Para espasmos musculares, causa do torcicolo, existem medicamentos de venda livre, à base de analgésico e relaxante muscular, que o farmacêutico pode indicar. Calor local (compressa quente) também é útil, nesses casos. Para os casos que não respondem a esse tratamento inicial ou em caso de repetição das crises, é necessária a participação de um médico ortopedista. Leia abaixo trecho do "Manual Merck de Saúde para a Família" referente ao assunto:
- Torcicolo Espasmódico
O torcicolo espasmódico é o espasmo doloroso, intermitente ou contínuo, dos músculos do pescoço, o qual força a cabeça a girar e a inclinar para frente, para trás ou lateralmente. O torcicolo ocorre em 1:10.000 indivíduos, sendo cerca de uma vez e meia mais comum em mulheres que em homens. O distúrbio ocorre em qualquer idade, mas mais freqüentemente entre os 30 e os 60 anos.
Geralmente, a sua causa é desconhecida. Ocasionalmente, condições como o hipertireoidismo, infecções do sistema nervoso, a discinesia tardia (movimentos faciais anormais, resultantes do uso de drogas antipsicóticas) e tumores do pescoço causam torcicolo. Raramente, os recém-nascidos apresentam torcicolo (torcicolo congênito) devido à lesão dos músculos do pescoço durante um parto complicado. O desequilíbrio dos músculos oculares e as deformidades musculares ou ósseas da porção superior da coluna vertebral podem causar torcicolo em crianças.
Sintomas
Espasmos agudos e dolorosos dos músculos do pescoço podem iniciar de modo súbito e podem ocorrer de forma intermitente ou contínua. Geralmente, somente um lado do pescoço é afetado. A direção da inclinação e da rotação da cabeça depende de qual músculo do pescoço é afetado. Um terço dos indivíduos que apresentam esse distúrbio também apresentam espasmos em outras áreas, comumente nas nas pálpebras, na face, na mandíbula ou na mão. Os espasmos ocorrem sem aviso e raramente durante durante o sono. O torcicolo varia de leve a grave e permanente.
Cerca de 10% a 20% dos indivíduos com torcicolo – geralmente indivíduos jovens com quadro leve – recuperam-se sem tratamento em um prazo de cinco anos. Entretanto, na maioria dos casos, o distúrbio piora de forma gradual em um a cinco anos e, em seguida, estabiliza. O torcicolo pode persistir durante toda vida, causando dores contínuas, restrição dos movimentos do pescoço e deformidades posturais.
Diagnóstico e Tratamento
Para diagnosticar o distúrbio em crianças e adultos, o médico investiga detalhadamente lesões anteriores e outros problemas do pescoço. Algumas vezes, são realizados vários exames de diagnóstico por imagem como radiografias, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), para se pesquisar causas específicas de espasmos dos músculos do pescoço, embora elas raramente sejam descobertas. Quando uma causa, como o crescimento ósseo anormal, é identificada, o torcicolo geralmente pode ser tratado com sucesso.
No entanto, quando a causa for um distúrbio do sistema nervoso ou quando ela for desconhecida, a probabilidade do tratamento controlar o espasmo é menor. Algumas vezes, o espasmo pode ser temporariamente aliviado através da fisioterapia e da massagem. Em um tipo de massagem, uma pressão leve é aplicada sobre a mandíbula do mesmo lado da rotação da cabeça. Os medicamentos auxiliam na redução dos espasmos musculares e dos movimentos involuntários em aproximadamente um terço dos indivíduos e, geralmente, ajudam no controle da dor causada pelos espasmos. As drogas anticolinérgicas (que bloqueiam impulsos nervosos específicos) e os benzodiazepínicos (sedativos leves) são comumente utilizados.
Menos freqüentemente, são prescritos relaxantes musculares e antidepressivos. Várias injeções de um pequena dose da substância que causa o botulismo ('Botox") reduzem a dor e os espasmos, permitindo que a cabeça seja mantida em uma posição mais natural (de menor inclinação). Essa melhoria pode perdurar durante alguns meses. Algumas vezes, a remoção cirúrgica dos nervos que inervam os músculos do pescoço disfuncionais é bem sucedida e pode ser tentada quando os outros tratamentos não aliviam o quadro.
Quando problemas emocionais contribuírem para os espasmos, o tratamento psiquiátrico pode ser útil.
2007-02-13 02:35:36
·
answer #1
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
2⤋
Eu não sou médica, sou fisioterapeuta, mas posso lhe ajudar.
O torcicolo, é um espasmo (contração muito forte e persistente) do músculo esternocleidomastoideo.Normalmente ocorre após a permanência por tempo prolongado numa mesma posição do pescoço.Vamos agora ao tratamento: Vc não deve colocar gelo, como foi descrito em uma resposta ai, porque o gelo aumenta o espasmo muscular, o calor é mais indicado, pois relaxa o músculo, depois uma boa massagem no músculo (é aquele maior do pescoço que no torcicolo tende a estar endurecido) e alongamento do pescoço.Se for um torcicolo leve com certeza vai aliviar, se não der certo, o melhor a fazer é procurar um profissional especializado.
2007-02-12 12:07:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
dores no pescoço
Muitas vezes ela provém de uma dor que tem início no pescoço, estende-se para os músculos do couro cabeludo , passando a afetar a parte posterior da cabeça, as têmporas e o fundo dos olhos.
Esse tipo de dor de cabeça é muito comum depois dos 50 anos de idade, quando muitas pessoas passam a sofrer de dores reumáticas, de fibrosite ou ligeira artrite no pescoço.
Tratamento: as pessoas que sofrem regularmente desse mal não podem expor-se a correntes de ar. Devem usar encostos especiais no banco do carro e observar uma postura correta. Qualquer pessoa que sofra ataques freqüentes desse tipo de dor de cabeça deve consultar um médico, que receitará analgésicos antiinflamatórios e recomendará outros tipos de tratamento, como massagens, relaxantes musculares ou o uso de um colete ortopédico.
ok
2007-02-14 07:10:25
·
answer #3
·
answered by M.M 7
·
1⤊
1⤋
É preciso primeiro diagnosticar a causa do torcicolo, se ele é frequente ou ocasional, o que necessita um Exame Clínico realizado por Médico. Se for eventual, pode ser uma simples ruptura muscular (pequena quantidade de fibras),tipo do que ocorre quando se dorme de "mau-geito" ou se faz um movimento súbito; neste caso GELO é aconselhável sim. Nos outros casos, pode se usar calor superficial (compressas, infravermelho )ou profundo (ondas curtas, ultrasom), e analgésicos ou relaxantes musculares, mas só após se estabelecer o diagnóstico. Só faça uma auto-medicação se for eventual; se é crônico procure auxílio médico para verificar a causa, pois pode ser ium problema na COluna Vertebral, região cervical, ou uma simples má postura em trabalho ou atividade do cotidiano.
2007-02-15 11:19:40
·
answer #4
·
answered by lulaloko 5
·
0⤊
1⤋
oi eu não sou médica ;)
Mas as quando tenho torcicolo, uso um saquinho de tecido de uns 20cm/20cm cheio de grãos pode ser grãos de trigo. Costuro bem o saquinho e levo ao micro ondas por um minuto.
Aí ele esquenta e coloco sobre o local que está com torcicolo.
Este procedimento serve também para quem tem cólicas, ou qualquer outra dor muscular.
2007-02-12 23:01:18
·
answer #5
·
answered by analuluz12a 1
·
0⤊
1⤋
Outra vez tive um torcicolo tão forte que fui parar no hospital. aí a médica me deu uma injeção de Voltaren, colocou aquele colar cervical no meu pescoço e mandou fazer compressas quentes durante o dia.
Tive que usar esse colar cervical por 2 semanas.
2007-02-12 13:13:47
·
answer #6
·
answered by Naughty Nurse 6
·
0⤊
1⤋
Não sou médica. Mas uma coisa é certa: um bom massagista resolve. Mas se não for possível conseguir um agora, fique um bom tempo embaixo do chuveiro(água morna). Alivia um pouco.
Um dos motivos é virar bruscamente a cabeça.
2007-02-12 10:58:14
·
answer #7
·
answered by Kriska 5
·
1⤊
2⤋
tente olhar para os 2 lados mais distintos da sua cabeça vagarosamente.alivia
melhoras
2007-02-12 10:54:46
·
answer #8
·
answered by Davi 2
·
1⤊
2⤋
tome um voltarem ou relaxante muscular dado pelo medico e coloca compressa quente.
2007-02-12 13:33:01
·
answer #9
·
answered by marcinha 2
·
0⤊
2⤋
Em geral é uma distensão na musculatura do pescoço. Um colar cervical ajuda e um relaxante muscular tipo mioflex.
2007-02-12 10:59:57
·
answer #10
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
2⤋