Não nos é dado compreender os desígnios de Deus.
....
2007-02-21 00:19:24
·
answer #1
·
answered by Zé 7
·
1⤊
0⤋
Ola, sou espirita desde que nasci e tenho uma resposta para ti.
Vemos essas crianças que nascem e fazem coisas erradas naum pela idade quando esta na terra, mais sabemos que este é um espirito de muitos anos e que vem tentando chegar a sua perfeição reencarnando.
O papel dos pais, é educar o seu filho, dar uma vida digna e ama-los. Os pais que não cuidarem de seus filhos, quando morrerem, Deus sabera o que fazer, pois os pais tem como função, sendo espiritos também de aprender e ensinar aquele espirito que vei como seu filho.
Muitas vezes esses espiritos que vieram em forma de filhos, familiares amigos, ja estão vivendo conosco a muitos anos, só que não lembramos, pois quando rencarnamos esquecemos das vidas passadas.
Essa criança que matou o irmãoe vemos ela ainda pequena, concertesa, tem algo de vidas passadas que o fez fazer isso. Claro que para muitas pessoas ele era somente uma criança e não sabia o que estava fazendo, então nuam tem culpa pelo o que fez, mas para mim, isso tem uma resposta.
Esse menino, é um espirito que como qualquer outro espirito aqui reencarnado, esta tentando melhorar, mais muitas vezes isso demora, anos e anos.
Os pais não são completamente responsaveis por isso, de uma certa forma sim, pois eles não estava olhando e concertesa não ensinaram o bem maior que é o amor. Pq qualquer criança por mais bebe que seja, ao ver um irmão chorando e se debatendo não seria capaz de fazer o que ele fez. Isso so ira se arrumar em outra vidas, em vidas que não sabemos quando vai ser.
2007-02-13 09:03:20
·
answer #2
·
answered by Caroline PH 2
·
4⤊
0⤋
Opinião:
A idade cronológica não é alvará de impunidade, somos responsáveis por nossas ações, todos os nossos atos tem os respectivos efeitos, portanto uma criança de 3 anos é responsável por matar.
No caso que você citou todos os envolvidos tem a sua parcela de responsabilidade. O recém nascido, a criança e os pais estão envolvidos numa trama que tem origem em encarnações passadas. Considerando a imaturidade do corpo e da mente, penso que a morte não foi um agravante na reencarnação da criança de 3 anos, mas um início de provação tanto para ela quanto para os pais.
2007-02-13 09:25:25
·
answer #3
·
answered by Mordillo 7
·
3⤊
0⤋
Caríssimo irmão Antonio.
Primeiramente permita-me elogiar a sua compostura na pergunta e em suas considerações, demonstrando seu verdadeiro interesse em adquirir conhecimentos e por conseguinte, agradecer por uma tão interessante pergunta para os estudiosos espíritas.
Uma criança de três anos já sabe discernir que está praticando o mau, apesar de não possuir a total consciência do que está fazendo. Precisamos saber como isto aconteceu, se foi uma brincadeira da criança, ou se ela premeditou o crime e qual foi o comportamento dela em relação ao instinto de defesa do recém nascido reagindo por choro ou contorcendo-se.
Ante as leis morais da espiritualidade superior, em nenhum caso os pais assumem a responsabilidade da criança faltosa, pois não corroboraram com a ação.
Nos casos onde o fratricídio ocorre por força de vontade da criança, ela, percebendo a reação instintiva do recém nascido e não cessando seu intento, demonstra bastante inclinação ao mau e pode ser até perdoada pelo ato praticado quando em idade que não havia assumido totalmente consciência pelo ato praticado, mas não está isenta da responsabilidade pela falha por conservar prenúncios de caráter inferior trazido da vida anterior, que terá que ser melhorado nesta vida ou em outras e caso seja um espírito renitente, um dia não lhe será mais permitido escolher sua missão que será imposta como forma de levá-lo ao aprendizado necessário para evoluir, desprendendo-se das falhas de caráter.
No caso do acontecimento ter se verificado de forma apenas culposa e não dolosa, nem os pais e nem a criança assumem a responsabilidade pelo crime, mas a criança tem a responsabilidade do aprendizado para melhorar suas inclinações às negligências e o castigo que terá serão os resultados advindos de sua própria incúria, que o levarão ao sofrimento, até que seu desconforto lhe leve a avaliar comportamentos e se arrependa. Isto pode acontecer até em otras reencarnações.
Quanto a criança vitimada, para sofrer esta ação, poderia estar passando por um carma necessário ao melhoramento de seu progresso espiritual, certamente, mas não nos é permitido conhecer os motivos, pois ainda não estamos capacitados a compreender muitas coisas do plano superior da espiritualidade.
Não foi assim que repondeu Jesus Cristo perante a ignorância de Nicodemus em entender o que ele explicva? "Vós sois doutor em israel... Mas, se não me credes, quando vos falo das coisas da Terra, como me crereis, quando vos fale das coisas do céu?" (S. JOÃO, cap. III, vv. 1 a 12.)
Espero tê-lo ajudado, Caro irmão, um abraço.
2007-02-13 09:38:11
·
answer #4
·
answered by ? 6
·
3⤊
1⤋
Hmm... Vejamos... De certa forma, os pais tem culpa até certo ponto sim! Nenhum fardo é mais pesado do que podemos carregar, portanto, era possível sim que tivesse sido ensinado àquela criança que isso era errado! Foi falha na educação e também erro da criança (criança aqui, pois seu espírito já pode ser bem antigo), que ainda não adquiriu em seu íntimo o desejo de fazer o bem e repudiar o mal...
Note que, independente da criação, existem sim crianças rebeldes e violentas desde pequenas e crianças calmas e tranquilas desde o princípio... Isso não tem outra explicação, exceto evolução espiritual de cada um!
2007-02-13 09:26:30
·
answer #5
·
answered by Makoto 6
·
2⤊
0⤋
com a palavra os espiritas;
2007-02-21 08:35:51
·
answer #6
·
answered by OSÍRIS 3
·
0⤊
0⤋
www.ceallankardec.org.co.
2007-02-21 08:29:13
·
answer #7
·
answered by FAROFA 7
·
0⤊
0⤋
Desculpe, não sou espírita mas acho que o caso deve ser analisado de todas as formas.
1- Criança com tres anos de idade independente de ser hiperativo ou não possui surtos de nevorsismo, onde aperta o que tiver na mão e possui nesses casos uma força bem maior que o normal para sua idade, bichos de pelúcias, bichinhos de estimação, almofadas e até o irmãozinho menor.
2- Não se pode deixar duas crianças nessa idade em nenhum momento sequer sem vigilância, isso é crime previsto em lei, portanto falharam os pais e são os únicos responsáveis pelo acontecimento.
Agora vamos para a parte religiosa:
Por mais que se defenda a doutrina da reencarnação, em nehuma situação alguém pode em sã consciência e em verdade dizer qualquer coisa sobre sua vida anterior, pois mesmo que isso fosse verdade, quando nascemos não nos lembramos de nada antes.
De acordo com o Cristianismo, vemos algumas passagens bíblicas onde se fala de ações levadas a efeito antes do nascimento.
Defendo a doutrina que ensina a vida espiritual antes do nascimento, mas como uma pré-existência, onde vivíamos em presença de nosso Pai Celestial, e por necessidade de progredirmos com um corpo, viemos à Terra e aqui, sob a regência do tempo, vivemos por um período insignificante, onde Tres anos ou Oitenta anos nada mais são do que um breve momento.
Quando nascemos sofremos um pré julgamento de acordo com o nosso desempenho na pré-existência e assim temos a vida com os acontecimentos nem sempre sob total controle, assim, não se sabe a razão porque uma criança nasce e morre em seguida, por que alguns nascem com defeitos físicos, outros pior ainda com defeitos morais, porém todos estão aqui com o mesmo objetivo, progredirem, em uma escala de valores eternos, na qual um episódio como esse deixa de ser interessante.
Quando morremos, vamos para um mundo espiritual, onde aguardamos o dia da ressurreição, quando os nossos corpos serão restaurados e então viveremos plenamente, livres da morte e das dores, cresceremos até a estatura de nosso espírito
e estaremos prontos para a etapa seguinte, de acordo com os nossos merecimentos, será separado para a correção desses problemas um período de mil anos onde o príncipe do mal será preso e a humanidade não mais sofrerá sua influência.
Todos os que morrem antes de atingirem a estatura de seu espírito, terão nesse milenio a oportunidade de crescerem e progredirem, os pais terão a oportunidade de educar e criar os filhos que perderam imaturamente.
O Pai Celestial quando planejou a Terra como local para o progresso em corpo físico de Seus filhos, pensou em todas as possibilidades, inclusive que alguns deles deixariam de vigiar um bebe por tempo suficiente para que um irmão também bebe em um ataque de hiperatividade viesse a sufocá-lo, e proveu meios para que ambos pudessem usufruir do progresso eterno, essa vida por mais duradoura que seja é apena uma ilusão do tempo, a eternidade é continua e ela sim é significativa.
Imagine um estrada infinita, em alguma parte dela existe um poço, o viajante cai nesse poço e começa com muito sacrifício a galgar suas paredes, uns o fazem com extrema facilidade e alcançam a boca do poço rapidamente, aí, continuam seu caminho pela grande estrada, outros só o conseguem após anos de grandes lutas, mas no fim alcançam a boca do poço e continuam suas jornadas. Esse poço é o "tempo" ao qual estamos atrelados nessa vida.
Como no exemplo, uma mesma pessoa não cairá no mesmo poço outra vez, isso seria regredir e a lei maior é do progresso eterno.
Tenha tranquilidade quanto aos meninos e aos pais, acidentes ocorrem e mesmo havendo culpados, são incontingência do dia dia e para o plano espiritual, perfeitamente previsiveis e com soluções já existentes em seus bojos. Jamais duvide da existência de Nosso Pai Celestial e do grande amor quê êle tem por seus filhos, independente de credo, raça ou opiniões.
Espero ter ajudado, mesmo não sendo espírita como você pediu. Um abraço
2007-02-20 11:46:24
·
answer #8
·
answered by wanderleyfreitas 5
·
0⤊
0⤋
Provavelmente não teve consciência do ato. Nos filmes que as crianças vêem esta sempre a mostrar cenas dessas.
2007-02-20 09:44:54
·
answer #9
·
answered by Maria 4
·
0⤊
0⤋
Com certeza, apenas a criança vai pagar pelo seu ato, apesar de inconseqüente.
Os pais também tem uma parcela de culpa na negligência de deixar uma criança dessas sozinha ao ponto de ter condição de fazer o que fez.
É por ai.
2007-02-19 09:04:10
·
answer #10
·
answered by Seletivo 4
·
0⤊
0⤋