English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Cê tá assistindo muita televisão, Elida... rsrsrs
Aqui no Brasil, ninguém jura nada sobre a Bíblia, aliás nas salas de julgamento e conciliação dos foruns Brasileiros nem existem Bíblias, pois o Brasil é um país "leigo" (não tem suas leis vinculadas a nenhuma religião).
Cada depoente é advertido pelo juiz que a negação, omissão ou deturpação da verdade consiste em crime de perjúrio e obstrução da lei e pode o depoente que cometer esse crime ser condenado no mesmo julgamento em questão e sem direito à apelação, à pena de um a três anos de reclusão.
A seguir o juiz pergunta se o depoente entendeu e se tem alguma dúvida.
Antes que o depoente não responda em auto e bom som que entendeu e não tem nenhuma dúvida, o juiz não permite o início do seu depoimento e nem, que lhe seja feita outra pergunta por ninguém dos presentes na sala.
A seguir o juiz ordena ao meirinho que faça constar nos autos que o depoente declarou sem nenhum constrangimento que entendeu e não tem dúvidas.
Tanto faz ele estar na sala de conciliação que é uma saleta pequena ou estar na sala principal do juri (aquele salãozão bonito que você vê nos filmes) que este procedimento legal ocorre. Se isto não for feito pelo juiz ou for feito por outra pessoa que não seja ele, o depoimento perde o seu valor legal e o depoimento é invalidado e não constará no processo de julgamento.
Nos Estados Unidos cabe ao advogado (de defesa ou o promotor) advertir o seu depoente, fazê-lo assinar um termo de compromisso e declarar que fez isso em juizo (protocolar e anexar ao processo). Na sala do juri o meirinho faz aquela encenação toda, só para os presentes (que tem formação cultural protestante) saberem que o depoente estará comprometido com o juri em dizer somente a verdade.
Em Israel, o Estado não é leigo, mas atrelado à Sinagoga e portanto o juramento público já implica que o depoente está jurando conforme as diretrizes e leis da Torá (escrituras sagradas nas quais se baseiam as leis israelitas) porque sendo cidadão (já foi reconhecido como tal pela Sinagoga), ele não pode mentir nunca (lembra dos 10 mandamentos?) e deve saber disso, senão não seria cidadão, ou seja, não pode alegar ignorância da lei.
Só isso.
Bjs

2007-02-13 10:46:48 · answer #1 · answered by Químico 7 · 0 0

Aqui no Brasil ninguém jura sobre a Bíblia. A testemunha se compromete, sob as penas da lei, a dizer a verdade (o falso testemunho é crime). O acusado (réu), por sua vez, não faz qualquer compromisso, podendo se calar ou falar mentiras (sem se incriminar). Em alguns países há esse juramento, mas não necessariamente sobre a bíblia, podendo ser outro livro sagrado, como o Corão (para os muçulmanos), Os judeus seguem o antigo testamento. Mas, em princípio, esse juramento pode ser dispensado até mesmo nos países onde é exigido, desde que o depoente se comprometa a dizer a verdade, sob pena de ser processado por falso testemunho.

2007-02-14 09:41:09 · answer #2 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

Sim, a Biblia é deles, nós apenas acrescentamos o Novo Testamento, porque cremos que Jesus é o Messias, eles não.
Mas eles juram sobre a Torá.
Assim como os mulçumanos pelo Alcorão.
Só não sei dos ateus, alias vc deveria perguntar isto a eles.

2007-02-13 18:18:25 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 1 1

Se eles juram sobre a biblia não sei, mas deviam, pois a biblia foi escrita por eles, - hoje chamam-na de torá -. Inclusive o novo testamento é deles pois tanto os apostolos como Jesus, todos eram judeus!

2007-02-13 18:33:20 · answer #4 · answered by Euzinnho 5 · 0 1

Por que os Judeus? E os Islâmicos, e os Budistas, e os demais?
A história, é escrita pelos vencedores, e por consequência os hábitos tambem!
Adivinhe quem perpetuou êsse ridículo procedimento?
Parabéns acertou!!!


P.S.--- É, e eu pensava que o Bento, possuia alguma cultura geral, mas descobri que não passa de mais um bitolado.

2007-02-13 18:23:38 · answer #5 · answered by ygorusan 6 · 0 1

opa os escritores do novo testamento também eram judeus.

2007-02-13 18:22:10 · answer #6 · answered by don 4 · 0 1

Dependendo do país onde vivem, juram sobre a biblia, mas para eles não quer dizer nada, aliás isso é um ato religioso sem qualquer efeito para Deus, pois o que vale é a lei de Deus no homens e não a lei do homem sobre Deus.

2007-02-13 18:17:12 · answer #7 · answered by Sérgio S 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers