SEM DUVIDA,POIS TERAO MAIS EXPLICAÇOES LOGICAS E RACIONAIS E MENOS FANATISMOS
2007-02-13 23:16:18
·
answer #1
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
3⤊
5⤋
As formas de adquirirmos conhecimentos sempre foram as mesmas e não há razão para crer que mudem. O agnosticismo (a dúvida sobre a existência ou não de Deus) é mais comum do que o completo ateísmo. Ainda, entre os crentes, existem os deístas e os teístas. Os primeiros acreditam que Deus criou o mundo e que, criando leis naturais perfeitas, não mais influencia a natureza ou a humanidade. Os teístas são os religiosos.
Pela lei de causalidade temos mais razões para acreditarmos em Deus do que para não. Empiricamente, subtraiamos o que é obra do homem. O que sobra, quem fez? Quem iniciou o movimento dos corpos, que não poderiam começar a mover-se sozinhos? Deus é um limite para tais questões, as quais, sem Ele, ficam sem respostas.
Assim, como pode uma instrução incapaz de explicar a causa e a finalidade da existência produzir ateus?
Felicidades.
2007-02-14 07:54:09
·
answer #2
·
answered by Chester 6
·
3⤊
0⤋
Acredito que sim.
Não sou ateu, mas acredito nesta tendência.
As religiões se apóiam em fábulas, fantasiosismos, crenças de um povo sem conhecimento ciêntífico que via uma estrela cadente como um sinal divino.
O conhecimento mostrou que esses eventos são fatos naturais, sem ligação com revelações divinas.
Enfim, a religião empurrou ao homem à distanciar-se da razão, para que as teorias dessa religião mantivessem fundamento.
A partir do momento que as pessoas descobrem os invenciosismo, sentem-se descrente da existência de Deus.
É como uma pessoa que acredita na Gênesis bíblica e se depara com ossos de um dinossauro, como explicar um bicho de milhões de anos, por um livro que afirma a existência da Terra a apenas 6.000, e que não cita a existência de tal animal.
Deus não têm culpa da direção que as religiões levaram a crença dele, para garantir fiéis e lucros, tiveram que se apoiar em idéias e teorias desfundamentadas.
Em outras palavras, a grandiosíssima maioria das religiões presta um desfavor a Deus.
2007-02-14 08:14:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Não, meu caro amigo João Paulo, a instrução leva ao conhecimento da lógica, que reprime os ensejos de alienação pelas religiões e conduzem as pessoas a profundas análises racionais sobre as teolgogias conhecidas, mas não é por questionar os absurdos bíblicos, que as pessoas podem ser consideradas não crentes em um poder superior de transcendente onisciência.
2007-02-14 07:28:51
·
answer #4
·
answered by ? 6
·
3⤊
1⤋
O homem buscou respostas na religião, mas não encontrou, pois sua busca não foi baseada na fé; a hipocrisia encobriu a luz, e os exemplos de fé constavam de rituais vazios; então esforçou-se ainda mais e procurou ser racional, mas a razão também não lhe trouxe respostas, pois foi manipulada e não se baseava na verdade, senão em fragmentos dela; tornou-se então cético, perdido, sem rumo, mas em seu orgulho começou a dizer: "Eu sei para onde estou indo"
Se o fanatismo religioso fez sucumbir milhões de vidas, o fanatismo racional foi mais eficiente; a ciência desenvolveu as armas de destruição em massa, que usada por céticos e religiosos, não somente destruiu vidas humanas, mas a própria esperança do homem que continua clamando pela verdade, mas, como gato escaldado, cansado de ser enganado pelo fanatismo religioso e pela razão irracional, tem medo de se entregar à verdade, mesmo quando a encontra.
Recontruir é mais difícil mas ainda é possível.
2007-02-14 13:10:30
·
answer #5
·
answered by O Bom Pastor 3
·
1⤊
0⤋
A medida que o povo realmente se educa e se instrui, a tendência é o povo se tornar mais exigênte e questionador, evitanto manipulações de qualquer tipo, seja religiosa, seja ateísta; Mas muitos que se consideram instruídos ainda são manipulados ou por um ou por outro.
Como diz um ditado ingles: "Um povo bem educado é fácil de ser governado, impossível de ser escravizado."
Ateísmo jamais foi sinônimo de sabedoria, inteligência ou instruição, como querem fazer parecer, mas, certamente um sábio sempre questionará a órdem estabelecida (Seja religiosa ou ateísta) por entender que a perfeição ainda está longe de tudo o que já foi estabelecido como sistema pela humanidade; O homem instruído está sempre à busca da essência do saber.
"O Temor do Senhor é o princípio da Sabedoria".
2007-02-14 07:59:28
·
answer #6
·
answered by rohi 7
·
1⤊
0⤋
Sim, quanto mais instruido mais capacidade de interpretar os ensinamentos contidos na Bíblia e tirar suas próprias conclusões, sem que, outros façam com que aceite suas interpretações como sendo a verdade absoluta, enfim, quanto mais instrução menos fanatismo relioioso.
2007-02-17 20:08:36
·
answer #7
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
0⤊
0⤋
Sou ateu mas acho isso relativo.
O que pode acontecer aos religiosos é mudar a forma de se ver a fé. Não vai dar mais pra acreditar em Adão e Eva, por exemplo. Mas a crença em um ser superior pode ainda existir, mas longe dos dogmas religiosos das igrejas e seus tabus. Essas instituições vão ficar longe das decisões do dia a dia dessas pessoas e a forma de elas verem o mundo. Em outras palavras, não vão virar totalmente as costas para a ciência. É um bom sinal.
Por outro lado a educação leva a questionamentos, e a fé não vai ficar de fora. Pode ocorrer um aumento de ateus nesse caso.
O importante é que uma pessoa com mais cultura é mais tolerante a opinião alheia, mais democrática, menos preconceituosa.
Isso no fundo é o que faz valer a pena lutar pela educação..
Um abraço.
2007-02-14 08:06:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ciência e religião são como água e óleo, não se misturam.
Qualquer cientista que incluir em suas teorias nas áreas das ciências exatas e ciências biológicas, qualquer conceito sobrenatural terá a tese reprovada e a carreira comprometida.
Mesmo na área das ciências humanas não se admitem crenças...
Direito está na área das ciências humanas...
Imagine se num julgamento de um assassino no Tribunal, o assassino se defender dizendo que foi tentado pelo Diabo e não é responsável por ter praticado aquele crime!
O Juiz só não dá risada da cara do réu, por respeito ao tribunal, mas certamente o réu será condenado porque legalmente nem Deus nem o Diabo existem.
2007-02-14 08:04:59
·
answer #9
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
1⤋
Òbvio que não, quantos ateus vc conhece? Eu só conheco pessoalmente um. Todos sabem que ateus são minoria, isso é fato, e também sabemos que o homem tem evoluído cada vez com mais velocidade, as descobertas científicas e tecnológicas nos mostram isso a todo instante. A evolução da medicina e até moral, pense em quanto já crescemos, já não usamos duelos, somos contra guerras, abolimos a escravidão, o enforcamento, a tortura etc. Temos evoluído com uma força indiscutível, e os ateus continuam sendo uma minoria absoluta.
2007-02-14 08:02:43
·
answer #10
·
answered by Fafá 5
·
0⤊
1⤋
Sim porque elas tem uma gama maior de conhecimento e duvidas e não sabem qual filosofia de vida seguir.
2007-02-14 07:51:27
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋