English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Percebi há alguns dias que sempre que fico sem comer e vou trabalhar/estudar, os resultados são bem melhores do que quando faço lanches ou almoço. Fico mais concentrada e penso com mais clareza. Mas após almoços/jantares, parece ser impossível trabalhar.

Ontem vi um documentário no Discovery Channel e o pesquisador dizia que pessoas que participaram de uma experiência aonde a alimentação era reduzida diziam que, após uma semana mal se alimentando, os sentidos ficavam mais aguçados. E que a concentração de monges budistas tem a ver com a alimentação escassa dos mesmos.

O que você acha disso? Concentração e organização de pensamentos têm a ver com alimentação? Você pensa melhor de barriga vazia ou cheia?

2007-02-11 23:31:50 · 14 respostas · perguntado por M 2 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

14 respostas

Muito interessante essa questão!

Eu também tenho percbido que meu rendimento é melhor quando estou comendo pouco, principalmente quando como poucos carboidratos. E a falta de carboidrato, como em alimentaçoes hiperproteicas, causa mesmo certa irritação.
Deve haver um meio termo: comer pouco carboidrato, e de preferência evitar carboidratos simples (arroz, batata, etc.)

Já li a respeito de recomendações médicas de que as pessoas que sofrem de déficit de atenção devem reduzir a ingestão de carboidratos durante o dia, para ficarem mais atentas.

Legal.

2007-02-12 00:01:30 · answer #1 · answered by Rosa 3 · 0 0

bom, eplo o que eu saiba, para que seu cérebro funcione você precisa de glicose, dessa forma a falta de alimentação pode causar uma deficiencia da mesma. mas claro que o organismo tem seus mecanismos compensatórios mas mesmo assim, é mais interessante comer pouco e varias vezes para também não ficar com uma sensação de moleza após a refeição.

2007-02-12 12:58:55 · answer #2 · answered by Bia. GG 1 · 0 0

Depende da alimentação,pois existem alimentos que são energéticos,outros que relaxante,outros excitantes,alguns atacam o fígado,outros atacam o estômago.Enfim;se alimente de acordo com o tipo de trabalho e desgaste físico seria a melhor maneira de alimentação.Procure conhecer os sinais que o seu corpo lhe dá.

2007-02-12 00:58:00 · answer #3 · answered by nadia.mastos 2 · 0 0

Durante a digestão o sangue é usado para a mesma mas por outro lado se você tem uma alimentação deficiente (muito abaixo do necessário) pode ficar sem capacidade de raciocínio

2007-02-12 00:51:08 · answer #4 · answered by kessabe 4 · 0 0

Farmacologicamente esta afirmação de que pensar com fome é mais eficiente não tem respaldo. Os neuronios são células que permitem a entrada da glicose sem a necessidade da insulina como as celulas do musculo por exemplo. Isso significa que a glicose uma vez absorvida e ao chegar no neuronio ela entra imediatamente na celula sem precisar de um transportador. Sem glicose o neuronio não funciona. A glicose e um dos produtos finais do metabolismo dos alimentos. Pra vc ter uma idéia, se deixarmos uma pessoa sem alimento e consequentemente a glicose baixar um dos primeiros sintomas que ocorrem é a confusão mental!
Por outro lado, quando vc faz uma refeição, o seu sangue se concentra na area dos intestinos para absorver as substancias que estão chegando lá. Como consequencia, diminui a quantidade de sangue no cerebro e então diminui a quantidade de oxigenio tambem o que torna o pensamento mais lento e provoca sono e redução da concentração.
A melhor solução é fazer uma refeição rica em nutrientes mas não pesada. Uma feijoada daria sono. Massas e carne ou verduras não.
Finalmente, os monges budistas fazem exercicios respiratorios muito profundos, o que acarreta alta concentração de oxigenio no cerebro, o que poderia explicar os sentidos mais aguçados.

2007-02-12 00:35:02 · answer #5 · answered by Neidemar P 3 · 0 0

Quando comemos normalmente nos tornamos sonolentos porque a digestão é uma ação muito "pesada" para o organismo.
Deve ser por isso que vc raciocina melhor.
Por ainda sermos relativamente primitivos, quando ficamos com fome nossos sentidos aguçam, é natural, já que a fome nos torna por instinto caçadores e todo bom caçador para ter sucesso na sua empreitada tem sentidos aguçados.
Mas eu prefiro estudar alimentada. Com fome fico irritada.

2007-02-11 23:47:53 · answer #6 · answered by archi 3 · 0 0

De acordo com o que você disse, pode ser que seja verdade mas só pra quem come bastante. Eu, por exemplo, sempre comi pouco, então, se eu fico sem comer é pior. Eu passo mal, não me concentro. Comer quando sinto fome é essencial! Penso melhor de barriga não muito cheia, mas de barriga vazia, nem pensar!

2007-02-11 23:44:58 · answer #7 · answered by ***Mãe da Camila*** 5 · 0 0

Eu pessoalmente de barriga cheia mas vou esperimentar esse novo metodo.

2007-02-11 23:43:45 · answer #8 · answered by Ruan 2 · 0 0

Eu penso melhor de barriga cheia, se tiver de barriga vazia fico pensando so em comer e não consigo fazer mais nada.

2007-02-11 23:42:58 · answer #9 · answered by Káka 4 · 0 0

Eu penso melhor quando nada está me encomodando. Fome, bexiga cheia, e etc...Todas essas coisinhas não me deixam raciocinar perfeitamente como eu gostaria, portanto, pensar alimentada para mim é melhor. É claro que comer demais também vai te deixar se sentindo mal. Mas, acho que ficar sem comer é prejudicial a saúde.

2007-02-11 23:41:25 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers