English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Achando que isto os levará a salvação, estou certo?
Não seria a caridade, mais do que uma obrigação, pois ajudar o próximo realmente é muito gratificante?
Porém, vejam o que foi dito:

(Efésios 2:8) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
(Efésios 2:9) - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Antecipadamente agradeço pelas respostas!

2007-02-13 12:33:18 · 16 respostas · perguntado por vencer5 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

antes de atirar a corda para a pessoa que esta se afogando no meio do rio, pergunte se ela realmente quer ser salva.

2007-02-13 12:37:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Olhe, de vez em quando eu faço alguma caridade... Salvação de quê?? Na Doutrina Espírita não se "prega" nenhuma salvação... Na Doutrina Espírita não se admite que existe inferno (para nós expíritas, se DEUS tivesse criado um inferno para condenar os seres humanos que são maus e perversos para ficarem queimando eternamente no inferno, DEUS seria muito "mau" e covarde e, nós espíritas achamos que DEUS é a fonte Suprema do Amor, da Inteligência, da Sabedoria, da Bondade, da Compreensão, da Justiça, etc., e, por acreditarmos que seja assim, nós também acreditamos na reencarnação e na Lei do Retorno, ou seja, quem pratica más ações aqui na Terra e morre sem tê-las "pago" (isto é, sem tê-la "colhido") volta a reencarnar novamente aqui na Terra e, então, nesta outra vida a pessoa que foi "má" irá "receber" todo má ação que realizou (esta é a Lei do Retorno)... Na Doutrina Espírita, portanto, não acreditamos em inferno, e por isso não existe esse negócio de se preocupar em se salvar... Toda má ação que vc aqui fizer aqui vc um dia a receberá em sí próprio... Por outro lado, também não acreditamos em céu... Acreditamos que todo ser humano terá dezenas ou centenas de vidas aqui na Terrra (pode ter até milhares de vidas aqui na Terra - quanto mais "mau", mais reencarnações aqui terá de ter para aqui "colher" toda maldade que aqui "plantou") e depois, quando adquirir um alto grau de conhecimento das coisas de Terra o "espírito" então não mais reencarna aqui mas começa a reencarnar num outro planeta mais evoluído do que a Terra (aonde terá inúmeras vidas) e assim sucessivamente, até ir viver em planetas altissimamente evoluídos (aonde só vão viver "espíritos" muitíssimos evoluidos e muitíssimos bons, super amorosos, super pacíficos, super honestos, trabalhadores, estudiosos, caridosos, sensatos, prudentes, humildes)... Outra coisa, quando um verdadeiro espírita realiza alguma boa obra, ele jamais se vangloria, porque uma das primeiras coisas que o ´verdadeiro espírita deve aprender é a ser humilde... Se vc realiza alguma boa obra e fica a se vangloriar por ai, vc está sendo orgulhoso e a Doutrina Espírita nos ensina a nos esforçamo-nos ao máximo no combate do orgulho... Portanto, não nos preocupamo-nos com nenhuma salvação, nem com esse negócio de ir pro céu ou pro inferno, nem com "mostrar" nossas obras!!!

2007-02-13 13:21:14 · answer #2 · answered by Roberto 7 · 3 0

Não seja dogmático! Todos nós seremos salvos, a diferença está no tempo que levará essa salvação, isto é, QUANDO? Pois a salvação é feita individualmente e por merecimento! Lembre-se que Deus dentro de sua bondade só condenou o ser humano a uma coisa: SER FELIZ! O Criador não nos obrigou a NADA, foi por isso que ele nos deu o "livre-arbítrio"! Caridade? Caridade só é válida se for feita com inteligência, no silêncio e no anonimato, isto é, não basta dar o peixe (esmola) tem que ensinar a pescar, mas sem alarde! Nós não temos obrigação junto a Deus, mas sim, objetivos para tornar-mos a sua imagem e semelhança!Para isso bastar cumprir esses objetivos, isto é , ser bom, fazer o bem e servir ao próximo com inteligência! Reflita! Um Conselho: Não seja leitor de um livro só (a Bíblia) leia outras fontes mais esclarecedoras mesmo que proibitivas pelas religiões, liberte-se das crenças e dogmas, pois assim caminhará mais rápido para sua salvação, através de uma maneira mais sábia e coerente com as Leis Divinas! Boas leituras

2007-02-13 13:08:09 · answer #3 · answered by "O ORÁCULO" 4 · 3 0

Caríssimo irmão vencer5.
Como admirador profundo da Doutrina Espírita, admito que você está corretíssimo, quanto a sua concepção sobre os espíritas, pois esta é a forma de você pensar, embasada pelo senso comum e não vamos discutir idéias cristalizadas pré-concebidas com o propósito de distorcer aquilo que ignoramos e fazemos questão de criticar, desprovidos dos devidos esclarecimentos.
Ao advogarmos uma causa, temos que estar inteirados sobre o processo, irmão, vejo aqui muitas concepções pejorativas de alguns dizendo que os evanjélicos são ex isto ou ex aquilo e também ex-espíritas. Posso lhe informar com toda a autoridade que alguns destes evangélicos podem ser ex tudo, menos ex-espíritas, podem sim, serem ex-macumbeiros, ex-pembeiros, ex-canjerezeiros e outros ex dos rituais das práticas religiosas advindas com os escravos para o Brasil.
Se fôssem realmente espíritas, teriam o esclarecimento necessário para não se darem a prártica dos vícios materiais que consomem física, espiritual e moralmente a pessoa.
A concepção espírita sobre a caridade traduz a disposição moral da pessoa ao amor ao próximo, bem ao contrário das práticas ritualísticas de religiões que exteriorizam aquilo que pregam, que simula praticar a responsabilidade social como forma de mostrar aparências.
Quanto aos seus métodos de salvação, amigo, são motivos de querelas entre as doutrinas, desde a época de Cristo, na doutrina do Legalismo e Antinomismo, nas dutrinas agostinianas de justificação pela graça, na doutrina calvinista da justificação pelo merecimento e justificação pela fé de Lutero. Temos aí que encontrar um consenso entre as igrejas e suas teologias.
Que a paz de Deus esteja conosco, irmão.

2007-02-13 23:06:12 · answer #4 · answered by ? 6 · 2 0

"Pela graça"? O que é isto?
Se é dom de Deus então para que ir a igreja?
Porque orar, rezar, ler a Bíblia, ser cristão?

2007-02-13 13:01:32 · answer #5 · answered by poeta 6 · 2 0

A maioria dos espíritas que conheço não faz caridade esperando a salvação. Até porque eles acreditam que renascerão mais vezez nesse mundo até chegar em um estágio de evolução onde isso não seja mais necessário reencarnar. A maoria deles realmente ajudam e fazem caridades porque gostam.

2007-02-13 12:58:25 · answer #6 · answered by Jorge P 6 · 2 0

Naõ sou espirita , mas com certeza eles fazem muitas coisas boas para as pessoas , como tambem conheço catolicos que são uma bençao , e no meio evagelico tb há mas conheço menos , eu sei que só Deus no final de tudo podera separar o joi do trigo por isso eu não me preucupo com isso tem espirtita que faz coisas pelos outros com muito amor , pior aquelas pessoas que só fazem para aparecer . tipo universal... tem que fazer mesmo pois ganha muito dinheiro do povo.

2007-02-13 12:58:03 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 0

Sim é mais que uma obrigação... e você a pratica??? Quantas pessoas que você conhece que pode contar nos dedos e dizer: fulano é uma lama caridosa?? Os espíritas realmente se satisfazem em fazer a caridade seguindo o exemplo de JESUS, que é o de dar, e não RECEBER, e quando recebem é pra doar. Não existe nenhum centro espírita que sejam templos enormes e suntuosos. São todos muito simples, sem nenhuma ostentação. Pois JESUS nunca precisou de um teto para ministrar sua palavra. Pregava no deserto!!!

2007-02-13 12:52:49 · answer #8 · answered by macritheus 6 · 2 0

Olha amigo, não sou espírita, mas até onde eu sei, a caridade é feita sem se esperar nada em troca... Eu ainda acho que é mais proveitoso utilizar 10% do salário para ajudar diretamento o próximo do que pagar o salário do pastor, e em alguns casos, os luxos da esposa dele, a camioete zero, as aulas de trompete da filha, etc... Eu acho, aproveitando o gancho, que essa questão do dízimo deveria ser repassada diretamente para a população que precisa.... isso sim é devolver a deus o que lhe pertence!!!

abraços!!!

2007-02-13 12:42:42 · answer #9 · answered by Elio 5 · 2 0

sei lá, meu.... eu sei q depois desta vida não tem mais nada.... e nem teve nada antes. Mas os/as espíritas caridosos q conheço são genuinamente caridosos.. não é na base do escambo. Nem todos são caridosos.... mas os q são, são de verdade.

2007-02-13 12:38:02 · answer #10 · answered by Betinha 7 · 2 0

fedest.com, questions and answers