Caro Bento, sou ateu mas não sou contra as religiões, assim que há determinados textos que falam de humanismo e quer queiramos que não a religião católica está embrenhada nesta sociedade e ditam em nossos corações, por questões morais, tal com em muitos textos da Biblia (que diga-se de passagem já li).
Juraria pela biblia completa, que trás uma mensagem global (sumário) lindo e que bate dentro de nós, pois trata-se de amor ao próximo e compaixão, afinal o que gostamos de dar e receber.
Saudações Freudianas
2007-02-13 10:39:52
·
answer #1
·
answered by Mestrinho 4
·
4⤊
0⤋
Boa pergunta:juraria sobre o almanaque do biotonico fontoura,sobre a foto de Voltaire ou da playboy.
2007-02-13 18:39:22
·
answer #2
·
answered by Atanásio 6
·
5⤊
0⤋
Bento, jurar sobre a Bíblia é próprio de filmes americanos sobre julgamento e da própria cultura norte-americana, da chamada "terra da liberdade" (menos religiosa, ao que parece), pois quando Albert Einstein declarou que não acreditava em um Deus pessoal, pois seu Deus era de outra espécie, a "cosmic God", caiu o céu sobre sua cabeça, pois já morava nos Estados Unidos, onde até mesmo os ateus confessos são obrigados a jurar sobre a Bíblia, quando vão depor em Juízo, ou a ler nas notas de dólares que in God we trust. Coisas da democracia capitalista, certamente. "Todos têm o direito de acreditar naquilo em que eu acredito", como deve ter dito o W. Bush aos muçulmanos.
Já os ateus tupiniquins, dera mais sorte, pois a Constituição brasileira garante a todos os cidadãos, a a liberdade de crença e deste modo, quando há um julgamento, o réu pode mentir se quiser, e isso em nada o prejudicará, pois a mentira, neste caso, é o seu recurso para se defender no julgamento. Quanto às testemunhas, essas farão, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e Ihe for perguntado, devendo declarar seu nome, sua idade, seu estado e sua residência, sua profissão, lugar onde exerce sua atividade, se é parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relações com qualquer delas, e relatar o que souber, explicando sempre as razões de sua ciência ou as circunstâncias pelas
quais possa avaliar-se de sua credibilidade. Se o juiz, ao pronunciar sentença final, reconhecer que alguma testemunha fez afirmação falsa, calou ou negou a verdade, remeterá cópia do depoimento à autoridade policial para a instauração de inquérito. Tendo o depoimento sido prestado em plenário de julgamento, o juiz, no caso de proferir decisão na audiência , o tribunal ou o conselho de sentença, após a votação dos quesitos, poderão fazer apresentar imediatamente a testemunha à autoridade policial.
Mas esta promessa de falar a verdade é prestada pelas testemunhas sem necessidade de Bíblia, pois isso poderia ferir a liberdade de crença.
2007-02-13 19:13:40
·
answer #3
·
answered by Jorge Murta 6
·
4⤊
0⤋
Eu só juraria se tirassem o VT de lá.
2007-02-13 19:21:23
·
answer #4
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
3⤊
0⤋
O juramento sobre a bíblia é apenas um ato tradicional, não é obrigatorio. Portando o ateu ou a pessoa que crê em outra coisa se recusar, nada acontecerá... desde que você declare que falará a verdade, mesmo sem o juramento.
Mas convenhamos, em uma situação incômoda como a de um júri, nenhum ateu iria se opor a jurar sobre a bíblia, já que isso não influencia em nada um ateu.
O mesmo acontece quando casa-se, o ateu por pressão familiar muitas vezes aceita se casar no religioso porque sua noiva sonha com isso. Então não custa nada fazer a cerimônia, já que isso nao afetará de modo algum o ateísmo... Não vale a pena ir contra a pessoa que você ama, apenas por egoísmo.
2007-02-13 19:00:35
·
answer #5
·
answered by Ricardo 4
·
3⤊
0⤋
Ser obrigado a jurar sobre a Bíblia em um tribunal de um Estado supostamente laico éuma enorme contradição.
2007-02-13 18:48:31
·
answer #6
·
answered by tubalcain1733 7
·
3⤊
0⤋
ola maninho Salve...
o que dantes era feito com respeito, hoje só fica a tradição, os tempos mudaram, esse sentimento não é mais tão nobre assim, jurar sobre a biblia, é o mesmo que fazer um teatrinho satisfaz o égo, para muitos, infelizmente até os que se dizem religiosos fazem seus juramentos em falso.
eu sou muito sincero, não desrespeitando a vc meu irmão, mas dentro dessa minha sinceridade não preciso dessas coisas, são presépios enfeites adornos e a verdade tem que ser a que flui naturalmente e a verdade não precisa dessas coisas.
um forte abraço
2007-02-13 19:26:12
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Existem 3 alternativas:
1. o ateu declara sua posição e não jura sobre a bíblia - até para não ver seu depoimento ser desqualificado e/ou não sofrer acusação posterior de ter feito um juramento em falso;
2. o ateu jura sobre a bíblia sabendo que está jurando em falso e torce para que ninguém o contradiga; e
3. o ateu jura sobre a bíblia sabendo que está jurando em falso e aceita qualquer conseqüência.
Só a primeira alternativa não é passível de ser punida pela lei brasileira. Curiosamente, é a menos escolhida.
2007-02-13 18:43:28
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Se eu tiver escolha NÃO juraria de maneira nenhuma.
Se for uma exigência legal, fazer o quê (sinceramente não sei se é uma exigência legal, pois entraria em conflito com a liberdade religiosa).
De qualquer forma, se fosse uma exigência legal ou frescura de juiz, o juramento para mim não teria sentido, muito menos significado nenhum. Digo, PARA MIM, não faz diferença nenhuma jurar ou não sobre a bíblia, pois este é um livro como qualquer outro.
Jurar sobre a constituição, PARA MIM, teria mais sentido e significado.
2007-02-13 18:40:35
·
answer #9
·
answered by Salomé/Lilith 5
·
2⤊
0⤋
Olha, eu juraria sim... juraria sobre qualquer um que me oferecessem, já que todos para mim não tem significado algum mesmo... internamente, estaria jurando pra mim mesma e para todos, afinal, que estarei falando a verdade não importa o que... assim como fazem os religiosos, mas sobre o livro sagrado de sua religião.
2007-02-13 23:17:40
·
answer #10
·
answered by Yü Mëi Chün® 2
·
1⤊
0⤋