English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-13 04:00:54 · 4 respostas · perguntado por Gatinha 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

4 respostas

Depende. Há que distinguir transmissão entre aves, de aves para mamíferos não-humanos, de aves para humanos, e entre mamíferos (humanos incluídos).

Entre aves
As aves aquáticas são o maior reservatório de todos os subtipos conhecidos do tipo A do vírus. Nos patos selvagens, o vírus multiplica-se nas células que revestem o tracto intestinal, sem causar sinais de doença, e são excretadas nas fezes em grandes concentrações. Os vírus têm sido isolados de fezes recentemente depositadas e de água de lagos, sugerindo que este sistema de transmissão fecal-aquática-oral é muito eficiente.
Uma grande proporção de aves, em especial juvenis, são capazes de libertar vírus. O vírus permanece vivo na água durante várias horas, especialmente se esta estiver fria, e pode infectar outras aves.

De aves para os mamíferos (não-humanos)
As aves aquáticas selvagens transmitem o vírus às aves domésticas e estas aos mamíferos. Vejamos uma situação frequente. O sr. Wang-Chu possui uma quinta com patos, galinhas e porcos. Para os patos, tem um pequeno reservatório de água onde os animais se banham. Na primavera, passam naquela região aves aquáticas migradoras que dão um saltinho ao tanque do sr. Wang-Chu. Repousam umas horas e deixam uns presentes de fezes infectadas, quer na água quer no solo. Os patos do sr Wang-Chu são infectados pelos vírus e, como não existe separação entre patos e galinhas, infectam as galinhas também. Há, aliás, múltiplas possibilidades de infecção. Desde os porcos do sr Wang-Chu irem cheirar as fezes das aves, até os seus filhos andarem a brincar por ali e tocarem com as mãos em dejectos infectados que depois levam aos olhos, tudo é possível. Finalmente, como a promiscuidade é geral, galinhas e porcos convivem na mesma área restrita. Os porcos são infectados porque inalam partículas microscópicas infectadas, em suspensão no ar, libertadas pelas galinhas.

(um àparte sobre os porcos)
Os porcos possuem nas células do trato respiratório receptores moleculares aos quais tanto conseguem aderir os subtipos de vírus comuns nas aves como os subtipos dos mamíferos. Isto, aliás, torna os porcos animais especialmente vocacionados para gerar subtipos de vírus novos, capazes de infectar humanos, e para os quais os humanos não possuem defesas. Os porcos funcionam como uma espécie de “misturadora” de vírus de origens diferentes (ver fig ao lado). Devido à grande capacidade de recombinação do vírus, surgem no porco subtipos híbridos, com uma parte dos genes aviários e uma parte dos genes humanos. Pensa-se que foi assim que surgiram os subtipos que estiveram na origem das grandes pandemias do século 20 em humanos.


Entre mamíferos
Entre mamíferos a transmissão dá-se predominantemente por via respiratória. Um hospedeiro infectado, seja porco, cavalo ou humano, emite gotículas microscópicas infectadas que ficam em suspensão no ar, por vezes durante horas, e podem ser inaladas por outro hospedeiro. Nos humanos, isto é comum, quando um indivíduo com gripe fala, tosse, ou espirra.

O sr. Wang-Chu estará em risco, quando de manhã abrir os portões da pocilga onde os animais infectados pernoitaram. Também estará em risco, embora menor, se, ao ver uma galinha doente, a for matar e manipular sem ter o cuidado de se proteger (ver a seguir).

Estima-se que cerca de 10% de pessoas que têm contacto regular com porcos, tenham já sido infectadas por subtipos de vírus do porco (a avaliar por estudos serológicos). Estes subtipos, contudo, não se propagam entre humanos. Infectar o humano é uma espécie de "beco sem saída" para eles.

2007-02-13 04:05:32 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O virus da gripe Influenza, se dissemina principalmente pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o virus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outras pessoas.

2007-02-13 09:03:12 · answer #2 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

GATINHA MANHOSA,
ESSA É FÁCIL D+ E SEI Q VC SABE, VAMOS LÁ: AMBIENTES FECHADOS, DURANTE O PERÍODO DE CARNAVAL Q POR SINAL ESTÁ PRÓXIMO, DIVIDIR O MESMO COPO E O PIOR DE TODOS QUE MUITOS ARRISCAM O BEIJO, AI É QUE FICA DIFÍCIL DE SE PROTEGER, NÃO É VERDADE? UM GRANDE BEIJO PRA VC , E OLHA NÃO TOU GRIPADO NÃO VIU!! RSRSRS

2007-02-13 04:10:03 · answer #3 · answered by gilporreta 1 · 0 0

Pelo ar

2007-02-13 04:07:25 · answer #4 · answered by Raphael77 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers