Cuidado Lizandro, esta história é bem à la Bush, primeiro: o eixo da Terra não se altera, esta hsitória de inversão polar foi criada por cientistas para tentar explicar fóssieis tropicais em reigões polares, mas depois a Teoria da Deriva Continental explicou tudo certinho...o movimento que vc deve estar se referindo é o de precessão, tendo em vista que o eixo da Terra não se alinha com o eixo da eclíptica, mas precessiona em torno dele, da mesma forma que um pião posto a girar precessiona em torno do eixo vertical ao solo.
Portanto, os pólos celestes não ocupam uma posição fixa no céu: cada pólo celeste se move lentamente em torno do respectivo pólo da eclíptica, descrevendo uma circunferência em torno dele com raio de 23,5 . O tempo necessário para descrever uma volta completa é 25 770 anos. Atualmente o Pólo Celeste Norte está nas proximidades da estrela Polar, na constelação da Ursa Menor, mas isso não será sempre assim. Daqui a cerca de 13000 anos ele estará nas proximidades da estrela Vega, na constelação de Lira.
Assim pouco é alterado em função deste movimento no clima, uma vez que o eixo da Terra mantém sua inclinação de 23,5 em relação ao eixo da eclíptica enquanto precessiona em torno dele. Como o ano do nosso calendário é baseado nos equinócios, a primavera continua iniciando em setembro no hemisfério sul, e em março no hemisfério norte. A única coisa que muda são as estrelas visíveis no céu durante a noite em diferentes épocas do ano. Por exemplo, atualmente Órion é uma constelação característica de dezembro, e o Escorpião é uma constelação característica de junho. Daqui a 13000 anos será o oposto.
O aquecimento e esfriamento global é realmente um fenômeno natural e cíclico, no tempo dos dinossauros a temperatura média do planeta era 18ºC, muito maior que as mais pessimistas das previsçoes sobre o aquecimento global...só que esta mudanças aconteceram em milhares de anos e aos poucos... e não do jeito que está ocorrendo, é fruto relamente da intervenção humana, não dando tempo para os ecossistemas se adaptaerm a nova realidade.
Além do mais com a queda da salinidade do hemisfério norte , a corrente do golfo se enfraquece, causando um clima maiscontinentela naestes lugares (frios e calores extremos) ...enfim estamos alterando tudo e muito rápido..os riscos são grandes se não calarmos agora os Bushs da vida (parece que até ele se convenceu, antes tarde do que nunca)
2007-02-13 09:10:47
·
answer #1
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
0⤋
Eae Lisandro, boa pergunta.
O ÚNICO motivo do superaquecimento da terra é que nós humanos estamos jogando muito gás carbônico na atmosfera, e isso causa o desequilíbrio no planeta como enxentes, tsunamis, furacão catarina e outras tragédias naturais.
Acho que quando acontecer uma catastrofe de dimensões mundiais, (o gelo dos polos derreterem por exemplo) isso vai extinguir nossa raça, e o planeta aos poucos vai voltar ao equilíbrio perfeito que ele tinha.
Expero ter ajudado.
Falou
2007-02-13 06:01:47
·
answer #2
·
answered by Sad but True 3
·
0⤊
0⤋
É um fenômeno cíclico sim.
Está mais que provado, estudado, discutido que a Terra passa por períodos de glaciação e aquecimento.
Estamos num dos períodos naturais de aquecimento. O que acontece, porém, é que ele está ocorrendo de maneira muito mais acentuada (e perigosa) que o normal devido às ações humanas.
2007-02-13 06:01:25
·
answer #3
·
answered by Dot Warner 3
·
0⤊
0⤋
O AQUECIMENTO DE FORMA NATURAL SERIA CICLICO,MAS COM A DEVASTAÇÃO COM QUE O HOMEM VEM PROVOCANDO NO MEIO AMBIENTE NAUM.
2007-02-13 05:59:24
·
answer #4
·
answered by Bruno 2
·
0⤊
0⤋
Já está mais do que provado, pesquisado, discutido, mastigado e determinado que o aquecimento global é a primeira alteração climática do planeta, causada unicamente pelo HOMEM.
***
2007-02-13 05:54:28
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não sei se você lembra daquele ultimo grande abalo sísmico que ouve, mais acredito que ele deve ter contribuído um pouco nas atuais catástrofes que estão ocorrendo no mundo!!!!
2007-02-13 06:04:06
·
answer #6
·
answered by Glauber 4
·
0⤊
1⤋