Para minimizar que em 721 a.C. Israel foi devastado pelos assírios.
Em 598 a.C., Nabucodonosor II invadiu Jerusalém, massacrou os judeus, estuprou as mulheres, destruiu o “templo sagrado” e levou os que se encontravam sob a proteção de Jeová, para a Babilônia.
Combater o politeísmo e o culto de imagens que crescia entre os judeus.
Justificar o “templo sagrado” ter sido arrasado.
Reforçar os supostos poderes do deus Jeová.
E fazer com que os sofridos anos de escravidão babilônica se transformassem em algo que desse algum sentido as agruras e sofrimentos porque passou o povo, que fizera um pacto com deus, onde obedecer seria prosperar.
Pois o “povo de deus” mesmo rogando a ajuda divina com fé e persistência, foi escravo dos cruéis babilônicos, por cerca de 40 anos, até que Ciro II, o Grande (fundador do império persa), subjugou a Babilônia e permitiu o retorno dos judeus a Palestina...
Os escribas judeus incluíram o êxodo no tora, a fim de que o mesmo viesse a ser uma das fonte primárias, dos princípios éticos que sustentam a civilização ocidental.
Foi dessa maneira ardilosa que no Século VI, a.C. (durante a reforma religiosa), e a fim de suprir uma necessidade da sociedade, que o gênese foi reescrito.
2007-02-12 22:48:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Moisés era hebreu e sabia disso, embora tivesse diversos privilégios na corte dos faraós Ramsés II e III, era sabido por todos a sua origem. O fato de escrever o pentateuto ( 5 primeiros livros da Bíblia) é sabido que simplesmente foram creditados a ele, sem no entanto escrever de fato nenhum deles, e isso se comprova facilmente, pois em nenhum trecho dos 5 livros existe a narração em 1ª pessoa, o que caracterizaria a sua autoria, além deste fato, existe ainda a narração da morte de Moisés, sendo muito pouco provável que ele próprio descreveria a sua morte, nota-se ainda que existem diversas formas de linguagem nos 5 livros, isto demonstra que foram trancorridos muitos anos para serem escritos, muito além da duração da vida humana.
Um grande abraço.
2007-02-12 22:49:20
·
answer #2
·
answered by Alexandre G 3
·
2⤊
0⤋
Caríssimo amigo Glauber.
Lembremos que quando Moisés desceu do Sinai pela primeira vez, foi acometido de um faniquito por que o povo dançava em torno de um bezerro de ouro e... Cráááááááshhhhhhh!!!!!!!!!!!!! (Êxodo, 32:19
Estilhaçou a taba dos decálogo em pedregulhos no chão pela poeira do deserto.
Note que apenas algumas frases foram entalhadas por Deus em duas tábuas de pedra, o que demonstra que aquelas tribos semiselváticas perambulantes pelo deserto não dominavam nenhuma arte da escrita, mesmo porque não tinham onde e como escrever, porque os históricos eram registrados em papiro e pergaminho, que necessitavam de tecnologia para serem fabricados.
Na Bíblia os dez mandamentos ocupam um insignificante espaço de seis versículos apenas (Êxodo, 20: 12 a 17) entre os 187 capítulos do Pentateuco, imagine quantas pedras e o tempo que seriam necessários para entalhar os cinco livros primeiros da Bíblia e quantos iriam carregar no lombo aquele peso todo
Agora observemos com atenção como está descrita a morte de Moisés, com as narrativas começando em Deuteronômio, 34:1 "Então subiu Moisés..." e no versículo 4, "Disse-lhe o Senhor..." Versiculo 5 "Assim morreu Moisés..."
Notemos que a narrativa encontra-se na terceira pessoa do singular, e não na primeira pessoa, como se ele mesmo estivesse contando os acontecimentos. Assim, está claramente explícito que a exposição de todo o Pentateuco foi proferida por outro autor.
Um caloroso abraço, caro amigo Glauber.
2007-02-13 04:48:26
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
1- Ele foi criado por sua própria mãe, ela era hebréia, certo? Provavelmente, ela ensinou alguma coisa do hebraico para ele ou, quem sabe, conversava com ele em hebraico.
2- Os hebreus eram escravos dos egípsios, será que os carrascos, ou capangas que tomavam conta do escravos hebreus não aprenderam nada da língua deles em tantos anos de convivência, daí sendo Moisés um príncipe, não saberia muito mais do que os carrascos ?
3- Que importa se 99,9 % (não sei da onde vc tirou esta informação) era de analfabeto, se quem escreveu foi Moisés?
4- Ele não teria que escrever em " hieróglifos egípcios ", pois ele estava escrevendo para hebreus e não para egípsios, mesmo sendo para um população, como vc diz, de 0,01 % de alfabetizados.
5- O que é mais difícil? saber hebraico, ou, ter todas as Revelações com detalhes da Criação?
2007-02-12 23:08:02
·
answer #4
·
answered by Vascaíno sempre 5
·
1⤊
0⤋
Moisés era filho de Hebreus que inclusive sua própria mãe se ofereceu como babá! Embora cultura egípcia , ele convivia com seus compatriotas escravos e seus parentes.
Quanto à escrita, eram hieróglifos sim que depois foi passado para a dita Bíblia de hoje.
E ele teve a inspiração divina para escrever a palavra de Deus
2007-02-12 23:03:51
·
answer #5
·
answered by henrique t 3
·
1⤊
0⤋
Pelo que sabemos Moisés foi criado para ser faraó. Assim sendo, não poderia ser de nenhum forma analfabeto.E é de se acreditar que como herdeiro do trono do Egito, que naquela época era o mundo civilizado, ele não teria n opções de se assimilar pelo estudo outras linguas e talvez, outros costumes uma vez que ele era o herdeiro de todo o Egito.Quanto a cursinhos, se fosse o caso seria de Aramaico, que era a lingua falada pelos judeus. Acho que deixei claro que o Principe MOisés não era um meroo analfabeto. Mirna
2007-02-12 23:02:37
·
answer #6
·
answered by Bye Bye periguetes 7
·
1⤊
0⤋
Astral Superior, quando Moisés foi encontrado, o hebreus já eram escravos dos egípcios. É claro que hoje é interessante ou alguém no alto escalão aprender ingles para ajudar em conversas de negócios internacionais mas não era o caso do Egito naquela época. Por acaso voce ouviu falar de algum portugues que se interessasse em aprender o idioma dos escravos negros africanos no Brasil?? Voce ouviu falar de algum ingles que tivesse interesse em aparender a lingua dos escravos negros africanos nos E.U.A. Essa pergunta também vale para franceses e etc. Geralmente é o escravo que tem que aprender a língua de seu dono e não o contrário. Na época de Moises, egipcios e hebreus não estavam em condições de negociação porque uma mandava e o outro obedecia..
2007-02-12 22:54:52
·
answer #7
·
answered by Jorge P 6
·
1⤊
0⤋
Meu Caro amigo.
Não sei se sabe, os Egipicios eram os povos mais cultos da epoca, tal assertativa se veem por suas grandes piramides que até hj são mistérios para nós e Moises sendo o filho da filha de faraó, será que ele não aprendeu a ler??
Não sei se vc sabe, mas muitos escritos da Biblia permaneceram durante seculos intactos, e tb não sei se sabe, havia pessoas da epoca que eram incubidas de fazerem copias e mais copias do Pentateuco e dos livros do velho testamento ( Biblia dos Judeus)
2007-02-13 05:20:02
·
answer #8
·
answered by FRANÇA - mais que vencedor 4
·
0⤊
0⤋
Concluindo... Ele nem sequer pode ter existido :(.. Foi mau...
Pode ser q alguns personagens biblicos existiram sim, mas os acontecimentos sempre foram exagerados.
Igual as historias que as pessoas contam, cada um aumenta alguma coisa,,, imagina isso passado depois de umas 20 gerações????
Pra acreditar nisso precisa ter muiiiiiita fé!!!??? Rsss
2007-02-12 23:12:07
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É, colega, realmente existem muitos pontos de interrogação, envolvendo alguns temas ligados ao velho testamento. O fanatismo religioso, impede-nos de aprofundar-mos os estudos neste campo, adiando o inevitável. Creio que antes do final deste século, a humanidade já terá adquirido sanidade suficiente para exclarecer todas essas dúvidas que nos aflinge. Caro companheiro, vale ressaltar, que o povo hebreu não era analfabeto. Um abraço e fique na páz.
2007-02-12 22:54:17
·
answer #10
·
answered by CRM-USA 3
·
0⤊
0⤋