English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

cancaonova.com: Em seu site, o senhor afirma que a Igreja Católica no Brasil sofre de "AIDS Espiritual". Por quê?

Padre Paulo Ricardo: Para entendermos a "AIDS espiritual", precisamos entender a AIDS física. Ela é uma deficiência que torna o corpo incapaz de "soar o alarme" e dizer que tem algum elemento agressor em nosso corpo, o qual está nos fazendo mal. O sistema imunológico trata o vírus como amigo, e "chama" aquilo que lhe faz mal de amigo.

A Igreja no Brasil está doente por causa de uma mania chamada "politicamente correto", ou seja, nós não queremos chamar o mal de mal. Por exemplo, nós já não queremos dizer que o homossexualismo é algo que precisa ser curado porque isso não é "politicamente correto". Todo mundo fica com medo de ser processado pelo "movimento gay"; e isso intimida a todos.

Nós vivemos numa época em que os maus têm uma arrogância, um destemor, mas nós, que estamos lutando para o bem, somos tímidos. Com isso, é claro que a maldade só poderia crescer como uma "AIDS Espiritual", mas antes de irmos contra ela, precisamos dar-lhe o nome correto, por mais feio que seja, e identificar essas dificuldades.

cancaonova.com: A AIDS física não tem cura. E a "AIDS espiritual" tem? Como combatê-la?

Padre Paulo Ricardo: Ela tem cura sim, mas é necessário que a pessoa tenha um amor pela verdade maior do que pela harmonia, pela paz. Atualmente, nós não somos amantes da paz como Jesus nos pede: "Bem-aventurados aqueles que promovem a paz". Ao contrário, nós somos irenistas, ou seja, queremos colocar "panos quentes" em tudo.

É necessário que nosso amor pela verdade seja maior do que pela tranqüilidade. A pessoa que ama a verdade, abraça-a mesmo que ela doa. Jesus disse que a verdade nos libertará, mas Ele não disse que promovê-la seria prazeroso. Quando eu me encontro com a minha verdade de pecador, isto pode ser extremamente doloroso, mas é uma dor que redime, que salva, porque atrás dela há uma ressurreição.
Nós, cristãos, não somos masoquistas, não gostamos de sofrer, mas, às vezes, existe algo mais valioso do que a tranqüilidade que estamos vivendo. Na verdade, isso é uma crise de valores, uma crise axiológica, ou seja, uma crise em que os valores estão fora de lugar, e não são os mesmos de antes. Nós colocamos como supremo valor a nossa tranqüilidade e o nosso bem-estar.

cancaonova.com: Há erros doutrinários que assolam o Brasil hoje?

Padre Paulo Ricardo: O mais trágico, hoje, na Igreja do Brasil é que nós estamos deixando Jesus de lado. Não que a Igreja Católica em si O esteja deixando de lado, mas existem pessoas e tendências dentro dela que estão fazendo isso. Por exemplo, com essa coisa do "pluralismo religioso", do "macro-ecumenismo", Jesus se tornou um grande incômodo. E não sou eu que digo isso, quem diz isso é o Papa Bento XVI num livro, que ele escreveu quando ainda era sacerdote, no final da década de 60, chamado "Introdução ao Cristianismo". Nesta obra, ele diz que Jesus se tornou um grande incômodo porque, – se querem unir as religiões –, Jesus é aquele que nos divide em cristãos e não-cristãos.
Fica muito mais fácil pregar essa beleza de que Deus é Pai, é maravilhoso e deixar Jesus de lado, com o pretexto de que Ele está nos incomodando e nos dividindo. Eu conheço padres que são capazes de falar horas a respeito de Deus sem pronunciar a palavra Jesus, porque Ele está sendo, aos poucos, inconscientemente, deixado de lado por eles.

2007-02-13 11:54:20 · 16 respostas · perguntado por Kevin 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Se o padre, falou, tá dito. Mas foi entrevista na canção nova? Se é verdade, tem alguém acordando, no meio de tanta idolatria e cegueira espiritual,

2007-02-13 12:06:56 · answer #1 · answered by klenial 7 · 1 3

Kevin, Kevin...o seu cérebro tá tão lavado, tão enxagüado que além de perguntas crentinas, ops... cretinas, você agora deu para roubar as idéias de ESPÍRITAS??? Deu para plagiar a minha pergunta (http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmE0R2dczVetCbKvz_MBsbrI6gt.?qid=20070213144516AAoDzlD) e a pergunta de dragonfly (http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmE0R2dczVetCbKvz_MBsbrI6gt.?qid=20070213151817AAjlfKV)? Tsc, tsc, tsc... eu ficaria ofendido se tal conduta partisse de alguém com o mínimo de inteligência, mas como foi você, Waldirzinho...ops, Kevin, eu relevo em função de sua tão grande falta de imaginação...A que ponto você chegou: plagiar na cara-dura a idéia de uma pergunta feita por DOIS ESPÍRITAS!!!!!!

2007-02-13 20:22:08 · answer #2 · answered by Jorge Murta 6 · 5 0

Cheguei agora....boa noite Waldir!

2007-02-13 20:26:33 · answer #3 · answered by Atanásio 6 · 3 0

Kevin, não fala bobagem; Jesus, Deus e o E. Santo, é um só Espírito. Portanto Jesus é Deus e o E. Santo.

2007-02-13 20:14:57 · answer #4 · answered by Antonio A 4 · 3 0

Nossa como esse padre pensa , vc precisou escrever um livro .

2007-02-13 20:03:16 · answer #5 · answered by Índião 6 · 2 0

Padre é padre!... Você quer o quê? Ele tem que vender o peixe dele!...

2007-02-13 20:02:05 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 0

escreveu este livro pra chegar aonde???

2007-02-13 20:01:42 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 0

Embora eu não seja católico, nem mesmo religioso, parabenizo ao Padre Paulo Ricardo por ter a coragem de falar a verdade e expô-la, dentro do próprio universo do meio em que atua. Ou estou ficando louco ou eu mesmo me lembro de que a doutrina cristã contida na Bíblia condena o homossexualismo. Mesmo este não sendo o pior dos males.
Até nas igrejas começa a imperar doutrina da conveniência subjetiva.


Cegos guiando cegos. Bah!


***

2007-02-13 20:11:49 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Esse padre deve pertencer à Opus Dei!

2007-02-14 15:33:29 · answer #9 · answered by Diego DeBritto 5 · 0 0

É verdade. Talvez seja por isso que os evangélicos são tão perseguidos. Entre o meio evangélico o ecumenismo encontra menos espaço e os pastores (pelo menos os mais sérios) não têm medo de dizer que a homossexualidade desagrada a Deus. Isso faz com que as pessoas os tenham ódio da fé protestante.

Os evangélico devem ter cuidado para que os males que adentraram os portões da igreja católica não entrem também nas igrejas evangélicas sérias.

2007-02-13 22:10:36 · answer #10 · answered by Srtª Plenilúnio 6 · 0 0

Só uma ressalva, não é só no Brasil que está acontecendo essa tal "AIDS Espiritual". Embora não concorde com o que esse padre diz, me admira ver que alguém na igreja está vendo que ela não atrai mais fiéis como antigamente. Mas é um entre milhões, e ninguém deve dar muita importância para isso.

2007-02-13 20:40:56 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers