English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quais os sintomas da fase aguda para quem contraiu o virus hiv? Fala em diarréia? estou com fezes moles, não chegando a ser exatamente uma diarréia...é a mesma coisa? no pescoço, onde é mais comum aparecerem nodulos linfaticos?

2007-02-13 21:31:07 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST

4 respostas

O que é a infecção aguda pelo HIV?

A quantidade de HIV no sangue é muito elevada nos primeiros dias ou semanas após a infecção HIV. Algumas pessoas têm sintomas tipo gripe. A este primeiro estadio da infecção pelo HIV é chamada "infecção aguda".

Cerca de metade das pessoas que ficam infectadas não sentem nada. Os sintomas em geral ocorrem dentro de 2 a 4 semanas. Os sintomas mais frequentes são a febre, a fadiga e o rash. Outros sintomas incluem cefaleias, aumento dos gânglios linfáticos, dores de garganta, mialgias, náuseas, vómitos, diarreia e sudação nocturna.

É fácil não dar conta da infecção aguda pelo HIV. Há várias doenças diferentes que podem causar esses sintomas. Se tiver alguns destes sintomas e se achar que há possibilidades de ter sido recentemente exposto ao HIV, peça ao seu médico para fazer o teste para o HIV.

Testes para a infecção aguda pelo HIV

Alguns testes podem dar negativos em pessoas que tenham sido recentemente infectadas pelo HIV. Os testes analisam os anticorpos produzidos pelo sistema imune para lutar contra o HIV. Poderão ser precisos dois meses ou mais para que os anticorpos se produzam. Ver Testes para o VIH para mais informação.

Contudo, o teste da carga viral (ver O que é a carga viral ) detecta o próprio vírus. Antes que o sistema imune produza anticorpos contra o HIV este multiplica-se rapidamente. Portanto estes testes devem revelar uma elevada carga viral durante a infecção aguda.

Um teste negativo para anticorpos contra o HIV e uma elevada carga viral indicam uma infecção recente, o mais provável nos últimos dois meses. Se ambos os testes são positivos então a infecção deverá ter ocorrido alguns meses ou mais antes dos testes.

Riscos de infectar outras pessoas

O número de partículas de sangue é muito maior durante a infecção aguda que posteriormente. A exposição ao sangue de uma pessoa na fase de infecção aguda torna o risco mais elevado do que a exposição com alguém que tenha uma infecção mais antiga. Um estudo de investigação estima que o risco é cerca de 20 vezes superior durante a infecção aguda.

Tratamento da infecção aguda pelo HIV

Na fase inicial o sistema imune produz células que reconhecem e matam as células infectadas pelo HIV. Chama-se a isto a "resposta imune específica". Ao longo do tempo as pessoas perdem esta resposta. A menos que tome antiretrovirais a sua doença vai progredir.

As orientações para o uso de medicamentos recomendam que se espere até que o sistema imune mostre sinais de lesão. Contudo, o início da terapêutica durante a fase aguda pode proteger a resposta imune específica.

Estudos preliminares sugerem que o tratamento durante a infecção aguda pode proteger o sistema imune o suficiente para que ele cintrole o HIV sem medicamentos. Os investigadores estudaram as pessoas que começaram o tratamento durante a infecção aguda e que depois suspenderam os seus medicamentos. Nalguns casos o seu sistema imune controlou o HIV sem medicamentos.

Prós e contras de tratar a infecção aguda pelo HIV

Começar a medicação antiretroviral é uma grande decisão. Qualquer pessoa que considere tomar antiretrovirais deve cuidadosamente considerar as vantagens e desvantagens.

Tomar antiretrovirais altera a sua vida diária. O esquecimento de tomas torna o vírus resistente aos medicamentos o que limita futuras opções. Fact Sheet 405 tem mais informação acerca da importância de tomar a medicação antiretroviral correctamente.

Os medicamentos são muito potentes. Eles têm efeitos secundários que podem dificultar-lhe a vida durante muito tempo e são muito caros.

O tratamento precoce pode proteger o sistema imune de ser destruído pelo HIV. A destruição do sistema imune é avaliada pela descida dos Cd4 e pela subida da carga viral e está associada a elevada taxa de doenças. As pessoas mais idosas (acima dos 40 anos) têm um sistema imune mais fraco. Não respondem tão bem como os jovens aos antiretrovirais.

Contudo, nem toda a gente com HIV fica doente. Uma pessoa com contagens de Cd4 acima dos 350 e uma carga viral abaixo dos 20.000 mesmo que não tome antiretrovirais tem 50% de hipóteses de continuar saudável durante 6 a 9 anos. Em As células T tem mais informação sobre as células Cd4 e o O que é a carga viral sobre carga viral.

O benefício mais importante do tratamento precoce é a possibilidade de descontinuar os medicamentos antiretrovirais após um período de controle do HIV. Contudo a investigação neste âmbito ainda se encontra numa fase muito recente.

Para terminar

Não é fácil identificar numa pessoa uma infecção aguda pelo HIV. Algumas pessoas não têm sintomas. Se houver sintomas pode parecer-se a um sindorme gripal.

Se suspeitar que tem uma infecção aguda peça ao seu médico para fazer o testes. Pode haver uma vantagem real de iniciar a terapêutica antiretroviral durante a infecção aguda.

O tomar os medicamentos antiretrovirais é um grande compromisso. Discuta os prós e os contras do tratamento com o seu médico e considere tudo isso cuidadosamente antes de tomar qualquer decisão..

ok

2007-02-15 04:52:01 · answer #1 · answered by M.M 7 · 0 0

Depois de 2 meses do risco de infeccao por beijo ja que eu tive ferimento na lingua por ter escovado os dentes por um objecto improprio para o efeito. Acho o beijo a unica maneira de eu me ter infectado se a minha namorada sangrou devido a friccao ao beijo. Comecei uma semana depois a sentir sintomas que eu jamais sentira como cansaco, dores musculares, dificuldades respiratorias que continua ate ao momento e principalmente pelas manhas. Tive diarreia num dia e os outros apenas tendencia com as fezes a serem fracas, tive mal estar, insonia as vezes ate ao momento, tive bolas brancas na lingua e a gripe continua ate ao momento passados dois meses. Lembrar que logo que completei dois meses fui fazer exames rapidos que deu negativo. A minha esposa teve manchas avermelhadas na pele, as noites ficou com inflamacao na garganta, esta com cansaco. Apaixounei-me pela seropositiva que me falara do seu estado e namoramos e porque sua sinceridade me pos seguro e decidi namorar com ela mesmo eu tendo esposa e agora eu arrependo-me por poder deixar a minha esposa doente. Ela foi ao hospital e foi diagnosticada fungos na e infeccao e a vagina dela coca muito. Nao aguento esperar fazer outro exame apesar de eu estar com muito medo de encarar os factos. Eu sempre usei preservativos, pelos das tres vezes que nos envolvemos sexualmente. Mas depois de muitas pesquisa percebi que a minha lingua ferida pode ser uma porta de entrada do viros.

2015-09-20 23:19:10 · answer #2 · answered by cremildo 1 · 0 0

Bom vamos ver se te ajudo com essa explicação baseada em um conhecido meu. Não se pode dizer que existam sintomas diretamente relacionados ao vírus. O HIV ao entrar no organismo ataca o sistema imunológico, permitindo assim que "infecções oportunistas" se instalem. Ocorre que todas estas infecções também podem atingir pessoas que não foram contaminadas. Isto impossibilita que se diga que os sintomas destas doenças sejam uma exclusividade das pessoas soropositivas.
Mas na fase aguda, os sinais mais freqüentes da doença são:
• Suor intenso, freqüentemente à noite.
• Febre diária, que pode não ser muito alta (até 38 graus).
• Sensação constante de cansaço, mesmo estando em repouso.
• Diarréia que não para com nada, e pode durar muito tempo.
• Ínguas embaixo do braço, no pescoço e na virilha, que podem durar muito tempo.
consulte este site: www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude/aids.htm , ele é bem esclarecedor e lembre-se de levar uma vida saudavel, seguir as recomendações médicas e principalmente viver normalmente, a fase aguda é dificil mas passa. Tenho amigos com HIV a mais de 10 anos que levam uma vida normal. Boa sorte e seja feliz.

2007-02-15 02:29:25 · answer #3 · answered by Maria Angela 7 · 0 1

A fase aguda da infecção pelo HIV é completamente inespecífica, e cursa com sintomas de uma virose qualquer, com tosse, mal estar, febre, dores generalizadas musculares, mal estar gastro-intestinal,... Os nódulos linfáticos podem surgir em qualquer região do corpo, mais comumento os do pescoço (pois são os mais fáceis de visualizar), mas também costumam ser pequenos e de comportamento reacional (aumento e logo diminuem).
Não há como suspeitar da fase aguda do HIV através dos sintomas do paciente, mas sim associá-los a comportamentos de risco para AIDS.

2007-02-14 07:37:25 · answer #4 · answered by lauromacca 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers