English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Apesar de não serem pessoas pobres, os apóstolos não eram pessoas “estudadas”. É possível que Mateus tivesse um pouco mais de estudo.

Foi Jesus quem escolheu Seus apóstolos. Ele dizia: “Eu te glorifico, ó Pai, ... que escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes aos pequeninos”. Nestas palavras podemos entender que sua escolha por pessoas simples foi proposital.

Jesus teve uma preocupação enorme em educar Seus discípulos para que estes entendessem a mensagem e os ensinamentos da Boa Nova que trazia. Foram anos viajando juntos, convivendo juntos. A comunidade que se formou em volta do Mestre se tornou sólida e resistiu mesmo depois de sua morte.

A chave do problema talvez fosse: para quem ensinar primeiro coisas que rompiam tanto com o modo de pensar da época. Como você pode perceber ao ler outras perguntas deste site, Jesus trouxe conhecimentos muito novos para a época. Conhecimentos e atitudes que mesmo hoje em dia são inovadores. Será que os intelectuais da época, pessoas muito mais presas ao modo de pensar, aos valores e aos interesses dominantes estariam dispostos a seguí-Lo, sem adulterar Sua mensagem? Hoje percebemos que não, pois foram poucas as pessoas estudadas que aderiram ao jovem movimento cristão da época.

Será que estas pessoas mais “bem de vida” (as mais intelectualizadas) seguiriam Jesus e se submeteriam às duras viagens e provações para estarem juntas a Jesus, aprendendo? Será que elas largariam tudo como fizeram os apóstolos? Pedro largou a família para viajar com o Mestre. José de Arimatéia e Lázaro, pessoas mais instruídas e de melhores posições (e ótimos discípulos), não largaram. Será que elas romperiam com seus preconceitos contra pagãos, doentes, leprosos, etc, etc, por amor ao Mestre?

Muitas vezes Jesus afirmou que Sua doutrina seria melhor entendida pelos que estão sofrendo, pelos que são discriminados, pelos mansos de coração. Tanto é que fez o Sermão da Montanha, onde diz: “Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados. ... Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados ...”.

Jesus buscou um perfil de apóstolo: pessoas simples, que aprenderiam Sua mensagem, sem estarem “contaminadas” com outras teorias e que viveriam e experienciariam junto Dele esta Boa Nova.



Obs: algumas pesquisas apontam que entre os 70 discípulos mais chegados de Jesus e entre seus colaboradores existiam alguns que tinham boa posição social. "Em 1968 foi descoberto o túmulo de José Barsabas e de seu irmão Matias, discípulos de Jesus, pessoas bem colocadas socialmente e bastante abastadas. O casarão do Caminho, recentemente descoberto, era casa ampla e confortável, de pessoa de posses" (e-mail mandando pelo pesquisador Paulo Dias).

2007-02-11 23:25:04 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Jesus veio a Terra em missão, seus apóstolos foram escolhidos já na espiritualidade, ele não chegou aqui aleatoriamente escolhendo, ele já sabia quem era quem. O que importava para ele no momento era a evolução moral de cada um, para que eles realizassem o que eles realizaram: a disseminção do evangelho ou seja a boa nova, a norma de conduta para todos os habitantes da Terra, que estavam perdidinhos na época. Jesus ao descer para terra, permaneceu absolutamente consciente de sua missão, sabia de onde veio, não tinha dúvidas de para onde iria após a morte do corpo, se mantinha em perfeita comunhão com Deus todo o tempo. E seus apóstolos todos o seguiram ao primeiro chamado, sem contestar, sem argumentar, sem questionar, porque eram espíritos previamente preparados para essa missão, e guardavam vaga lembrança disso em seu inconsciente, choraram ao se deter pela 1ª vez com os olhos do Mestre, sabiam a que vieram. Vacilaram algumas vezes é certo, pois diferentemente de Jesus, eram espíritos imperfeitos, mas a missão teve êxito, pois os ensinamentos do Mestre, atravessam os tempos, e sua norma de conduta é incontestável :" Fazei aos outros o que gostaríeis que os outros vos fizésseis." Não existe nada que se contraponha a esta máxima do evangelho de Jesus.

2007-02-12 07:44:56 · answer #2 · answered by Fafá 5 · 0 0

Porque Deus é sábio naquilo que faz, devemos resaltar que havia um que era médico entre eles.

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. Judas 1:25"

2007-02-12 07:37:41 · answer #3 · answered by Gilberto 5 · 0 0

Se Jesus tivesse arranjado APÓSTOLOS intelectuais, se calhar ainda hoje andariam a discutir e nada teriam conseguido criar !

E quanto a essa dos Apóstolos serem incultos... Muito haveria a discutir!

Um HOMEM sozinho, apesar de ser FILHO de DEUS, teria dificuldade em criar o que ele construiu...

E O QUE ELE CONSTRUIU MODIFICOU O MUNDO TODO !

---

2007-02-12 07:32:30 · answer #4 · answered by yasser 2 · 0 0

Para que pudesse 2.000 anos depois, continuar sendo seguido pelos mais ignorantes.

2007-02-12 07:27:47 · answer #5 · answered by bertolivier2004 6 · 1 1

Por q as vezes o humilde é mais sábio que um intelectual! acho que foi por isso!

2007-02-12 07:25:03 · answer #6 · answered by Srta. Anastacia Beverhouse!!! 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers