English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Lembrando que as descrições abaixo NÃO generalizam, mas retratam o que eu encontrei pela vida, EM SUA MAIORIA.

Cristão querem "salvar almas", não se importando com o quanto estão incomodando a pessoa que querem salvar. Fala um monte de doutrina, explicações vãs de como aconteceu isso ou foi criado aquilo. Nomeiam um dono para aqueles que não querem ser objetos de ninguém. Atazana "em nome de Deus" e não admitem de forma alguma qualquer opinião contrária à sua crença (mesmo que não estivesse na roda de discussão, mas só estava "ouvindo de longe". Julgam pessoas pelo que é cristão (bom) e pelo que não é (mau). Até mesmo se segregam dentro de sua crença (cristãos da igreja católica e cristãos da batista, or exemplo).

Ateus vêm com 4 pedras na mão cada vez que o nome de "deus" é tocado. Satiriza os religiosos e faz piadinhas de suas crenças. Classifica todo religioso praticante de bitolado, e faz sua verdade a absoluta (de que não há um Deus/religião, etc). É igualmente inconveniente

2007-02-13 16:30:48 · 27 respostas · perguntado por Yü Mëi Chün® 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Judeus, muculmanos, budistas, etc etc... todos pregam uma verdade e se atacam por ela.

A função de uma religião não é proporcionar a paz? O amor? A união? A salvação?

Ou seja, eu gostaria de saber: por que ainda discutimos religião? Por que cada um não pode viver a "verdade" conforme a verdade que escolhemos, e não deixamos cada um viver sua verdade? Por que precisamos impor escolha tão pessoal aos outros?

Como eu disse, não generalizo todos nas características que coloquei acima. Eu, por exemplo, sou atéia mas respeito toda e qualquer pessoa e religião. Se a pessoa quer crer, a crença é dela e eu respeito no que é que peçam. Um dia pisei no tapetinho da área de orações na minha escola de Kung Fu e pediram pra eu não pisar pois era um local sagrado. Eu prontamente não pisei mais.

2007-02-13 16:32:40 · update #1

Mas ultimamente minha mãe e irmã, cristãs (católicas) fervorosas e que comem e respiram "deus" 24 horas por dia, não me deixam em paz... acham que eu me drogo e me prostituo, minto e sou uma má pessoa por que eu "estou afastada da igreja". Tudo o que eu faço é ficar trabalhando às vezes até tarde, fico com os olhos vermelhos... pronto, é um baseado que eu fumei O.o'

O pior é ficar todo dia me convidando pra ir em missas, pedindo pra eu benzê-las, me mandar orar para agradecer por ter conseguido algo que eu fiquei duas semanas lutando quase sem dormir pra terminar... wa... eu que fiz sozinha, vou agradecer o que?

Eu só gostaria de ser respeitada em minha decisão... e gostaria que cada um vivesse sua verdade... e gostaria principalmente de saber por que as pessoas sentem tanta urgência em impor sua "verdade"...

2007-02-13 16:33:03 · update #2

RESPOSTA PARA CANASTRA:

Sim Canastra, entendo seu ponto de vista, e gostei muito ^^ só que ateu, pelo que me consta, é aquele que não crê em "deus" algum, mas sim nas qualidades humanas que você mesmo citou.

Só que já conheci muitos ateus, ou que se dizem ateus (até mesmo aqui no Yahoo Respostas) que acreditam nisso, mas não respeitam o direito de religiosidade dos outros.

Por exemplo, pessoas que estão na área de religião perguntando coisas sobre religião (nada criticando ninguém, mas alguma dúvida dentro de sua própria doutrina), e tem um lá no meio dizendo, do nada, que tudo aquilo é baboseira por que nada daquilo existe.

Ou seja, não estou condenando o ateísmo em si (até mesmo por que me considero atéia, e mesmo que não fosse... como eu disse não condeno religião alguma), mas sim o fato de alguns ateus tentar impor aos outros que deus não existe.

Não sei se entendo o que vc falou, espero que sim ^^' mas eis minha resposta \o\

2007-02-13 16:54:56 · update #3

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Respostas:

HOMO SAPIENS QUE NÃO SAPIENS: já coloquei pra baixar o documentário, parece interessante... vou dar uma olhada ^^ muito obrigada \o\

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

APANHADOR DE SONHOS: Muito interessante sua opinião, e é até mesmo uma das minhas "teorias" para a minha pergunta (eu já pensei MUITO nisso antes de postar minha pergunta, há anos... postei aqui pra ver se alguém tinha alguma teoria diferente das minhas). Creio que a tal "religião única" não devesse nem ser tratada como religião, mas como um elo de amor entre todos os seres vivos (humanos e animais). Tem uma música que chama-se "My Religion", onde se diz no refrão "It's love... my religion is love" (minha religião é o amor)... eu realmente creio que se houvesse amor, não precisaria haver um deus para temermos.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

CANASTRA: Já respondi amigo \o\

2007-02-13 17:15:14 · update #4

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ZIDANE: Continuo sua fã! Desde a época que entrei no Y! R. Uma resposta muito bem humorada como sempre X} e infelizmente tem mesmo essa "parcela" de pessoas que gostam de fazer isso só pra vida não ficar sem graça.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

LUCAS GUACHIMY: Sua escrita não é muito clara, mas vou tentar entender ^^ Para mim a única verdade é que não existe verdade. Como alguém pode-se dizer detentor da verdade? Não há como. Cristãos tentam provar sua verdade por meio da bíblia. E se alguém não crê em determinada religião, por que acreditariam e levariam como "a absoluta verdade" o objeto-base dessa religião? Para os que não acreditam, a bíblia não passa de um livro impresso...

Acho que você não leu direito minha explicação lá em cima... eu estou tão afetada/formando teorias/etc. por dois motivos:

2007-02-13 17:15:34 · update #5

1- Fico muito chateada quando vejo duas pessoas praticamente se pegando por que um quer empurrar sua verdade a outra pessoa.

2- Minha mãe e irmã são religiosas fervorosas, que acordam em orações... ligam pregações no rádio, músicas gospel e TV católica... e só falam comigo pra falar algo relacionado à Deus, não permitem nem que eu fale que não estou no telefone por que "é uma mentira que desagradará a Deus", falam o dia inteiro nisso e tornam minha vida um tormento. Me diga, como ignorar isso se isso prejudica inteiramente meu dia-a-dia... você acha mesmo que eu sou "do contra"?

E por que "do contra"? Por que estou contra sua verdade? É exatamente disso que estou falando... por que discutir? Ofender? Impor?

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ZECARGILL: obrigada pela estrelinha *.* E amei sua opinião também. É uma parte da minha teoria que eu já havia notado: geralmente, quanto menor a escolaridade, mais agressiva a pessoa tende a ser.

2007-02-13 17:15:53 · update #6

Um adendo à essa parte da teoria é que eu creio que as pessoas com pouco grau de instrução não conseguem discutir apropriadamente e profundamente, mas sentem a necessidade de impor sua crença, conforme exposto pelo APANHADOR DE SONHOS. Por isso, acabam ficando agressivas. Notei isso com a minha mãe. Quando ela explica algo pra mim que eu simplesmente aceito como se a explicação dela fosse o suficiente, ela fica feliz. Se eu contesto com algo mais lógico, sou respondida com alguma espécie de "força bruta psicológica"... o.o'

2007-02-13 17:16:07 · update #7

++++++++++++++++++++++++++++++

LUIZKYWI: Obrigada pelo elogio, também gostei muito de suas colocações ^^

Isso é outra coisa que eu notei muito também... as pessoas gostam de julgar os atos das outras, infelizmente... minha teoria é que descobrindo defeito nos outros, nas pessoas que crêem em algo diferente de você... você está fazendo essa pessoa diferente de você errada, o que automaticamente te promove à uma pessoa "correta".

Não sei se soei confusa... é o horário x-x Mas fiquei muito feliz com sua resposta. Feliz por ter pessoas que, mesmo crendo em algo diferente de mim, não vão me julgar, me condenar ou me xingar só por que não tenho a mesma opinião. Acho que ocorreriam tão menos brigas, guerras e discórdias se todos fossem assim ^^

E adoto exatamente sua postura em relação às minhas crenças. Eu acho simplesmente perfeita ^^

2007-02-13 17:23:14 · update #8

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO: Olha, eu acho que não falam a frase "Religião, política e futebol não se discutem". Exatamente por que esses três despertam paixões semelhantes.

Só que eu mudaria sua frase de "e todos se esquecem de Deus" para "e todos se esquecem do real motivo para a existência de uma religião/deus/etc"... que mesmo no ateu ou no cristão seria o amor, o aperfeiçoamento humano, etc...

Acaba virando tudo uma grande competição mesmo x-x

2007-02-13 17:26:58 · update #9

TERAPEUTA: Realmente tem razão, pelo menos não deveria ser um lugar para "salvar almas", mas para discutir idéias... mas tmb não precisa chamá-los de chatos ^^' acho melhor manter o nível.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Poeta: Esse é u resumo do que eu penso, e mais ou menos o resumo do que o Morozini disse... ^^ Infelizmente não é aceito que o outro está certo, por que senão a pessoa estaria errada... >.<'

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

TIAGOP3: Gostei muito da sua posição em relação à defesa de sua fé. O mundo seria bem mais interessante se todos seguissem tais conceitos. Da mesma forma, não só os cristão mas todos deveriam tratar as religiões dos outros com profundo respeito e sabedoria, eliminando atritos nas partes que não concordamos. ou simplesmente deixar cadaum com sua fé.

Eu não tenho fé, mas tentam me forçar a ter alguma... é uma dor muito grande u.u'

2007-02-15 10:42:58 · update #10

Já recebi algumas testemunhas de jeová na minha porta. São muito educados e, na maoria das vezes respeitam que eu não partilho da fé deles. Só acho que o horário escolhido para pregações é um horário nem um pouco propício para tanto... no domingo de manhã todos estão dormindo x-x aliás, meu único dia de descanso... ^^' Mas já cheguei a ouvir sim o que vocês tiveram a dizer. Gosto de entender as mais diversar idéias ^^

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

CORINTHIA: Hmmm... isso é óbvio, é exatamente o tema da minha pergunta... O.o'

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

2007-02-15 10:43:24 · update #11

FALCO: Coloquei discutir no sentido de "brigar" mesmo, para mim a forma "amigável" seria o termo debater... acho que essa distinção é herança do inglês... X} enfim... eu gosto de debater religião. Gosto de entender o que as pessoas pensam, suas crenças e preceitos. Para mim é como um passatempo: cada religião tem seu conjunto de crenças e lendas próprias que fazem delas únicas ^^ gosto de ouvir e debater, contanto que não tenham ataques pessoais. Mas é isso que lamento na minha pergunta: hoje em dia é quase impossível não ser atacada por ser atéia x-x

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

IGREJA DO GOSTO DO FREGUÊS: O que isso tem a ver com a minha pergunta? O.o'

2007-02-15 10:43:47 · update #12

SERVO DE DEUS: Então, como diferenciei acima para mim "discutir" é diferente de "debater"... por que não poderíamos debater de forma sadia?

Muitos evangélicos que já cruzaram meu caminho não aceitam minha posição. Simplesmente são até rudes e querem me enviar goela abaixo seus preceitos, o que eu acho muito triste. Se a missão de vocês é pregar as boas novas, deveriam respeitar aqueles que não querem ouvir... assim como mencionado pelo TIAGOP3. Acho isso um posicionamento muito bonito. Conforme eu já mencionei, grandes líderes religiosos já se reuniram em prol da paz, e para que suas religiões se comunguem.

Usar as páginas do YR para esclarecer dúvidas sobre a palavra de deus (cristão) seria só legitimar sua religião... você não acha isso meio egoísta? E os ateus não "insistem que deus não existe" (como se fosse uma teimosia nossa), mas simplesmente creem que ele não existe: não cremos na existência de nada divino. Pelo menos eu não acredito.

2007-02-15 10:48:24 · update #13

Só que é aí que você se engana: eu não me recuso a ler o que os cristãos têm a dizer. Eu quero ouvir no que os cristãos podem mudar o mundo. Cada religião (ou a falta dela) tem seu ponto positivo, que pode trazer um bem enorme para a humanidade. E ao invés de ficar usando as forças para converter pessoas que não querem ser convertidas... eles poderiam usar essa força para mudar algo de bom no mundop em que vivemos...

2007-02-15 10:48:43 · update #14

27 respostas

Porque não existe tolerância religiosa.

2007-02-13 20:29:45 · answer #1 · answered by Marília de Dirceu 7 · 0 4

Caríssima...

O motivo de ainda discutirem religião, vem daquilo que Nietzsche chamou de "a moral escrava".

A intenção muitas vezes é que há um pensamento coletivo no sentido de que: "Eu acredito nisso. Já que eu acredito nisso, eu não posso estar errado. Pois eu não acredito que eu esteja errado. Logo, partindo deste princípio, é lógico que eu estou certo"

Até porque, não seria coerente alguém sabendo que está errando, persistir no erro.

Porém, com isso tudo, a uma intenção de que se ao menos estiver errando, que estejam todos errando também. Ou seja, que estejam todos no mesmo barco. Para que não haja distinções.

Todas as religiões contribuem de alguma forma para a humanidade, como o cristianismo para o "amor ao próximo", o paganismo para "uma reintegração com o natural divino", o budismo para "voltando-se para o seu eu divino" e não sei se você encara o ateísmo como uma crença, porém este estimula ao raciocínio lógico, tornando do homem o seu próprio Deus, seu corpo, o seu templo... É o que Nietzsche também chamou de o "super-homem"... Um homem melhor!!! E por ai vai...

O problema começa quando esse fanatismo pela sua verdade individual, passa a tomar parte do seu eu, e somente o seu eu já não basta mais, precisando assim ser não mais uma verdade individual, mas sim uma verdade coletiva.

Ao olharmos o Homem como um Todo harmônico, podemos compreender as razões que o levam à desarmonia, que se manifesta através das doenças físicas ou mentais, dos acidentes e infortúnios, e tentar ‘curá-lo’ proporcionando-lhe assim a chance de um crescimento no âmbito espiritual.

A fé das pessoas é algo muito frágil.


Que a Deusa lhe sorria sempre. (Como atéia, pode não ter importância para ti... Porém entenda que lhe desejo o que há de melhor).

Paz e Luz em sua jornada.

2007-02-13 22:16:01 · answer #2 · answered by Morozini 2 · 1 0

Cara Yü. Sua pergunta é mesmo muito pertinente. Também não vejo necessidade de se atacar outra pessoa, ou ridicularizá-la apenas porque pensam diferentemente de mim (também sou ateu). Mas religião, assim como política e outros assuntos polêmicos sempre geraram discussões acaloradas e sempre gerarão. Não vejo nada de errado em se discutir religião, crenças, descrenças, desde que as pessoas se respeitem. Eu tento atacar idéias, e não pessoas. Rejeito ataques pessoais, seja de que lado saiam.

2007-02-13 20:35:49 · answer #3 · answered by Falco 7 · 1 0

Toda polêmica vem do fato de que: Se o outro está certo então eu estou errado e se estou errado não irei para o céu.
Ignorância, gerando intolerância.

2007-02-13 19:29:00 · answer #4 · answered by poeta 6 · 1 0

Porque os religiosos insistem em falar em deus aqui, eles são muito chatos.

Esse espaço não foi feito para salvar almas, se é que isso é possível.
.

2007-02-13 18:15:04 · answer #5 · answered by Terapeuta 6 · 1 0

Muito boa a sua pergunta vou colocar uma estrelinha lá! Existem centenas de religiões, seitas e filosofia de vida e cada um defende o seu lado e a sua fé. Aqueles que tem um grau de escolaridade maior eles defendem a sua fé ou mesmo a sua falta de´fé no caso do ateu, com respeito as outras religiões. no caso das pessoas de pouco grau de instrução , assoletram a Bíblia, por exemplo, e vem querer argumentar com pessoas mais esclarecida causando um certo conflito. A minha religião só existe um adebito: eu. acredito no Deus Natureza e não no Deus que pune porque vc pecou ou quando vc morrer vai por ceu ou pro inferno. isso não passa pela minha cabeça. E respeito todas as opiniões.

2007-02-13 16:52:42 · answer #6 · answered by Zecargill 7 · 1 0

A verdade verdadeira é verdade, a verdade de diversos é relativa, mas até que não há uma pressão tão grande sobre as verdades de cada um, não sei se talvez seja eu que não absolvo tanto isso, acho que prestas muito a atenção nisso assim vc sente-se pressionada, tendes sua verdade se for suficiente ótimo senão aperfeiçoa, resposta não respond,a programas na televisão não assista, gritaria em frente sua casa, aumente o seu som, esta dentro da sua casa, tenta sair da uma alavancada em sua vida.
Ateus não são ateu são do contra, se fossem nem estariam ai, preocupariam em se enriquecer pois não tem inferno para eles mesmo, eu se fosse ateu não iria perd.temp c\pessoas, iria viver prazeres estes nem sabem o que querem são frustrados liga não a pressão pegou vc.
Mas discutir para sensatos e´ conversar sobre e aprender, tudo o que se discurte com sabedoria se aprende, não convesar sobre nos leva aignorância, só os radicais que são dificeis, mas esses não são é nada, só querem que vc sejá um bom cristão mas eles não o são, até os que se dizem ateus, porque rasão um ateu diria não existe,e tentaria impor, e forsaria vc a acreditar, que não existe nada, é dificil conviver com radicais, o que encomoda vc é a persitencia peça provas, assim eles susegam.
com certeza vc esta em uma busca,se ja encontrou otimo,
15/02 desculpe me pela não claridade das idéias, tentei melhorar auguma coisa. lhscosmetic@yahoo.com.br

2007-02-13 16:52:20 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Acho que deveríamos todos assistir ao documentário "Dancem macacos, dancem".
Tal documentário já está no Youtube.
Com eles poderemos entender muito mais de nós, seres humanos.
Vale a pena!!!!
Veremos que discutir religião não é fundamental, pois a religião não o é.
O link é esse:
http://www.youtube.com/watch?v=7vb1DbOK-9Y

Yü Mëi Chün, gostou do documentário?
Gostaria de recomendar este também:
http://www.petatv.com/tvpopup/video.asp?video=fur_farm&Player=wm&speed=_med
Este fala sobre os horrores da indústria de peles.
Dá pra assistir no Yahoo! Vídeo.
O nome é: "Os horrores da industria de peles".
Pois é, na bíblia está escrito que o homem reinará sobre todos os animais.
Que ao homem é permitido matar outros animais em seu proveito, ou de acordo com suas vontades.
Veja o vídeo e verás o quanto não necessitamos de religião.
A religião é o ópio do povo, como diria Marx, não concordo muito com ele, mas esta frase é fantástica.

2007-02-13 16:37:01 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Porque só existem dois reinos, reino de Deus e reino do inimigo de Deus.
Jesus Cristo veio para nos salvar e Ele mesmo disse:
Ide e pregai o evangelho a toda criatura, porque criatura?
A Palavra de Deus diz em João capítulo 1 e versículo 12 que só passaremos a ser filhos a partir do momento que recebermos a Jesus como Senhor de nossas vidas.
Então não é discutir religião, é um mandamento de Jesus Cristo.

2007-02-21 14:09:08 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

O conflito entre idéias de religiosos e não religiosos geralmente leva as ofensas entre os participantes, mas, se a forma de pensar de cada um fosse respeitada haveria mais paz.
Todos tem o livre arbítrio para escolher o caminho que achar melhor e que lhe trará mais felicidade.

Um beijo em seu coração!

2007-02-21 11:22:00 · answer #10 · answered by Á amizade é como uma flor 7 · 0 0

A verdade é como um espelho que caiu da mão de Deus e se quebrou em vário pedaços.Cada qual(religião) pegou um pedaço e diz conter nele toda a verdade,sem saber que todas são únicas, mais que se completam o formam um todo. Amiga o importante é vc ter Deus no seu coração e estar em paz com a sua conciência.Também não sou de religião nenhuma,nem por isso deixo de ser cristã,talvez eu,vc e muitas que não frequentam igrejas,somos mais felizes e melhores pessoas do que aquelas que querem a todo custo impor uma regra como:isso é permitido,aquilo não,etc...No meu caso,tive várias provas da existência de Deus e por isso tenho fé a acredito que só atravez do bem somos capazez de mudar o mundo...beijos.

2007-02-21 07:02:33 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers