English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Isso é uma entrevista para um trabalho da faculdade. Peço que coloque seu nome, idade e sua religião. Por favor

2007-02-12 21:56:30 · 18 respostas · perguntado por mecaliari29 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

Religião é uma maneira de fazer com que a pessoa se conforme com a vida. O ser humanao tem potencial ilimitado; são as religiões que reprimem através do medo, do poder, do castigo.
Religião é o ópio do povo.
Obs> Infelizmente não posso colocar meus dados para me expor.

2007-02-12 22:01:28 · answer #1 · answered by Ninja 4 · 0 0

A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religio, mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religio com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao nascimento do cristianismo, religio referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.
A palavra "religião" foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente. O hinduísmo antigo utilizava a palavra rita que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados e que também se referia à correcta execução dos ritos pelos brâmanes. Mais tarde, o termo foi substuído por dharma, termo que actualmente é também usado pelo budismo e que exprime a ideia de uma lei divina e eterna.
Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 a.C.) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o carácter repetitivo do fenómeno religioso, bem como o aspecto intelectual. Mais tarde, Lactâncio (século III e IV d.C.) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, religar, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus.
No livro "A Cidade de Deus" Agostinho de Hipona (século IV d.C.) afirma que religio deriva de religere, "reeleger". Através da religião a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado. Mais tarde, na obra De vera religione Agostinho retoma a interpretação de Lactâncio, que via em religio uma relação com "religar".
Macróbio (século V d.C.) considera que religio deriva de relinquere, algo que nos foi deixado pelos antepassados.
Independente da origem, o termo é adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas.

2007-02-15 22:52:15 · answer #2 · answered by A Tolerância é uma religião. 4 · 0 0

Meu nome é Assinoê Oliveira, tenho 30 anos de idade e sigo INRI CRISTO há 15 anos, não que o considere uma religião, ele é muito mais do que isso; sua missão não resume-se meramente em nos ensinar a rezar, mas libertar-nos de todos os engodos dogmáticos e ensinar-nos o real significado da vida.
Tenho plena consciência que INRI CRISTO é o Messias renascido, e apoiá-lo em sua árdua missão é o mínimo que posso fazer, ninguém é obrigado a crer.
Na tradução do latim religião significa reli gare, religar o homem com DEUS, todavia quem tem a certeza que DEUS existe e está presente em todas as nossas células, não tem necessidade de religião. INRI CRISTO reitera o que já ensinou há dois mil anos, que o melhor local para invocarmos a DEUS não é em igreja, mas no quarto com a porta fechada (Mateus c.6 v.6).
Quem inventou religião foram os seres humanos, e antes mesmo de existir humanos, existia DEUS, e a Terra com certeza era um local bem melhor para se viver. Obviamente, há um propósito, para estarmos no universo, não estamos aqui por acaso.
Para saber mais sobre INRI CRISTO e até mesmo formar uma opinião concreta, acesse o seu site oficial http://www.inricristo.org.br e leia a mais completa e esclarecedora entrevista concedida por INRI CRISTO na internet, na qual ele responde mais de 200 questões extremamente relevantes à humanidade sobre os mais diversos e controversos assuntos: aborto, homossexualismo, clonagem, fim do mundo, reencarnação, ressurreição, Ciência, Medicina, Teologia, Psicologia, etc.

2007-02-13 05:15:25 · answer #3 · answered by Assinoê 2 · 0 0

Tenho 43 anos e sou mestra em esoterismo e psicologia revolucionária
Religião é o resultado de outros 3 fatores:
filosofia, arte e ciência.
Tudo que vem além disso é pseudo- religião.
Religião significa relligare. E só podemos nos religar desmistificando deus e seus ensinamentos.
Se deus é mistério é porque precisa ser desvendado.
Para um simples trabalho de faculdade isso já é relevante.
Se fosse inquietude verdadeira certamente existiria mais véus para serem levantados.
.

2007-02-13 01:17:01 · answer #4 · answered by Satori 6 · 0 0

Religião siginifica religar, religar a Deus. O homem se separou de Deus por causa do pecado pela religião verdadeira, ele pode se ligar novamente a Deus, conhecendo o caminho qu é de Jesus Cristo.

2007-02-12 23:33:17 · answer #5 · answered by Gilberto 5 · 0 0

Religião para mim..È vc acreditar que toda religião leva a DEUS..e que o caminho certo é vc ser bom , honesto, amar ao próximo e tentar ao máximo não julgar ao semelhante.

2007-02-12 23:10:31 · answer #6 · answered by karla B 2 · 0 0

Fé!

2007-02-12 22:55:06 · answer #7 · answered by Mariana O 1 · 0 0

O termo religião deriva do latim "religare" voltar a ligar. Só se pode falar em religião estritamente, quando aparece uma organização complexa, espíritual e social, com base numa revelação de Deus. Ora neste sentido o homem ficou separado de Deus, pelo pecado original do 1º homem "Adão" e foi restabelecido [ foi religado] por Jesus Filho de Deus "homem perfeito" e assim todo o homem a quem o Espirito Santo de Deus, se tenha revelado a seu coração e feito ver a sua condição de pecador, esse homem desde que aceite voluntáriamente o perdão de seus pecados, é de novo "religado a Deus" por manifestação do Espírito Santo e o sacrifício expiatório de Jesus Cristo, na cruz em prol de todo o homem que creia e aceite esse sacrfício. Eu sou evangélico creio e aceito Jesus como meu salvador, idade70 anos evangélico dedes os 14 anos José Rodrigues

2007-02-12 22:52:11 · answer #8 · answered by galiano 4 · 0 0

Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada, como criadora do Universo, e que como tal deve ser adorada e obedecida
Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc

2007-02-12 22:50:45 · answer #9 · answered by servo de DEUS 4 · 0 0

Do Latim Re + Ligare = Re + Ligar em Cristo, ou seja nasce aí um paradoxo que enfrentamos até hoje. Quem não possui uma religião, não está ligado a Deus (uma tolice afim de amedrontar os pesquisadores cientistas e questionadores).

Deus não pode estar na Religião, pelo simples fato dele ser muito anterior à Religião. Se Deus criou o universo, e a religião nasceu mais de 13 bilhões de anos depois no planeta Terra, ele com certeza não é a Religião, mas sim uma inteligência muito maior capaz de organizar e formular leis que sustentam sozinhas tudo o que existe, que são as leis naturais (Força da gravidade, Força nuclear forte, Força nuclear fraca e Força eletromagnética).

Através do interesse político, a Religião se tomou das palavras de Deus para fazer com que as pessoas (ignorantes) tivessem medo da morte, criou-se então um Demônio, para afligir a humanidade e impor-lhe respeito e os pecados para conduzir todos de maneira razoável e colocar um freio nas barbáries que se proliferavam na época.

Como era impossível provar a existência de Deus por vias materiais (e ainda é) o homem atribuía a Deus tudo o que ele desconhecia: Trovão, chuva, raios, maremotos, terremotos, furacões, a vida e a morte.

Depois, se estudando e a ciência evoluindo, foi-se provando que tudo que se acrditava ser Deus, eram efeitos químicos, elétricos ou magnéticos que determinavam o acontecimento.

Então, a Religião começou a perder força e a correr atrás de quem tentasse provar cientificamente qualquer fato que desmistificasse sua palavra. Isto fez com que cientistas, pesquisadores, célebres pensadores, astrônomos e filósofos ou negassem suas experiências ou eram mortos na fogueira ou na forca. Muitos foram mortos e alguns negaram seu experimento.

Conclusão: A Religião é uma maneira de conduzir as pessoas de forma que possam viver em sociedade, com limites e regras que visam o bem estar coletivo, porém ela é também uma arma política capaz de reunir multidões com interesses afins e cegá-los com misticismos e fanatismos para que não procurem uma fé raciocinada e lógica, mas sim um ser místico que vai socorrê-los e purificá-los totalmente quando se arrependerem no último segundo de suas vidas.

Eu, particularmente, não possuo religião apesar de ter feito catecismo, crisma, estudei muito a bíblia, sendo que por inúmeras vezes minhas dúvidas e questionamentos faziam com que muitos escritos entrassem em contradição.

Assim, adotei uma postura científica e comecei a estudar filosofia, física-quântica, didática, história, química, antropologia, biologia e religiões diversas buscando esclarescer minhas dúvidas e questões insolúveis para a igreja presa em dogmas.

Hoje, meus estudos são baseados nos princípios da Doutrina Espírita, catalogados por Allan Kardec e os considero os mais sábios até o momento pois é focado na Ciência, Filosofia e Religião, estudando o trinômio inseparável e buscando conhecer a nós mesmos, os seres inteligentes da criação.

Grande abraço e boa pesquisa.

Fernando, 26 anos - Publicitário, Músico, Desenhista, Projetista Mecânico, Estudante de Filosofia, Ciência e Religião pelo IPECE - SP

2007-02-12 22:44:13 · answer #10 · answered by Philosophos 3 · 0 0

http://www.caminhocristao.com/?cat=54

2007-02-12 22:38:19 · answer #11 · answered by REFLEXÃO HUMANA 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers