English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sempre me falam que deus deu o livre-arbítrio ao homem... Vocês não acham que Deus, como um pai, deveria pelo menos algumas vezes nos "chamar atenção"? Nos corrigir? Nos mostrar o caminho que realmente devemos seguir, caminho que às vezes não conseguimos encontrar sozinho?

Às vezes me pergunto: Que pai é esse que deixa tanta coisa ruim acontecer ao seu filho sendo que ele tem o poder de evitar ou amenizar tais coisas. Que pai é esse que deixa o filho sofrer? Que pai é esse que apenas assiste um filho seu fazer o mal? De que adianta punir tal filho mas tarde se ele já tiver feito a maldade?

Um filho meu mesmo que brigue comigo e fuja de casa sempre será o meu filho independente do que for, e sempre farei de tudo para ensina-lo o melhor caminho a ser seguido, mesmo que não me dê ouvidos, e sempre chamarei atenção quando estiver errado. E vou procurar sempre ajuda-lo...

Mas e esse nosso Deus? Faz oque? Apenas olha tudo em silêncio atônito?

2007-02-12 12:40:04 · 17 respostas · perguntado por John Doe 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

O livre-arbítrio de Deus funciona assim: me ame ou vá para o inferno! É o mesmo livre-arbítrio do bandido: ou obedece ou morre! Você considera isso livre-arbítrio ou coação?

O livre-arbítrio foi uma invenção muito inteligente dos religiosos para justificar o sofrimento e a maldade no mundo. Assim, poderia-se justificar a não interferência e a não atuação de um Deus inexistente! E todos continuariam acreditando!

2007-02-12 13:04:47 · answer #1 · answered by Ken 3 · 2 1

Pior que ser ignorante é vangloriar-se da própria ignorância. Querido, Deus não criou robôs, se assim fossemos você não estaria fazendo uma pergunta tão imbecil. O problema não está em Deus, mas sim em você.

Agora, Deus não vai obrigar você a amá-lo. O problema não está no pai que deixa tanta coisa ruim acontecer, está no filho que não o escuta, que não segue seus ensinamentos. Ele não quer lhe punir querido, por isso todos os dias bate à sua porta, mas você a mantém fechada.

Deus não só olha tudo isso, mas lhe convida todos os dias a escutá-lo. Talvez o seu problema seja um cotonete. E a sua cera é o orgulho que não o deixa escutar. Não lhe recrimino por isso, eu também era assim. Mas resolvi escutar a voz de Deus e aceitar a Sua ajuda.

Conheça a Deus você também. Em meu blog dou meu testemunho, se não sabe por onde começar, quem sabe pode ajudá-lo.

Um abraço.

http://napazdosenhor.blogspot.com/

2007-02-14 00:33:54 · answer #2 · answered by Byteco 1 · 0 0

Do quê adiantaria o livre arbítrio se ele toda hora colocasse o ímpio no caminho certo. Deus já deu a bíblia para que nós nos guiassemos por ela existe dezenas de igrejas que pregam a palavra de Deus basta segui-la corretamente e Deus nunca te abandonará.OBS: provações sempre existirão assim como aconteceu com Jó mas não desista de Deus e Ele nunca dsistirá de vc.

2007-02-13 08:08:22 · answer #3 · answered by ♠Hisoka♥ 4 · 0 0

Caro Ruan,
A tua pergunta é ótima e muitas vezes já me debatí nesta dúvida.
Agora com mais maturidade posso te dizer que Deus é pai sim e nos ama INCONDICIONALMENTE, isto é não ha condiçoes impostas para obtermos o Seu amor. Todos, digo, TODOS SOMOS FILHOS DE DEUS, não dê importância a interpretações fanáticas sobre o amor de Deus e sobre não sermos filhos de Deus.
Quanto ao livre-arbítrio Deus nos deu sim, e essa é a maior prova do amor paternal de Deus, Ele quer que sejamos responsáveis por nossos atos e que façamos o bem a nós mesmos e ao próximo pelo nosso crfescimento interior, amadurecimento, e não por imposição ou ameça de castigos como esses fanáticos religiosos querem nos impor.
Sejamos humildes e submissos a autoridade de Deus e suas leis, e uma das principais leis de Deus é a de ação e reação.
Examine os sofrimentos humanos e veja se não há sempre a ação do homem nelas que usando indevidamente o seu livre arbítrio resolveu ser mesquinho e egoísta procurando somente satisfazer seus prazeres pessoais, ganâncias,e satisfação dos desejos mais primitivos.
Deus criou a todos os espítos puros e ignorante, cabe a nós evoluirmos e sempre poderemos contar com seu amor.
Leia Romanos 8-38:39

2007-02-12 23:27:58 · answer #4 · answered by Carmen F 1 · 0 0

Oi! Ruan.
Não é bem assim, caso Deus viesse nos controlar seríamos apenas seus fantoches, não queira comparar o Espiritual com o material, as coisas se divergem por demais, mas por muitas vezes odiei Deus, ou magoava-me com ele, mais minha depois que entrei para uma determinada Religião, é que percebi o quanto errei.
Um forte abraço.

2007-02-12 23:17:45 · answer #5 · answered by RuyLFreitas 7 · 0 0

Nosso Deus deu os 10 mandamentos a Moisés, que embasam nossa legislação, à qual você está sujeito qualquer que seja sua crença; coloca pregadores chatos dizendo às pessoas pra se arrependerem; instituiu a família para ser a unidade social onde o indivíduo se desenvolve e aprende dos seus pais como deve agir; formou uma comunidade em torno do filho Jesus para que uns instruam os outros e causem mudanças na sociedade; deixou a Bíblia escrita para que a gente leia e saiba como deve viver; colocou na mente de cada um uma noção de certo e errado independente de crenças; permitiu que a gente vivesse enquanto todo mundo merecia morrer pelos pecados, mas permitiu também que o sofrimento existisse no mundo, para nos ensinar através da dor e das conseqüências dos nossos atos; e, de vez em quando, deixa a gente passar uns apuros, acidentes, coisas do tipo, pra se tocar que a vida não tá muito certa.

2007-02-12 22:07:24 · answer #6 · answered by Fernando - Macaco Véio 5 · 0 0

Excelente pergunta Ruan!
Quero dizer que sou evangélico, mas que não acredito no livre arbítrio. Isso é uma forma de se fugir das responsabilidades que esse pai nos dá.
Deus é pai sim, mas somente daqueles que Ele adotou como filho, porque legítimo mesmo, e obediente mesmo, só Jesus.
Muita coisa ruim acontece com quem é filho e com quem não é também. Deus interfere na vida de todos, mas lembre-se que ele não tem robôs sem vontade própria. Sendo assim, os filhos estão sujeitos a acidentes, a maldades dos que não são filhos (e dos que são), a conseqüências da desobediência, etc
Deus não quer "punir depois", ele quer nos corrigir agora! O "depois" é só pra quem não é filho.
Você está certo em ajudar o seu filho mesmo que ele fuja de casa. Deus também corrige seus filhos e muitos, por causa disso, "fogem de casa" também.
Deus não está apenas olhando em silêncio atônito e o fato de eu estar aqui na frente do computador a essa hora e morrendo de sono, é a prova de que Ele coloca pessoas no SEU caminho, simplesmente porque Ele não quer ficar só olhando em silêncio atônito!
Espero ter sido relevante!
Abraços

2007-02-12 21:24:40 · answer #7 · answered by Cleber S 2 · 0 0

Que Ensina a Bíblia?

Ensina que Deus criou o homem à sua ‘imagem e semelhança’. (Gênesis 1:26) Tal “semelhança” se refere a qualidades, não à aparência física. Por exemplo, assim como o Criador é livre para fazer o que quer, ele criou o homem com livre vontade. Em consideração a isso, o Criador não fixa ou predetermina o caminho que cada indivíduo deve tomar. Colide isso com a capacidade de Deus de saber o futuro? Não! Para ilustrar: O rádio possibilita à pessoa ouvir notícias mundiais em sua casa, mas este precisa primeiro ser ligado e a emissora certa precisa ser sintonizada na hora exata. O mesmo se dá com o poder de presciência do Criador; ele o usa com discrição e de modo seletivo, levando em conta o livre-arbítrio que deu ao homem.

A Bíblia ensina que coincidências e desastres são amiúde uma questão de ‘tempo e imprevisto’. (Eclesiastes 9:11, 12) Por exemplo, considere um movimentado cruzamento de trânsito. Um “imprevisto”, como a falha nos freios, no “tempo” [momento] errado, pode provocar um acidente fatal. A Bíblia não ensina que Deus é responsável por tais coisas ou que as predetermina. Cientes de sua própria responsabilidade, os cristãos procurarão dirigir com “bom juízo”, cuidando de que seus veículos sejam mantidos em bom estado. — 2 Timóteo 1:7.
O Mau Uso do Livre-arbítrio

Nossos primeiros pais perderam de vista o fato de que não foram criados para prosperar à parte de Deus e de suas leis. Eles decidiram tornar-se independentes de Deus, achando que isso melhoraria sua vida. Mas isto constituiu um abuso de sua liberdade. Ultrapassaram os limites determinados por Deus para o livre-arbítrio. — Gênesis, capítulo 3.

2007-02-12 21:22:15 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Sim. Deus deu livre arbítrio ao homem. Deus corrige a quem ama. E Ele é que ajuda o homem a encontrá-lo, pois se dependesse de si mesmo, o homem não encontraria nem o próprio nariz. O amor divino está fora da nossa compreensão. Ao mesmo tempo em que Ele sacrificou seu filho por nós, Ele permite que nós possamos escolher entre seguir o seu caminho, ou o nosso próprio caminho. Mas Deus está sempre buscando os seus filhos perdidos. Só não percebe quem tem o coração duro. Ele não precisa de nós, e sim o contrário. Mas ainda assim Ele diligentemente nos chama a voltar para casa. Deus não olha em silêncio atônito aos acontecimentos, pois sabe de todas as coisas. Antes, Ele fica entristecido com a capacidade que a sua criatura tem de usar todo o seu poder para a violência e a maldade. Mas como você diz, Ele também procura nos ajudar. O próprio Jesus nos diz: "se vocês que são maus sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais vosso Paai que está nos céus." Reflita nisso. PAZ

2007-02-12 21:18:21 · answer #9 · answered by dsn 3 · 0 0

Simples, Deus não existe. Isso é só conversa que a Igreja inventou para justificar os erros que nos rodeiam. Sim, porque se Deus existisse como a Igreja o "fabricou" porque seria que ele permitiria, por exemplo, que tanta criança morra de fome em África?...

2007-02-12 21:06:35 · answer #10 · answered by F3rnand0 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers