Leia o texto abaixo, extraído do "Manual Merck de Saúde para a Família" e, mais importante, leve sua filha a um pronto-atendimento pediátrico para ser tratada. Fique atento, também, aos contatos familiares: todos que aparecerem se coçando também precisam se tratar. Boa sorte!
- Escabiose
A escabiose (sarna) é uma infestação por ácaros que produz diminutas pápulas avermelhadas e um prurido intenso. A sarna é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A infestação é facilmente transmitida de pessoa para pessoa através do contato físico, freqüentemente afetando toda a família. Os ácaros, que são dificilmente observados a olho nu, com freqüência se disseminam quando as pessoas dormem juntas. Raramente os ácaros podem disseminar-se através de vestimentas, roupas de cama e outros objetos compartilhados. A sua sobrevida é curta e a lavagem normal das roupas os destrói. O ácaro-fêmea cava túneis sob a camada superior da pele e deposita seus ovos nessas escavações. Após poucos dias, os ácaros jovens (larvas) eclodem. A infecção causa um prurido intenso, provavelmente em decorrência de uma reação alérgica aos ácaros.
Sintomas
A principal característica da escabiose é o prurido intenso que comumente piora à noite. As escavações dos ácaros aparecem como linhas ondulosas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresentam uma pequena pápula em uma extremidade. As escavações são mais comuns e o prurido é mais intenso nas membranas interdigitais dos dedos das mãos, nos punhos, nos cotovelos, nas axilas, em torno dos mamilos das mamas das mulheres, nos órgãos genitais dos homens (pênis e bolsa escrotal), ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas. A face raramente é infectada, exceto em crianças pequenas, nas quais as lesões podem parecer bolhas cheias de água. Com o passar do tempo, as escavações tornam-se difíceis de serem visualizadas porque elas são mascaradas pela inflamação provocada pelo coçar.
Diagnóstico e Tratamento
Geralmente, a combinação do prurido e das escavações é suficiente para o médico estabelecer o diagnóstico de escabiose.No entanto, ele pode realizar um raspado das escavações, examinando o material ao microscópio para confirmar a presença de ácaros. A escabiose pode ser curada com a aplicação de um creme contendo permetrina ou uma solução de lindano. Estes dois produtos são eficazes, mas o lindano tende a irritar a pele, é mais tóxico e não é adequado para ser utilizado em crianças pequenas. Alguns ácaros que causam a escabiose tornaram-se resistentes à permetrina. Algumas vezes, um creme contendo corticosteróides (p.ex. hidrocortisona) é utilizado durante alguns dias após o tratamento com permetrina ou com lindano para reduzir o prurido até todos os ácaros serem eliminados. Os familiares e os indivíduos que tiveram contato íntimo com uma pessoa infectada (p.ex. contato sexual) devem ser tratados simultaneamente. A limpeza muito minuciosa e a fumigação das roupas de cama ou do vestuário não são obrigatórias.
2007-02-14 02:09:11
·
answer #1
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
1⤋
Sarna" ou Escabiose
O que é "Sarna"?
A sarna, chamada cientificamente de escabiose, é uma doença de pele que gera muita coceira e que é causada por um pequeno ácaro, parasita que escava a superfície da pele.
Como esta doença é transmitida?
Esta doença é transmitida através do contato com outra pessoa com sarna. O contato pode até ser muito rápido, mas normalmente é necessário contato prolongado ou repetido. Mais raramente, pode-se também adqüirir escabiose através de contato com locais ou roupas infectadas.
Só pessoas com maus hábitos de higiene estão sujeitas a esta doença?
Não; mesmo aqueles que são cuidadosos com sua higiene pessoal podem se contaminar com esta parasitose. O que ocorre é que estas pessoas não manifestam esta doença com a mesma intensidade. Nestes casos o diagnóstico pode até ser mais difícil.
Quais são os sintomas desta doença?
A sarna causa várias lesões de pele, pequenas, elevadas avermelhadas, que coçam muito. Acomete caracteristicamente algumas regiões do corpo: punhos, entre os dedos, ao redor das axilas, coxas, pênis, entre os dedos do pé, nos seios. A sarna raramente afeta a cabeça ou a face em adultos. A pessoa pode ser portadora de sarna por até 12 semanas antes que note qualquer coceira ou lesão na pele. A coceira nesta doença ocorre devido a uma sensibilização ao parasita e a seus produtos, e leva pelo menos 4 semanas para desenvolver-se. Durante este período um paciente pode estar infectado com sarna sem quaisquer sintomas e transmitir esta doença para outros.
Agente da sarna no microscópio.
Bebê com lesões induzidas pela sarna
Escavações feitas pelo parasita na mão.
Como é feito o diagnóstico?
Além do aspecto das lesões, alguns dados da história podem sugerir este diagnóstico:
- adulto jovem em contato próximo com mais alguém que esteja se coçando.
- idosos internados ou em um asilo.
- avós ou pais de crianças que estão se coçando.
- crianças da mesma classe que estejam se coçando.
O parasita responsável pela doença pode ser encontrado em um raspado da pele em ate 50% dos casos, quando examinamos este material ao microscópio.
Esta doença é transmitida por animais?
O agente da sarna não é totalmente específico: pode haver infecçao humana pela espécie que afeta os animais. Porém esta infecção é de curta duração e pouco importante.
Qual o tratamento?
Para pacientes adultos, pode ser realizado tratamento oral com um medicamento recente chamado ivermectina (também conhecido como Revectina - marca registrada). O tratamento mais tradicional e barato para a sarna é realizado através da aplicação na pele de uma loção contendo por exemplo um dos seguintes produtos:
- benzoato de benzila
- permetrina
- monossulfiram
Embora o parasita causador da sarna não sobreviva mais que 24 horas fora da pele humana, é aconselhado que em cada dia de tratamento para a sarna deva ser também realizada lavagem de toda a roupa de cama, assim como daquela de uso pessoal. Estas roupas devem ser colocadas em água fervente ou passadas com ferro bem quente.
A maior parte das pessoas melhora muito após alguns dias de tratamento, mas pode levar até 4-6 semanas para que a coceira e as lesões desapareçam. Para reduzir as chances que ocorra falha no tratamento, é importante tratar todos os que moram na mesma casa que a pessoa afetada, mesmo que não estejam se coçando.
ok
2007-02-14 15:16:35
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋
Amiga, como sabe que se trata de sarna? Pode ser uma infinidade de coisas. Leve-a ao médico, pois só ele poderá examinar sua filha e avaliar do que se trata. Boa sorte.
2007-02-15 15:58:12
·
answer #3
·
answered by lilinha32 7
·
0⤊
0⤋
Usa aqle sabonete preto...MATACURA
2007-02-14 16:49:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho legal que procure respostas no YR, mas seria bom ir num posto se saúde, eles sabem. Mas é realmente urgente. É muito sofrimento.
2007-02-13 17:05:33
·
answer #5
·
answered by lu♪s ♫ 7
·
0⤊
0⤋
O tratamento para sarna (Escabiose) é simples e a medicação é encontrada em praticamente todo os Postos de Saúde do Brasil. Quanto as feridas, podem ser complicações pelo fato dela estar coçando.
Leve-a a qualquer médico. Escabiose é de simples diagnóstico e tratamento. Evite complicações.
2007-02-13 17:02:57
·
answer #6
·
answered by Silva 2
·
0⤊
0⤋
eu ja peguei uma vez, o que o medico recomendou foi passar remedio de piolho nas areas afetadas trocar toda a roupa de cama e banho todos os dias e lavartudo + as roupas com agua quente de preferencia...eh bem contagioso, por isso tome cuidado...mas de facil cura...boa sorte
2007-02-13 17:01:52
·
answer #7
·
answered by Phoenix 6
·
0⤊
0⤋
você está esperando o que para procurar um médico?
2007-02-13 17:01:47
·
answer #8
·
answered by di100destino 6
·
0⤊
0⤋
Existem vários tipos de sarna.
antes de mais nada leve-a ao médico.
2007-02-13 16:55:30
·
answer #9
·
answered by Carlos 3
·
0⤊
0⤋
se liga ""bróder"" leva ela ao médico
2007-02-13 16:54:22
·
answer #10
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Quem trata disso é dermatologista.
2007-02-13 16:54:00
·
answer #11
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋