Lucas 12:47 e 48 (Jesus falando) O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.
PEDRO [2]18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
Êxodo 21:2 a 7 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.3 Se entrar sozinho, sozinho sairá;
2007-02-12
13:27:58
·
13 respostas
·
perguntado por
Andrade
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
A escravidão era uma realidade da época. Não adianta querer colocar uma peneira no fato! As pessoas consideravam um fato natural, posição na sociedade , a classe inferior.Eram,em muitos países, mais da metade da população, sendo que muitos professores, médicos e funcionários públicos , eram rigorosamente falando escravos.
A Bíblia, principalmente o NT, ensinou claramente que a violência e a opressão eram erradas. A sociedade dava aos propietários o direito de espancar e até de martar os ecravos por causa de pequenos erros; já o NT revogou a autorização que os senhores tinham de maltratar os escravos.Vejamos só um versículo , Ef 6.9:
"E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando de ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas."
Com a perspectiva de liberdade em Cristo, o NT plantou a semente que mais tarde convenceu a sociedade sobre o caráter opressivo da escravidão. Jesus morreu pelo senhor , escravo , pelo livre pelo servo, pelo opressor e pelo oprimido.
E para terminar leia o livro de Filemom que trata basicamente sobre o tema .
2007-02-12 20:36:58
·
answer #1
·
answered by carl.7 5
·
0⤊
0⤋
Não é só escravidão não amigo... ali tem todo tipow de nojeira...
No genesis tinha um cara chamado Ló, um safado que estuprou as duas filhas, segundo a vontade de deus... aff ... eu pergunto que deus eh esse a favor do incesto????
Também um tal de abraao que ouvia vozes do além e atribui um tal de deus unico... q piada... Acho que ele tava doidão mesmo, acho q Tinha fumado um baseado.
Se hoje em dia aparece alguem por ai dizendo q ouve vozes é tido como louco!!!! Ah, ele também era poligamo e carrasco, pois tinha uma esposa e uma escrava que também dava umas trepadas com ela, e depois mandou a coitada ir embora!?? E saber que tem gente q defende a biblia de unha e dentes!!! :(
Que sociedade mais sem vergonha essa nossa heim!!!
2007-02-12 14:21:58
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nossa que coisa hein?
Vc com certeza nem se deu ao trabalho de ler o que vc copiou e colou, e se escreveu nem tentou entender!!
Deus é feito de amor, e o amor não escraviza, tudo o que ele te pede é obediencia e tolerancia, e vem vc e deturpa toda a palavra!!!
Leia a Bíblia e vc obterá todas as suas respostas! Mas leia calmamente, e nem pegue só trechos, leia do começo ao fim!
faça esse propósito com vc, ateu ou não, vc pode aprender muito.
bjs
2007-02-12 14:13:21
·
answer #3
·
answered by Acqua 6
·
1⤊
0⤋
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!
2007-02-12 14:06:02
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não, ela não concorda com a escravidão. A escravidão não é apoiada na Bíblia. Vejamos os textos citados: Lucas 12 v47 - 48; Nesse texto estamos vendo uma parábola que nada mais é que uma analogia, ou seja, uma história para exemplificar um ensinamento, uma "moral da história".
Pedro 2 v.18 Aqui Pedro está escrevendo para quem é escravo porque na época, existiam escravos. Se o texto tivesse sido escrito hoje, você talvez iria lê-lo da seguinte forma: Vós, empregados, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos patrões...
Êxodo 21 v 2-7. Muitos hebreus tinham escravos, inclusive da própria nacionalidade, mas isso tanto desagrada a Deus que Ele institui uma lei para que o escravo trabalhasse apenas 6 anos e depois não precisasse trabalhar mais. Isso não é visto em nenhuma legislação, a não ser quando vemos que países como Estados Unidos, Brasil, etc... começaram a pensar o quão era absurdo a escravidão e leis abolicionistas passaram a aparecer.
Enfim, a Bíblia é contra a escravidão.
Abraços
2007-02-12 13:59:06
·
answer #5
·
answered by Cleber S 2
·
1⤊
0⤋
Não, porque a escravidão é discriminação, falta de amor , crueldade de pessoas que são egoistas...Jesus falou que, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.Jo 8:32, sermos servos de Deus é nos libertar de todas as coisas deste mundo.
2007-02-12 13:50:41
·
answer #6
·
answered by Sena 2
·
1⤊
0⤋
Não. É necessário lembrar que os hebreus foram escravos durante muito tempo, dos egípicios e dos babilônicos, mas, segundo a Bíblia, Deus providenciou sua libertação.
Em diversos partes da Bíblia, Deus adverte os hebreus a tratarem bem os estrangeiros, pois eles também já tinham sido estrangeiros no passado.
No trecho do Evangelho de Lucas citado por você, Jesus estava contando uma parábola, ou seja, uma história fictícia mas que poderia ser comparada com a realidade. Ele comparava a relação entre servos e senhores e as práticas que já existiam na época, à vinda de Jesus e ao destinos daqueles que não estavam cumprindo as ordens de Deus.
Na carta de Pedro ele adivertia aos escravos cristãos que não fossem rebeldes, pois como cristãos não deveriam ser assim. Não se trata de apologia a escravidão, mas de defesa da paciência e fé de que Jesus não faria acepção de pessoas e os salvaria mas que para isso deveriam seguir seu exemplo:
1 Pedro 2.23 quando insultado não revidava, quando ameaçado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
2007-02-12 13:49:55
·
answer #7
·
answered by Srtª Plenilúnio 6
·
1⤊
0⤋
ISSO É LINGUAGEM FIGURADA, QUER DIZER QUE SE VC CONHECE A PALAVRA DE DEUS, SABE OQUE É PECADO, MAS MESMO ASSIM O COMETE, VC TERÁ UM CASTIGO PIOR DO QUE DAQUELE QUE COMENTE PECADO SEM SABER QUE O ESTÁ FAZENDO.
2007-02-12 13:49:25
·
answer #8
·
answered by MACNAMARA 4
·
1⤊
0⤋
Não diria escravidão, mas uma subserviência exagerada, que altera o comportamento natural. Não consigo entender ou aceitar qualquer fundamentalismo...
2007-02-12 22:27:44
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O VT foi escrito pelos líderes religiosos, que misturaram lendas, que podem até ter um fundo de verdade (mas só um fundo) com passagens que legitimavam seus costumes, afinal eram parte da elite e provavelmente tinham muitos escravos. Acho até que a proibição de comer carne de porco devia ser porque tinham criação de carneiros.
2007-02-12 20:34:10
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋