A insônia ou insónia caracteriza-se pela falta de sono ou por uma dificuldade prolongada para adormecer por vários dias. Muitas pessoas sofrem de insônia, porém não procuram ou não têm condições de realizar um tratamento médico adequado.
Insônia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono. Acompanha-se da sensação de sono não reparador notada na manhã seguinte. Como conseqüência, no dia seguinte apresenta fadiga, irritabilidade e agressividade (MORIN, 2006; ROSSINI, 2002; REIMÃO, 1996).
A duração da insônia varia, podendo ser desde a insônia de poucos dias de duração; até a insônia de longa duração por meses ou anos (insônia crônica).(MORIN, 2006; ROSSINI, 2002; REIMÃO, 1996)
[editar] Insônias transitórias
As insônias transitórias são as que duram poucas noites, são muito comuns, ubíquas. A maior parte das pessoas apresenta esta insônia em algum período de tensão, estresse, expectativa ou excitação.
[editar] Insônias de curta duração
As insônias de curta duração são as que duram de poucos dias até três semanas. Geralmente são causados por estresse grave ou persistente como preocupações com a saúde própria ou de familiares; luto ou perda substancial; problemas familiares, profissionais ou de relacionamento. A relação entre o estresse e a insônia é nítida (MENDELSON, 1993).
[editar] Insônias de longa duração
As insônias de longa duração ou crônicas são as que duram mais de três semanas. Podem ser relacionadas a estresse continuado, depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como o excesso de café (cafeína) (SOUZA, 2003).
[editar] Incidência da insônia
A insônia é referida em 20% dos adultos. A insônia é mais relatada em mulheres de meia idade e nos idosos (MARCHI, 2004).
A insônia ocorre mais em populações urbanas do que rurais. Estudos populacionais de adultos no Brasil revelaram a insônia em 32% da população de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, uma cidade de porte médio (MARCHI, 2004); avaliação semelhante em zona rural revelou insônia em 16,8%, no Município de Jaraguari, Estado do Mato Grosso do Sul (REIMÃO, 2000).
[editar] Tratamento
O tratamento é bastante amplo, englobando desde a modificação dos hábitos inadequados para dormir até o tratamento da causa da insônia com medicamentos antidepressivos nos casos de depressão; e outros medicamentos; e psicoterapia em alguns casos. É necessário buscar a causa da insônia para cada um.
A Associação Paulista de Medicina (APM) promove desde 2003 em São Paulo, reuniões sobre Insônia, realizadas pelo Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono (Prof.R. Reimão) da Universidade de São Paulo.
ok
2007-02-14 14:53:36
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
2⤊
0⤋
Entre no site http://www.sono.org.br/index.php?source=disturbiosdosono&op=insonia explica detalhadamente o que é insônia e por que a temos. Seria interessante você dar uma olhada já que a insônia pode ser causada por inúmeros fatores.
2007-02-14 08:04:23
·
answer #3
·
answered by sheila_melina 3
·
1⤊
1⤋