E eu pnsava que o louco era eu!
E realmente devo ser, à menos que você esteja errado!!!
2007-02-13 09:55:56
·
answer #1
·
answered by ygorusan 6
·
0⤊
0⤋
Com uma argumentação brilhante dessas, quem precisa de ateus?
:-)
.
2007-02-13 21:43:34
·
answer #2
·
answered by Júlio César 4
·
1⤊
0⤋
eu nao sou ateu mas acho q tudo se volta para o interior para a consciencia q é onde Deus esta
2007-02-13 20:44:57
·
answer #3
·
answered by Filosofo 2
·
1⤊
0⤋
Eu lembro de uma discussão semelhante no século XVIII, entre Pascal e Descartes( aquele do "penso logo existo"). Eles discutiam sobre a existência de Deus, de céu e inferno, etc. E chegaram a 4 possibilidades: Se eu acredito em céu/inferno e faço tudo baseado nessa crença e eles realmente existem: então serei recompensado e irei para o céu. Agora, se eu acredito e não existe nada disso foi inútil. Simplesmente acaba e pronto. Agora se eu não acredito em vida após a morte e ela existe da forma como pregam, então estarei perdido e condenado para o resto da eternidade. Agora se não existir uma vida após a morte, não acontecerá nada também, simplesmente acaba e pronto. Agora no segundo caso, a vantagem é de quem não acredita, pois se ele não acredita, deixa de ser cerceado por essas restrições e dogmas que o impedem de ser feliz aqui, em vida. Em compensação, as restrições que o crente vive em vida seriam recompensadas em morte, no caso de uma vida pós morte. Assim, ambos os lados tem vantagens e desvantagens, mas como saber ? Isso vai continuar sempre a atormentar o ser humano.
Quanto a mim, não me considero Ateu, apenas não gosto de igrejas. Igrejas tem dogmas, ritos e interpretações deturpadas de escritos antigos que descrevem uma realidade totalmente diferente da atual. Mas acredito numa presença superior, que nada tem a ver com as descrições de Deus da Biblia cristã. Talvez como outro filósofo, Espinosa, que aceditava que Deus era apenas a manifestação da natureza.
Mas como eu disse antes não temos como saber, apenas especular. Por isso esse tipo de discussão tem se mantido atual nos ultimos 500 anos, pelo menos.
2007-02-13 18:05:33
·
answer #4
·
answered by 6sigma 4
·
1⤊
0⤋
Posso responder com outra pergunta: e Buda? E Alá? E Zárquon? E o Unicórnio cor-de-rosa voador invisível? Quem te garante que o Deus bíblico ou o cristão é aquele que realmente existe?
Vê como sua pergunta abre espaço para todo tipo de interpretação e, mais ainda, todo tipo de resposta?
De qualquer modo, vou dar minha resposta de ateu. Ser ateu é não acreditar no divino (deus, deuses, deusas, etc).
Entre nós, ateus, há todo tipo de gente. Há aqueles que são ateus porque:
- são revoltados e não gostam de religião;
- viram coisas erradas nas religiões;
- esturam religiões e não concordaram com seus argumentos para a explicação da realidade...
Esses são 3 motivos - entre vários - e não são excludentes. Um ateu pode ser ateu por causa de todos eles.
Aí posso te responder a minha situação: posso estar errado? É claro que posso! Contudo, tenho por hábito evitar toda e qualquer verdade absoluta. Se estiver errado e perceber isso, posso voltar atrás. Só não vou acreditar num deus, seja ele qual for, porque me disseram que existe ou tentaram explicar de maneira singela. Não acredito em nenhum deus porque de tudo o que vivi, experimentei, li, conversei, estudei, etc, não vi motivos para acreditar.
Espero que tenha sido claro e explicado suficiente a minha posição - e talvez a de outros colegas ateus. Qualquer dúvida, "tamoaí".
Grato pela atenção.
2007-02-13 17:56:47
·
answer #5
·
answered by Erick M 2
·
1⤊
0⤋
E?
Vão ficar no eco ou vacuo?
Se vai para o infinito, então deverá ser infinitas respostas e perguntas lançadas ao ar.
2007-02-13 17:50:12
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Que coisa não...
Mas e se você estiver errado???
E se os árabes estiver certos???
E se os indígenas estiverem certos???
E se os ateus estiverem certos???
E se os astecas estiverem certos???
E que "infinito" é esse e o que isso tem a ver com a pergunta???????????
2007-02-13 17:47:23
·
answer #7
·
answered by Jeanioz 5
·
3⤊
2⤋
Sou ateu e vou me colocar no seu lugar.
Se Deus é onipotente, por que ele não se revela?
Se Deus sabe tudo, ele sabe se estou errado e não vai me punir por isso, pois eu sendo ignorante ou não, tenho a liberdade de fazer o que eu quiser.
Se ele é bondoso, mais um motivo que justifica a razão anterior.
Agora, voltando à condição de ateu, qual sua razão que prova que vc é quem está correto? Bíblia não é confiável. Tradição também não é(lembre-se de que há muito tempo era permitido escravidão. Não significa que era correto).
Afinal, qual a base de um teísta? Superstições, suposições e nada mais.
Pelo menos um ateu está fixo em coisas concretas.
2007-02-13 18:12:15
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Será meu jovem, que existe alguma verdade, que não esteja manchada pela imperfeição do homem, ou seja, tanto para ateus quanto para crentes em Deus, suas convicções são verdadeiras, no entanto há sempre um ponto em que fica uma dúvida, para os crentes: a criação do mundo, segundo a bíblia a Terra criada (Usando a matemática,), não pode ter nem 1 milhão de anos, mas segundo a ciência só os ossos dos dinossauros tem bilhões de anos, aí já há uma contradição; Para os ateus: a perfeição de todas as coisas, até para alguns cientistas é praticamente impossível que tudo surgiu assim do nada sem ter sido feita por uma pessoa (Deus) inteligente.
Estes são alguns dos muitos fatos que fazem com que ateus não creiam em Deus enquanto outras pessoas têm plena certeza de sua existência, ambos têm suas verdades.
2007-02-13 18:05:14
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Aí que está, ontem uma evangélica escreveu aqui que está cansada de ouvir perguntas tipo: "Por que evangélicos...tal coisa e tal" . Outros evangélicos entraram no meio endossando o que ela disse como se o YR fosse um espaço destinado à perseguição de evangélicos mas quando um evangélico faz uma pergunta : "Porque ateus não acreditam no amor???" Como se ateu não fosse capaz de amar a própria mãe. Quando algum manda uma mensagem chamando pessoas de outras crenças de amigos do diabo, aí tudo é ótimo. Até aparece outro dizendo que ele está mandando bem e colocando ateus, budistas, entre outros nos seus devidos lugares.
Mas respondendo à sua pergunta, alguns ateus descambaram para o fanatismo também.Se o cara for um ateu que segue a lógica da necessidade de evidências concretas, ela passará a acreditar em Deus no dia que as evidências acontecerem. Se essas evidências não aparecerem, ele morrerá velho e ateu sem nenhum problema já que ele sempre está aberto a essas evidências. Se essas evidencias não aparecem, não há motivo para a convicção dele ser abaladas mas será que religiosos de todas todas as crenças meditam sobre a possibilidade de suas conclusões estarem erradas???
2007-02-13 17:59:40
·
answer #10
·
answered by Jorge P 6
·
0⤊
0⤋