Cada um tempera a sua salada como acha melhor! Uns colocam vinagre, outros colocam limão. Podem usar azeite ou óleo comum!
Entendeu?
2007-02-12 17:00:01
·
answer #1
·
answered by buddy_br 3
·
2⤊
0⤋
Como um velho ditado que diz: "o cachimbo entorta a boca"
as pessoas tem o costume de dizer que a igreja catolica adotou livros apocrifos e os lançou no canon biblico, mas elas não sabem que a historia é um pouco mais antiga.
Quando a igreja apostolica estava aqui na terra, os judeus iniciaram uma grande perseguição aso cristãos, que naquela época adotava um padrão universal de escritura, que envolvia livros escritos por judeus que viviam em israel e fora de israel.
Tanto que o proprio Jesus e seus apostolos usavam esse padrão de escritura.
No ano 60 houve uma padronização das escrituras determinadas pelos judeus, os quais excluiram os livros dos judeus que viviam fora de israel, por determinarem que estes não eram inspirados por Deus.
Mas na verdade sabemos que isso aconteceu por causa da guerra que havia contra a igreja cristã, entre outros motivos.
Mas a igreja primitiva adotou o padrão de escritura dos apostolos que foi a universal.
os anos se passaram e a palavra de Deus foi selada pela igreja catolica.
quando da reforma, Lutero por estar em guerra contra a igreja catolica, adotou o padrão de biblia dos judeus de israel, pois afinal ele era protestante.
Conclusão:
A palavra de Deus é a mesma tanto na biblia catolica quanto na evangelica, pois as fontes de tradução são as mesmas.
Mas os protestantes cometeram um grave erro ao expurgarem livros importantes e de muita sabedoria do canon biblico.
Só pra lembrar, os católicos não usam a biblia, pois seguem a risca a doutrina papal, portanto novamente temos livros selados pela ignorancia de muitos que sem sabedoria, não clamam a Deus para que essa verdade seja revelada, preferindo ser como bestas que seguem umas as outras sem entendimento.
Tanto que desafio qualquer um a mostrar em que parte dos livros dito "apoclifos" não tem a inspiração do Espirito Santo de Deus.
2007-02-13 06:05:47
·
answer #2
·
answered by Cris 2
·
1⤊
0⤋
A bíblia precisa ser lida então ela depende do intelecto de cada um.
O intelecto das pessoas que carregam um estigma religioso está comprometido com suas crenças e portanto a bíblia aí está sujeita a relatividade.
2007-02-13 00:07:11
·
answer #3
·
answered by Satori 6
·
1⤊
0⤋
Se como Voce diz porque o livro sagrado é diferente para varias filosofias religiosas, então deixa de ser livro sagrado e para ser apenas um livro , um livro a mais.
2007-02-12 20:26:14
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
primeiramente, bíblia só é das religiões cristãos, ou seja, o livro que os mormons usam não é a bíblia realmente, foi um livro criado por eles próprios, e a bíblia foi um livro escrito por homens inspirados por Deus.
No entanto a diferença entre a bíblia católica e da igreja protestante aconteceu devido a um questão hitórica real: Num determinado século d.C, numa biblioteca na antiga Alexandria, foi pedido que alguns homens traduzissem a bíblia para o idioma de tal país, pois lá só existiam bíblias escritas num outro idioma. Então, esses homens começaram a traduzir a bíblia e, nesse processo, acabaram por confundir alguns livros, já que naquela época a bíblia era escrita em rolos de pergaminho, e assim, acabaram por acrescentar alguns livros sem querer. Assim, a bíblia católica passou a ter sete livros a mais, que são chamados de livros apócrifos, que nao são verdadeiramente escritos por homens inspirados por Deus. Dentre esses livros estão Macabeus1 e 2, Judite, Eclesiásticos e Sabedoria de Salomão. Há mais 2 livros que naum me recordo o nome deles de memória.
2007-02-12 23:25:20
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ah, véio...não entra muito na minha cabeça essa história de velho e novo testamento, não. Isso, como sempre digo, é uma forma de cada um puxar a brasa pra sua sardinha. E como é que querem que se acredite neste livro???
2007-02-12 22:07:40
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Convém fazer algumas distinções primeiras quanto aos nomes
1) Cânon, do Grego Kanón = Regra, medida e catalogado
2) Canônico = Livro catalogado ? o que significa que também é inspirado por Deus
3) Protacanônico = Livro catalogado próton, isto é, em primeiro lugar ou sempre catalogado
4) Deuterocanônico = Livro catalogado, deuteron ou em segunda instância, posteriormente (após sido Controvertido)
5) Apócrifo = Do grego apókryphon = Livro oculto, isto é, não lido nas Assembléias públicas de culto. Reservado a leitura particular.
Os livros Deuterocanônicos (Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 Macabeus e 2Macabeus, os capítulos 13 e 14 e os versículos 24 a 90 do capítulo 3 de Daniel, os capítulos 11 a 16 de Éster, estão na Tradição chamada Septuaginta, que foi traduzida do Hebraico por setenta sábios em setenta dias, cada um trabalhando isoladamente e chegando todos ao mesmo texto.
No ano 100 d.C, aproximadamente, os sábios Fariseus se reuniram em Yavné (Jâmnia) na Galiléia, e começaram a trabalhar em uma re-centralização da religião, que era antes centrada no templo.
Os Fariseus procuraram estabelecer regras mais rígidas de vida, ampliando ainda mais a cerca em torno da lei. Nesse período, é bom lembrar que, Saduceus e Essênios já tinham desaparecidos ou assimilados a outras crenças, sobrando os Fariseus.
Entre as decisões tomadas pelos Fariseus, que não aceitaram a Cristo, fixaram um Cânon Bíblico que propositadamente impediria o Novo Testamento como palavra de Deus. Evidentemente esses critérios não eram seguidos pelos Cristãos, que não tinham mais nada a ver com os Fariseus que não aceitaram a Jesus Cristo.
Os Critérios dos Fariseus eram os Seguintes:
1) O Cânon deveria estar disponível em Hebraico, não em Aramaico ou Grego
2) Não poderia ser escrito fora da terra de Israel
3) Não depois de Esdras (458 ? 428 a.C)
Comentário
1) Se a palavra de Deus fosse para ser escrita somente no Hebraico, isso já colocaria de fora todo o Novo Testamento.
2) Acontece, porém, que em Alexandria, no Egito, havia Judeus, que traduziram os livros Sagrados, do Hebraico para o Grego entre 250 e 100 a.C
3) Ao escrever o Novo Testamento, os Apóstolos e Evangelistas usaram a tradução Grega feita entre 250 e 100 a.C, pelos próprios Judeus de Alexandria.
Quando a tradução foi feita por São Jerônimo, ela continha a íntegra dos textos confiados por Deus à sua Igreja, incluindo no AT, os sete livros que Lutero depois arrancou.
Todas as Bíblias desde então continham estes livros; uma prova disso é a Bíblia de Gutemberg e outras Bíblias mais antigas. Lutero, porém, ao fazer a sua revolta,resolveu traduzir a Bíblia para o Alemão. Ora, ao contrário de S. Jerônimo, que usou manuscritos muitos antigos, Lutero tinha à sua disposição apenas manuscritos recentes dos Judeus de Jâmnia ou Yavné, que evidentemente não continham os livros que os Fariseus arrancaram do Cânon Bíblico muito depois de Cristo.
Basta ver qualquer Edição ou exemplar manuscrito da Bíblia antes de Lutero a importância da Tradição e do Magistério, a verdadeira doutrina sobre a Graça, enfim, vários pontos da Doutrina ensinada por Cristo e pelos Apóstolos que estavam sendo negados pelos Protestantes.
Não é razoável a interpretação Protestante, visto que esta acaba dizendo que a Bíblia se prova pela Bíblia. Ora, isso é uma temeridade. A Bíblia se prova pela Igreja que a compôs!
A Igreja Católica adotou o cânon Grego.
Os Protestantes adotaram o cânon dos Fariseus.
O cânon protestante conta apenas 38 livros, faltando, como se pode verificar, os seguintes livros: 1 e 2 dos Macabeus, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. Faltam no livro de Ester uns 6 capítulos (10,4 - 16, 24) e no livro de Daniel falta a oração de Azarias, o cântico dos mancebos, o episódio de Susana e a história de Bel e do Dragão.
Apocalipse: "Se alguém cortar qualquer das palavras do livro desta profecia, Deus lhe cortará sua parte do livro da vida e da cidade santa, e do que está escrito neste livro (22, 19).
2007-02-12 22:05:31
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
CONVERSANDO SOBRE A BÍBLIA
01) Qual o significado da palavra "Bíblia"?
A palavra "Bíblia" é de origem grega e quer dizer "LIVROS". São, ao todo, 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
02) Quem é o autor da Bíblia?
O autor da Bíblia é Deus.Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.
03) Os autores humanos da BÍBLIA apenas "copiaram" o que Deus "ditou" a eles?
Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras - e dos próprios conhecimentos - para redigir os textos inspirados.
04) Como a Bíblia foi escrita?
A BÍBLIA foi composta "A DUAS MÃOS": por Deus, que a inspirou, e pelos homens e mulheres que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em "mutirão".
05) Quando a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.
06) Onde foi escrito o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).
07) Onde foi escrito o Novo Testamento?
Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).
08) Em que línguas foram escritas a Bíblia?
A Bíblia foi escrita em HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.
09) Quantas traduções existem da Bíblia?
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente DOIS MIL IDIOMAS. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).
10) No que foi escrita a Bíblia?
Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).
11) Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?
A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estévão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.
12) Quais são as duas grandes partes da Bíblia?
A Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.
13) Como está dividido o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento está assim subdividido: PENTATEUCO (os cinco primeiros livros, do Gênesis ao Deuteronômio; livros HISTÓRICOS (16 livros, de Josué a Macabeus); livros POÉTICOS ou SAPIENCIAIS (7 livros, de Jó a Eclesiático) e, livros PROFÉTICOS ( 18 livros, de Isaías a Malaquias).
14) Como está dividido o Novo Testamento?
O Novo Testamento apresenta a seguinte subdivisão: livros HISTÓRICOS (os 4 Evangelhos mais o livro dos Atos dos apóstolos); CARTAS DOS APÓSTOLOS (21 cartas, de Romanos a Judas) e, livro PROFÉTICO (apenas um, o Apocalipse, o último livro da Bíblia).
15) O que são os livros APÓCRIFOS?
Os apócrifos são livros escritos nos tempos em que foram escritos os demais livros da Bíblia, mas que não foram escritos sob inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao livro da Bíblia.
16) Quantos livros tem a Bíblia Protestante?
A Bíblia Protestante tem 66 livros, 7 a menos que a Bíblia Católica. Os livros de Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e parte dos livros de Ester e Daniel fazem parte da Bíblia Católica mas não da Bíblia Protestante.
Razões teológicas e históricas levaram os judeus - e depois os protestantes - a considerar esses livros como livros apócrifos.
17) É certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?
Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.
18) Quem é o centro da Bíblia?
O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza.
19) Quem pode interpretar a Bíblia?
Só a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações de sua comunidade vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamento da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.
20) Como estudar a Bíblia em grupo?
O Grupo de Reflexão (Círculo Bíblico) é um lugar e um modo seguro e privilegiado de estudar e interpretar a Bíblia em comunidade. É no Grupo de Reflexão e Vivência que os católicos "misturam"a vida com a fé e aprendem a ser solidários uns com os outros.
21) É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?
Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, desde que quem os memorize também os pratique. Quem conhece passagens da Bíblia "de cor" mas não se esforça por vivê-las é um falso cristão.
22) Com que atitude deve-se ler a Bíblia?
A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.
23) Como procurar e encontrar uma citação bíblica?
As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do LIvro (abreviado), Capítulo e Versículo.
Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez.
2007-02-12 21:15:08
·
answer #8
·
answered by REFLEXÃO HUMANA 2
·
1⤊
1⤋
Porque cada um puxa a sardinha prá sua brasa.
2007-02-12 20:09:03
·
answer #9
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Na realidade a bíblia foi manipulada pela católica a anos e até os dias de hoje continua aparecendo novidades, quanto aos demais são divisões pessoas insatisfeitas e procuram adaptar seu deus de acordo com suas necessidades e crenças, se juntarmos todos esses livros da pra fazer uma fogueira boa é só pra que serve.
2007-02-12 17:28:38
·
answer #10
·
answered by jetro i - GATO JEDI 7
·
1⤊
2⤋