English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-12 01:56:37 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde Mental

15 respostas

A grafia correta é Mal de Alzenheimer. É uma doença degenerativa, progressiva, que afeta os neuronios cerebrais provocando entre outras coisas uma perda de memória progressiva. A doença se manifesta geralmente em pessoas idosas. Começa com pequenos lapsos de memória até que progressivamente a pessoa fica sem registro algum. E uma doença que necessita que a familia atue junto ao doente de forma permanente pois ele vai esquecer até para que serve um garfo ou quem é o filho dele.
No momento não existem ainda medicamentos que possam mudar o curso da doença mas existem pesquisas com celulas tronco que daqui a alguns anos permitirão um prognóstico melhor para essa doença. Para maiores informações digite o nome alzenheimer em qualquer buscador e terá maiores informações. Existem associações de parentes de pessoas com essa doença e é interessante participar delas para obter um apoio melhor para si e para o doente.

2007-02-12 02:27:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

É um mal que você acabou de inventar.

Acredito que seja causador de diferentes graus de analfabetismo.

2007-02-16 07:07:01 · answer #2 · answered by Legalzao 1 · 0 0

na da mais é do que perca de memória como por exemplo de escrever as palavras certa ALZHEIMER
Rico

2007-02-12 17:55:36 · answer #3 · answered by Rico 6 · 0 0

Doença de Alzheimer é apenas uma das várias formas de demências. Essas são doenças que causam deterioração das funções mentais, do comportamento e da funcionalidade. A doença de Alzheimer é a mais comum das mais de 60 diferentes demências e é responsável por 40 a 70% delas, levando a alterações progressivas da memória, do julgamento e do raciocínio intelectual, tornando o indivíduo progressivamente cada vez mais dependente, ou seja, necessitando da ajuda de outra pessoa para sua própria sobrevivência.
Em relação ao quadro clínico, atinge homens e mulheres, e as modificações são lentas e progressivas, havendo geralmente dificuldade de memória. A memória mais afetada é aquela de fatos recentes, do que se viveu ou que se aprendeu há menos tempo, sendo preservada a memória antiga, aquela que contém fatos acontecidos há muitos anos atrás na vida do paciente.
Aos poucos também pode ocorrer labilidade afetiva, diminuição da capacidade intelectual, desorientação no tempo e no espaço (o paciente se confunde quanto a sua localização em relação ao dia, mês, ano, onde vive ou onde está). Nesta fase pode desenvolver um quadro depressivo, que é bastante comum ao paciente com esta doença. Podem existir outras formas de início da doença havendo desorientação visuo-espacial, alterações da linguagem (chamada afasia), alterações de comportamento (idéias delirantes, alucinações visuais e auditivas, idéias de perseguição). Com o avançar da doença acontece a incapacidade de controle da bexiga e do intestino, incapacidade de cuidar de si próprio, sendo que em fases avançadas ocorrem alterações posturais e ausência das funções psíquicas superiores, com vida totalmente vegetativa.
É preciso frisar-se que a doença de Alzheimer pode estar associada à demência vascular, ou a própria doença de Parkinson, necessitando-se de um estudo mais profundo e mais completo do paciente.

Bibliografia: Você não está sozinho.
Coord: Vera Pedrosa Caivilla e Paulo Renato Canineu

Espero ter ajudado. Abço, Nina.

2007-02-12 12:00:38 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Alzheimer é uma doença que ocorre geralmente com pessoas idorsas, onde o donte perde a memória recente e passa a lembrar somente de informações passadas.
Existem vários graus da doença, mas o ideal é previnir.
Quanto mais exercitamos nossa mente, menos chance teremos de desenvolver tal síndrome no futuro.

2007-02-12 10:02:06 · answer #5 · answered by Skater Angel 5 · 1 1

Primeiramente, o correto é: MAL DE ALZHEIMER.
O Mal de Alzheimer é um doença mental que deteriora algumas regiões do cérebro,que alteram o comportamento físico, mental, de linguagem, entre outros, levando a demência. A pessoa acometida deste mal pode apresentar sintomas das mais diversas doenças mentais, dependendo de como o mal de Alzheimer atacou o cérebro.
Veja no link abaixo mais informações a respeito.

2007-02-12 10:01:07 · answer #6 · answered by Escatopholes 7 · 1 1

A doença de Alzheimer é uma forma de demência. Leia o texto abaixo, extraído do "Manual Merck de Saúde para a Família":

- Demência

A demência é um declínio progressivo e lento da capacidade mental, no qual a memória, o pensamento, o julgamento e a capacidade de concentração e de aprendizado são comprometidos e a personalidade pode deteriorar. A demência pode ocorrer subitamente em indivíduos jovens que apresentam uma destruição de células cerebrais decorrente de uma lesão grave, de uma doença ou de uma substância tóxica (p.ex., monóxido de carbono). No entanto, a demência geralmente apresenta um desenvolvimento lento e afeta os indivíduos com mais de 60 anos. Apesar disso, ela não faz parte do processo normal de envelhecimento. Como todos os indivíduos envelhecem, as alterações cerebrais causam uma certa perda de memória (especialmente a memória recente) e alguns apresentam diminuição da capacidade de aprendizado. Essas alterações normais não afetam a capacidade funcional. O esquecimento dos indivíduos idosos é algumas vezes denominado perda de memória senil benigna, a qual não é necessariamente um sinal de demência ou um sinal precoce da doença de Alzheimer. A demência é uma degradação muito mais grave da capacidade mental e piora no decorrer do tempo. Apesar da possibilidade dos indivíduos que envelhecem geralmente poderem esquecer de detalhes, aqueles com demência podem esquecer por completo acontecimentos recentes.

Causas

A causa mais comum da demência é a doença de Alzheimer. A sua causa não é conhecida, mas os fatores genéticos têm um papel. A doença parece ocorrer em algumas famílias e é causada ou é influenciada por várias anormalidades genéticas específicas. Na doença de Alzheimer, ocorre degeneração de partes do cérebro, com destruição celular e redução da reação das células restantes a muitas das substâncias químicas que transmitem sinais no cérebro. Tecidos anormais, denominados placas senis e emaranhados neurofibrilares, e proteínas anormais surgem no cérebro e podem ser identificados durante uma autópsia.
A segunda causa mais comum de demência são os acidentes vasculares cerebrais sucessivos. Cada um desses acidentes vasculares cerebrais é pouco importante, raramente produzindo o tipo de paralisia causado pelos acidentes vasculares cerebrais mais extensos; produzem uma destruição gradual do tecido cerebral. A demência também pode ser causada por uma lesao cerebral ou por um episódio de parada cardíaca.
Aproximadamente 15% a 20% dos indivíduos com doença de Parkinson cedo ou tarde apresentam demência. Além disso, a demência também pode ocorrer em indivíduos com AIDS e com a doença de Creutzfeldt-Jakob, uma doença rara e progressiva causada por uma infecção do cérebro, provavelmente por uma partícula infecciosa denominada príon, a qual pode estar relacionada à doença da vaca louca.
Os indivíduos que sofrem traumatismos crânioencefálicos repetidos (p.ex., boxeadores) apresentam freqüentemente a demência pugilística (encefalopatia traumática progressiva crônica).
Alguns indivíduos idosos com depressão apresentam pseudodemência, eles apenas parecem ter demência. Eles comem e dormem pouco e queixam-se amargamente de sua perda de memória, ao contrário daqueles que apresentam uma demência real, os quais tendem a negar a perda de memória.

Sintomas

Em geral, a demência começa lentamente e piora com o passar do tempo e, por essa razão, ela pode não ser identificada no início. A memória, a capacidade de noção do tempo e a capacidade de reconhecer as pessoas, os locais e os objetos diminuem. Os indivíduos com demência apresentam dificuldade para encontrar e utilizar a palavra correta e no pensamento abstrato (p.ex., trabalhar com números). São comuns também as alterações da personalidade; muitas vezes acentuando um determinado traço da personalidade. A demência devida à doença de Alzheimer geralmente começa de forma sutil. Os indivíduos que trabalham apresentam determinadas dificuldades para realizar tarefas, enquanto que as alterações apresentadas pelos aposentados podem não ser tão evidentes no início.
O primeiro sinal pode ser o esquecimento de acontecimentos recentes, embora, em alguns casos, a doença inicie com depressão, temor, ansiedade, diminuição das emoções ou outras alterações da personalidade. Os padrões da linguagem podem apresentar alterações discretas, o indivíduo pode utilizar palavras mais simples, utilizá-las de forma incorreta ou pode ser incapaz de achar a palavra adequada. A condução de um automóvel pode ser difícil devido à incapacidade de interpretar os sinais. No decorrer do tempo, as alterações tornam-se mais perceptíveis e, finalmente, o indivíduo passa a apresentar um comportamento social inadequado. Ao contrário da demência causada pela doença de Alzheimer, a demência causada por pequenos acidentes vasculares cerebrais pode apresentar uma evolução progressiva descendente em pequenas crises, com uma piora repentina seguida por uma discreta melhora e, finalmente, piorando novamente meses ou anos mais tarde quando ocorre um outro acidente vascular cerebral.
Algumas vezes, o controle da hipertensão arterial e do diabetes pode evitar a ocorrência de outros acidentes vasculares cerebrais e a recuperação discreta algumas vezes ocorre. Alguns indivíduos com demência conseguem ocultar bem as suas deficiências. Eles evitam atividades complexas como, por exemplo, avaliar os gastos em um talão de cheques, ler e trabalhar. Aqueles que não conseguem modificar seu modo de vida podem sentir-se frustrados frente à incapacidade de realizar as atividades quotidianas. Eles podem esquecer de realizar tarefas importantes ou podem realizá-las incorretamente. Por exemplo, eles podem esquecer de pagar contas ou distraem-se e esquecem de apagar as luzes ou de desligar o forno. A demência progride em um ritmo diferente de acordo com o indivíduo. Freqüentemente, a avaliação do modo com que a doença piorou nos anos anteriores é uma boa maneira de se prever a sua evolução no ano seguinte. A demência causada pela AIDS geralmente começa de forma sutil, mas progride regularmente ao longo de meses ou anos. Raramente, a demência precede os outros sintomas da AIDS. Por outro lado, a doença de Creutzfeldt-Jakob geralmente produz uma demência grave e freqüentemente leva à morte em um ano. Nas suas formas mais avançadas, a demência acarreta a destruição quase completa da função cerebral. Os indivíduos com demência tornam-se mais retraídos e menos capazes de controlar seu comportamento. Eles apresentam explosões de cólera, alterações do humor e tendem a divagar. Finalmente, eles tornam-se incapazes de acompanhar conversações e perdem a capacidade de falar.

2007-02-12 10:17:16 · answer #7 · answered by carvalhoclinico 5 · 0 1

Não sei muito mas o q sei é q afeta o celebro e causa perda de memoria significativa.

2007-02-12 10:15:52 · answer #8 · answered by Ruan 2 · 0 1

Oi,

A doença de Alzheimer, descrita em 1907 pelo alemão Alois Alzheimer, caracteriza-se por demência, perda progressiva de memória e da capacidade de aprendizado, dificuldades na linguagem e no reconhecimento de objetos. Além disso, o paciente apresenta perda da capacidade de realizar atos motores e mentais e dificuldades de organização, planejamento e conceituação (disfunção executiva).
A enfermidade representa um problema significativo para os sistemas de saúde no mundo inteiro, já que não há tratamentos eficazes, clinicamente aceitos, que curem ou interrompam a progressão da doença. O Mal de Alzheimer afeta cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo e acomete principalmente indivíduos acima de 65 anos, o que é particularmente preocupante para o Brasil, que até 2025 será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Estima-se que a quantidade de pacientes com Alzheimer aumentará exponencialmente nas próximas décadas, a menos que seja encontrado um meio para impedir a progressão da doença. De acordo com Fernanda, isso só será possível com a completa caracterização de quais são as espécies responsáveis pela redução na comunicação entre os neurônios e pela degeneração associadas à doença.
O grupo de pesquisa da UFRJ – que conta ainda com a participação do professor Sergio Ferreira, do Instituto de Bioquímica Médica e apoiado pelo edital Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ – continuará analisando quais disfunções cerebrais os oligômeros são capazes de induzir. Assim, ele espera poder identificar, por exemplo, qual é o envolvimento dos oligômeros em vias importantes para a memória do paciente.

Saiba mais sobre o Mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas em:
http://www.ivdn.ufrj.br/kb_ivdn_v01_00_index.htm

Um abraço

2007-02-12 10:06:45 · answer #9 · answered by Tin 7 · 0 1

mal de ausaime? aimeudeus!

2007-02-12 10:06:24 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers