English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Referindo-se às pessoas que , perante fatos que não conseguem explicar ou que lhes parecem misteriosos, deixam de usar a razão e de procurar uma causa natural , resolvendo as questões afirmando ser " a vontade de Deus" o filósofo Baruch de Spinosa (1632-1677) afirma que " a vontade de Deus é o asilo da ignorância".
Você concorda com ele?

2007-02-12 12:10:34 · 9 respostas · perguntado por Luiz Souto 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Concordo sim. É interessante observar como ao longo da história humana "deus e deuses" se tornaram explicação para a falta de explicação.

Os nórdicos acreditavam que os trovões eram causados pelo Deus Thor. Os índios no Brasil acreditavam em algo parecido, mas para eles Tupã era quem causava os trovões. O sol se tornou Deus em muitas sociedades em épocas e lugares distintos, pois era repleto de mistério. O mesmo mistério que transformou a Lua e Saturno em deuses. Antes da Lei de inércia, os gregos acreditavam que era a mão ou vontade de Deus que continuava empurrando um corpo mesmo após termos parado de empurrar. Antes de descobrirmos a existência de vírus e bactérias, as doenças eram castigos divinos. Para um exemplo mais recente, antes da teoria da evolução, a explicação para o aparecimento de tamanha diversidade de seres vivos só podia ser a criação divina e até hoje muita gente ainda acredita nisso. A ciência desmistificou muita coisa e os Deuses deixaram de habitar esses recantos do desconhecido. O sol é apenas uma estrela entre as bilhões de bilhões estrelas no universo, os trovões são apenas manifestações do clima, e a complexidade da vida evoluiu de forma lenta e gradual a partir de formas mais simples.

Mesmo assim, Deus continua se escondendo no espaço cada vez menor do desconhecido, e muitas pessoas ainda cultuam um Deus que se esconde e sobrevive na ignorância. A ciência ainda não sabe tudo, mas à medida que ela avança, o asilo da ignorância, onde Deus se esconde, torna-se cada vez menor. Porém, muitos ainda utilizam Deus de forma bastante natural como explicação para a falta de explicação. Até quando os seres humanos acreditarão e cultuarão uma divindade que se esconde no espaço cada vez mais reduzido da nossa ignorância?

2007-02-12 12:55:55 · answer #1 · answered by Ken 3 · 0 0

Tudo tem que ser provado. Que mania as pessoas tem de não saber e solucionar os fatos, e dizer que é obra divina, coisa de Deus...

2007-02-16 06:49:42 · answer #2 · answered by A Tolerância é uma religião. 4 · 0 0

As pessoas vivem iludidas com deus.
se apaixonaram por um deus intelectual e se dão ao luxo de continuarem um sonho.
Deus é ki. é anatomia e tudo que fazemos e acontecemos é por risco nosso.
Deus não existe fora e portanto nenhum ensinamento é fora como nenhuma responsabilidade por nossos atos é fora.
Se exilar em deus é o mesmo que colocar sua vida nas mãos de um desconhecido já que o homem de hoje não conhece a si mesmo.

2007-02-13 09:31:55 · answer #3 · answered by Satori 6 · 0 0

Para os ignorantes sim.
Note que todo ignorante que se opõe a Deus, deixa de citar a bíblia ou o corão ou o Badgavad Ghita ou o livro dos mortos ou o evangélho segundo o espiritismo para citar um "Mané qualquer", que ninguém nunca ouviu falar.
Edmund Sangé DeVilmon disse uma célebre frase que ficou na história, mas ninguém a cita, pois caiu no esquecimento. Ao ver tantos pensadores mudando de opinião e se contradizendo todos os dias, na disputa para ver quem era mais racional, DeVilmon bradou na porta da Sourbonne:
Morte aos filósofos!
Morte aos sociólogos!
Morte aos advogados!
Pois é...
Spinosa passou... Ninguém compra nem lê livro dele.
Bakunin passou... Ninguém compra nem lê livro dele.
Bergerac passou... (o narigudo, lembra?) Ninguém compra nem lê livro dele.
DeVilmon nunca existiu, nunca escreveu nada e talvez tenha virado sorveteiro em Paris ou padeiro em Lion... Ninguém compra nem lê livro dele (mesmo que quisesse, ninguém nunca editou livro dele...!)
A Bíblia foi o primeiro livro editado e impresso no mundo. Desde então nenhum livro teve uma tiragem ou vendagem anual igual a dela. É recordista no Guiness todos os anos desde que o Guiness começou a ser editado.
Cai na real, mano...
Toda vez que algum imbecil quer ficar famoso se lança contra Deus se auto-rotulando de "Racional".
Cientistas pós modernos procuram a verdadeira razão de existir do mundo e porisso admitem a existência de alguma coisa tão grandiosa a ponto de organizar "todas as coincidências necessárias para o surgimento e ontinuidade do universo". Essa coisa, "por não conhecermos, não podermos medir, visualizar ou classificar, convencionamos a chamá-la de Deus" (Däniken/Guiddens).
E agora, famoso racional... Você tem peito para afrontar Guiddens?
Albert Einstein afirmou que "a pouca ciência nos afasta de Deus, mas a ciência plena e racional nos prova matematicamente a sua existência".
E agora... O famoso quem mesmo? Ah! O famoso Spinosa (que não conheço nenhuma tese sua que tenha se transformado em teorema) irá contra o pai do teorema da relatividade?
Tenho duas graduações universitárias uma em exatas e sou mestre doutorando em humanas e ainda não me convenceram a desacreditar de Deus, pois ainda não achei nenhuma teoria racional que fosse convincente ou confiável a ponto de comprovarem que tudo o que existe não passa de mera coincidência.
Se algum dia o fizerem, aí me convencerão. Por enquanto, ainda não.
Ou então...
Já que tudo tem um nexo causal natural, faça um mundinho aí, só para eu ver. Assim poderei acreditar em você e concordar com Spinosa.
Não sou "evangélico de carteirinha" nem nenhum tipo de fanático fundamentalista. Sou engenheiro mecânico e antropólogo. Porisso não acredito em "verdades". Só acredito na realidade.
Abs

2007-02-12 21:23:15 · answer #4 · answered by Químico 7 · 0 0

A religião prospera nas trevas onde a luz do conhecimento ainda não alcançou.

Já pensou em por que os "milagres" recentes não vão contra as leis da natureza? Por que um deserto não vira um bosque agradável ou todos os vírus da AIDS somem de uma vez? A ciência pode não explicar por que um câncer regrediu ou um paralítico voltou a andar mas um dia vai!

E avançaria ainda mais rápido se religiosos conservadores não parassem experimentos com células-tronco, montes de recursos fossem gastos em guerras religiosas e tantas pessoas simplismente aceitassem como um milagre ao invés de investigar realmente a fundo a razão daquele fato.

2007-02-12 21:07:26 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Não chego a pensar dessa forma, referindo se a estas pessoas como ignorantes, mas quando não se tem uma resposta para um fato ocorrido ou uma situação e se quer emitir uma opinião as pessoas utilizam-se desse ditado " É a vontade de Deus" que é o direito delas, mas em alguns casos eu discordo dessa explicação, quando é usada para justificar uma fatalidade que termina em desgraça e é causada por imprudência, abuso, desrespeito, etc. Nesse ponto muitas pessoas cometem uma blasfêmia e um pecado a dizer tal coisa e sou totalmente contra isso, mas de qualquer forma opiniões cada um tem a sua e devemos respeita-las mesmo que não concordemos.

2007-02-12 20:33:36 · answer #6 · answered by NOTURNO 5 · 0 0

Luiz,

Reflexão:

Entre Você e Deus...
Madre Teresa de Calcutá


Muitas vezes, as pessoas são egocêntricas,
ilógicas e insensatas.
Perdoe-as, assim mesmo.
Se você é gentil,
as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil, assim mesmo.

Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos e inimigos verdadeiros.
Vença, assim mesmo.
Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco, assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz,
as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz, assim mesmo.
O bem que você faz hoje,
pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem, assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você, assim mesmo.
Veja você que, no final das contas,
É ENTRE VOCÊ E DEUS


Boa Sorte!

2007-02-12 20:21:32 · answer #7 · answered by Malukety em movimento 7 · 1 1

Obviamente.

Não só o Deus cristão, mas como todos os outros, principalmente os deuses egípcios.

A função da divindade na sociedade só é util aos ignorantes, serve para colocar a 'poeira embaixo do tapete', pois quando algo não pode ser explicado, imediatamente falam: "Foi Deus".

2007-02-12 20:19:24 · answer #8 · answered by Ricardo 4 · 0 0

Ja ia te elogiar pela frase! Grande Spinoza! ;-)
Qualquer dia ainda leio obras desse cara..

Concordo sim.. e tudo que não pode ser explicado é "coisa de Deus" segundo os religiosos.

O esperar sem alcançar, aguardando a manifestacao divina se encaixa muito bem com a expressão.

2007-02-12 20:17:27 · answer #9 · answered by Mega 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers