English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-13 01:40:57 · 1 respostas · perguntado por Paulo F 2 em Saúde Outras - Saúde e Beleza

1 respostas

A otite média é uma infecção da parte do ouvido que fica além da membrana do tímpano, separado por uma membrana, chamada ouvido médio, de aparecimento súbito (agudo). A otite média muitas vezes está associada a uma infecção das vias aéreas superiores (amidalite, sinusite, etc) ou do canal que liga o ouvido médio à parte de trás da garganta (Trompa de Eustáquio).
Para funcionar corretamente, o ouvido médio precisa ter à mesma pressão do ar externo ao corpo. Isto é proporcionado pela trompa de Eustáquio, uma pequena passagem que conecta o ouvido médio à parte de trás da garganta, atrás do nariz.
Deixando o ar chegar ao ouvido médio, a trompa de Eustáquio equilibra a pressão de ar no interior do ouvido médio com a pressão do ar externo. (Quando seus ouvidos "estouram" enquanto você boceja ou engole seco, suas trompas de Eustáquio estão ajustando a pressão de ar em seus ouvidos médios.) A trompa de Eustáquio também permite a drenagem de muco (catarro) do ouvido médio para a garganta.
Às vezes, a trompa de Eustáquio pode não estar funcionando bem. Por exemplo, quando uma criança está com gripe, uma amidalite ou uma alergia que afeta as narinas (rinite), a trompa de Eustáquio pode ficar entupida pelo inchaço em seu revestimento ou pelo muco acumulado dentro da trompa. Este bloqueio impedirá a drenagem do líquido do ouvido médio para a garganta. Bactérias ou vírus que chegam normalmente ao ouvido médio pela trompa de Eustáquio e que seriam eliminados por este mesmo caminho, com o entupimento, podem proliferar e causar infecção, com acúmulo de líquido e até pus, resultando na otite média.
É a doença bacteriana mais comum nas crianças do mundo todo e é a segunda em freqüência em adultos e crianças em conjunto. As crianças desenvolvem infecção de ouvido mais freqüentemente nos primeiros quatro anos de idade por algumas razões:
A trompa de Eustáquio é menor e mais horizontal que nos adultos, as quais permitem que bactérias e vírus tenham o caminho facilitado até o ouvido médio. Suas trompas também são mais estreitas e menos flexíveis, predispondo mais ao entupimento.
As adenóides, que são estruturas semelhantes à glândulas localizadas na parte superior da garganta, próximas as trompas de Eustáquio, são maiores nas crianças e podem interferir com a abertura das trompas.
O sistema imune das crianças ainda não está totalmente desenvolvido até os 7 anos de idade, proporcionando maior dificuldade para combater as infecções.
Quase todas as crianças antes dos 3 anos de idade, terão pelo menos um episódio desta infecção, e a metade terá pelo menos dois episódios.
Dentro do ouvido médio, os três ossinhos (ossículos) normalmente transmitem as vibrações do tímpano para o ouvido interno onde eles são convertidos de som em impulsos nervosos (veja figura B acima). Em pessoas com otite média, porém, a inflamação e a infecção interferem com este mecanismo normal, causando diminuição na audição.
Quadro Clínico
Os sintomas da otite média em crianças maiores, adolescentes e adultos incluem:
Dor e coceira no ouvido
Sensação de pressão no ouvido ou de ouvido “cheio”.
Diminuição da audição
Tonturas
Náuseas ou vômitos
Secreção saindo do ouvido
Febre
Desconforto geral do corpo
Em crianças pequenas, preste atenção se:
Ela puxa ou mexe muito no ouvido
Ela chora a toa e fica muito irritada
Tem febre
Tem vômitos
Tem secreção saindo pelo ouvido
Diagnóstico
O médico irá colher uma história clínica dando ênfase à dor de ouvido, à presença de secreção no ouvido e à febre. O exame dos ouvidos é feito com um otoscópio – um instrumento semelhante a uma lanterna com um cone na ponta - próprio para examinar o tímpano e o canal auditivo. Poderá haver vermelhidão e inchaço do tímpano.
O médico também irá analisar os movimentos do tímpano – os tímpanos não se moverão se estiverem muito endurecidos ou se houver líquido atrás deles.
Prevenção
Pode–se diminuir o risco de otite média fazendo o seguinte:
Lavar as mãos (principalmente os pais e babás) antes de manusear o bebê, pois esta é a forma mais eficaz de evitar a transmissão de germes de pessoa a pessoa.
Reduzir a exposição dos bebês a locais com grande aglomeração de pessoas para diminuir o risco de contato com germes causadores de infecções respiratórias.
Amamentar o bebê, porque a amamentação parece oferecer proteção contra a otite.
Fazer a imunização de seu filho conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, pois algumas vacinas podem prevenir as infecções de ouvido.
Evitar o uso de quartos utilizados por fumantes, pois a fumaça do cigarro no ambiente pode aumentar o risco da criança ter infecções de ouvido.
Se você fuma, tente deixar de fumar, ou pelo menos evite fumar dentro de casa e próximo das crianças pequenas.
Tratamento
A decisão quanto ao tratamento irá depender:
Do tipo e da severidade da infecção do ouvido,
Da idade de seu filho,
De quanto tempo esta infecção dura,
De que freqüência seu filho tem infecções de ouvido,
Dos fatores de risco que seu filho pode ter,
Se a infecção afeta a audição de seu filho.
O tratamento envolve:
Manter a trompa de Eustáquio aberta com descongestionantes para permitir sua drenagem natural.
Usar antibióticos.
Controlar a dor com analgésicos.
O uso de antibióticos leva às seguintes considerações:
Eles não ajudarão numa infecção causada por vírus
Não eliminarão o líquido do ouvido médio
Podem causar efeitos colaterais
Habitualmente não aliviam a dor nas primeiras 24 horas e podem ter só um efeito mínimo na dor depois disso, sendo ajudados pelos analgésicos / antiinflamatórios.
Certas crianças que evoluem com persistente diminuição da audição ou demora no desenvolvimento da fala, podem precisar de cirurgia como complemento do tratamento. A cirurgia é feita pelo otorrinolaringologista e consiste em inserir “tubinhos” na membrana do tímpano para ajudar a ventilar o ouvido médio. Isto permite que o fluido escoe do ouvido médio, ajudando a igualar a pressão no ouvido, quando a trompa está incapaz de fazê-lo. O procedimento é executado sob anestesia e normalmente pode ser feito no consultório.
Qual médico procurar?
Procure um otorrinolaringologista se você ou seu filho (acima de um ano de idade) sentirem dor de ouvido ou tiverem dificuldade para escutar. Se seu bebê estiver com febre, estiver extraordinariamente irritado, não conseguindo dormir, esfregando ou puxando seu ouvido com freqüencia, tendo vômitos ou diarréia, ou não respondendo normalmente aos sons (não se assustando quando uma porta bate), o pediatra deve ser prontamente contatado.
Prognóstico
As otites médias freqüentemente melhoram por si só dentro de 2 ou 3 dias, até mesmo sem qualquer tratamento específico,mas o líquido acumulado no ouvido médio pode persistir durante seis semanas ou muito mais tempo, em alguns casos. Se o pediatra de seu filho decidir prescrever antibióticos, um ciclo de 10 dias normalmente é recomendado.
Para crianças acima de 6 anos de idade e adultos, com uma infecção leve a moderada, um ciclo mais curto de antibióticos (5 a 7 dias) pode ser apropriado.
Na maioria das pessoas com otite média, o líquido acumulado no ouvido é eliminado completamente dentro de seis semanas. Se o líquido persiste e permanece sem tratamento, pode levar à dificuldade de audição, comprometendo o desenvolvimento da fala e cognitivo das crianças mais jovens... boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2007-02-13 12:03:16 · answer #1 · answered by KKzinha 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers