Nacional Francesa ( a CRNS). O artigo principal deste assunto era entitulado "Os coelhos moem o seus bolos?"! No artigo os autores apontam que coelhos sem dúvida nenhuma moem os seus bolos alimentares, mas eles o fazem através de uma rota anormal.

Os lagomorfos ingestem material vegetativo (grama, etc...) que produziriam não mais alimento para eles do que produziria para nós . Os coelhos então retêm o material em uma cavidade de intestino especial, o caecum donde ele é misturado com chimo (enzimas digestivas e sucos) e protozoários que digerem celulose, que aparentemente vivem lá. Em um tempo específico cada dia, os coelhos produzem uma bolinha fecal especial de materiais digeridos no caecum. Estas bolinhas são então ingeridas, depois de serem masticadas (moidas - então moendo seus bolos), e engolindo, donde sobre eles passam o caecum, e a digestão é completada através do reto em uma forma normal. Aparentemente ciência tem finalmente descoberto o que é conhecido por séculos, não somente na bíblia, mas através de donos de coelhos que sabem que estas bolinhas são perdidas pelos coelhos (como por um arame cagem floor), os coelhos não florescerão. Os críticos da bíblia terão que direcionar suas atenções para outro lugar.

2007-02-14 00:14:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Eu queria saber, caro amigo, porque fiquei reprovado na escola por ter respondido num teste que o morcego era uma das espécies de aves e sofri a maior gozação na escola, pois a minha professora mandou eu escrever repetitivamente 100 vezes no quadro negro que o marcego é um mamífero da ordem dos quirópteros, noturnos, com asas formadas por um patágio, que é sustentado pelos dedos da mão e ligado ao tronco, às pernas traseiras e à cauda e que não tem penas.
Agora estou com medo de acreditar na palavra do Yahveh, gostaria tanto de uma orientação da arleigald, parece ser tão inteirada do assunto.

2007-02-14 08:29:33 · answer #2 · answered by ? 6 · 1 0

Certamente o Texto Bíblico que você se refere é o do LEVÍTICO Capítulo 11, Versículo 5, transcrito abaixo:
Animais puros e impuros -* 1 Javé falou para Moisés e Aarão: 2 «Digam aos filhos de Israel: São estes os quadrúpedes que vocês poderão comer dentre todos os animais terrestres. 3 Vocês poderão comer todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina. 4 Dentre os que ruminam ou têm o casco fendido, vocês não poderão comer as seguintes espécies: o camelo, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido; ele deve ser considerado impuro. 5 Considerem impuro o coelho, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido. 6 Considerem impura a lebre, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido. 7 Considerem impuro o porco, pois, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. 8 Não comam a carne desses animais, nem toquem o cadáver deles, porque são impuros.

É necessário inicialmente dizer que toda a Bíblia foi escrita em uma língua com bem menos recurso de palavras e expressões que as nossas línguas atuais; não é um livro igual aos outros livros, pois é um livro escrito para todos os povos e todos os tempos, digamos melhor em um LIVRO VIVO, porque ao lermos os seus textos, refletirmos e ruminarmos cada palavra ali contida vamos, a cada leitura, mesmo que seja do mesmo Capítulo e do mesmo Versículo, descobrirmos mais e mais verdades ai contidas. Sendo esta colocação uma tentativa de explicar o que resumidamente podemos dizer “ A BÍBLIA É UM LIVRO SAGRADO E COMO TAL, PARA SER COMPREENDIDO E ENTENDIDO NECESSITAMOS LÊ-LO COM “FÉ”. Ela não foi escrita para os doutores, pois nos seus primórdios o homem ainda não tinha nem inventado os doutores. Mas eles (os livros Bíblicos), também podem ser entendidos por doutores, desde que para isto tenham a humildade de munir-se da “FÉ”.
Tal como falei inicialmente sobre a pobreza de palavras das primeiras línguas, os coelhos e as lebres, mesmo sendo herbívoros (comedores de ervas – vegetarianos) não são ruminantes mas coprofagos [diz-se de indivíduo que pratica a coprofagia - modo de alimentação de certos animais (insetos, aves, coelhos, lebres, etc.), que se nutrem de esterco] e a coprofagia é um hábito bastante estranho, esquisito, pois no transcurso da noite os coelhos e as lebre colhem as suas fezes no próprio ânus (extremidade do reto, pela qual se expelem os excrementos) e tornam a engoli-la - isto em decorrência de eles não serem ruminantes e não conseguirem digerir o material mastigado e comido na primeira passagem deste material pelo seu sistema digestivo necessitando ser novamente engolido REMOÍDO e digerido - e deste hábito, já dito esquisito, advem a proibição, tal qual a proibição do uso de carne de porco que certamente origina-se na elevada quantidade de doenças e parasitos que tanto contaminam os suínos (porcos) como o homem. Bem sabemos que naquela época não tínhamos os médicos e nem os recursos da medicina atual, daí a necessidade de serem tomadas estas providências para que aquele povo (pequeno quando retirado da Babilônia) pudesse crescer em número para atingir a promessa de Deus à Abraão.

2007-02-14 12:10:56 · answer #3 · answered by Gilba 2 · 0 0

O coelho não tem vários estomagos, como foi dito acima, tem apenas um. Mas tem um ceco funcional, onde ocorre uma "fermentação" do bolo fecal. Após esta fermentação, o animal come estas fezes para poder aproveitar os nutrientes que estão nelas e que foram disponibilizados pela fermentação. Após a segunda passagem do alimento, saem as fezes duras que são as que o animal está "jogando fora".

Explicando de grosso modo, é isto que ocorre com a digestão dos coelhos.

Paz e Bem.

2007-02-14 10:22:33 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

a bibl.ia não é toda inspirda. no vt só poemos encontrar "algumas" passagens de alguns profetas como inspiradas mediunicamente.; assim como o decalogo; o restante do vt é pura fantasia e historias.
a biblia mesmo no vt não foi feita pra ser lida e nem citada em pedços curtos. é necessárioa interpretação do trecho completo de quem ecreveu pra quem e poirque.

2007-02-14 08:26:55 · answer #5 · answered by lcmvip 5 · 0 0

a primeira resposta diz tudo, boa!!!

2007-02-14 08:18:06 · answer #6 · answered by BICHO do PARANÁ 4 · 0 0

Não entendi?!

2007-02-14 08:14:43 · answer #7 · answered by Srta. Anastacia Beverhouse!!! 4 · 0 0

Quer ir de encontro a palvra de DEUS?Cuidado

2007-02-14 08:17:00 · answer #8 · answered by xxxx 7 · 0 1

http://www.youtube.com/watch?v=nvEEpdYoMK0&mode=related&search=

2007-02-14 08:13:35 · answer #9 · answered by RELIGIÃO MATA E CEGA 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers