Concordo com uma das respostas: 98% se dizem religiosos.
Mas tem um outro porém também: a crença religiosa é derivada basicamente de valores.
Como ensinar religião se ela não pode ser "provada" como a ciência pode.
Como dizer que uma crença está certa ou errada se isso deriva tão somente dos nosso juízos de valores, não havendo possibilidade afirmarmos dentro de uma lógica racional e exata o que é certo e errado?
Discutir religião é um tanto quanto delicado. Principalmente quando lidamos com pessoas que não possuem uma mente aberta o suficiente pra entender que esse tipo de crença deriva dos valores, dos nosso valores, daqueles que nos foram passados pela nossa família, pelos nossos amigos ou ainda aqueles com os quais nos identificamos melhor.
É preciso haver respeito quanto a isso. E seria muito difícil conseguir essa imparcialidade para que o ensino religioso fosse aderido nas escolas.
Há o perigo de o profissional do ensino, embuído dos seus valores, querer forçar seus alunos a acreditarem no que ele acredita, coagindo-os por meio de notas ou outros meios.
Além disso, estamos em um país de livre crença religiosa. A partir do momento que isso se torna uma disciplina obrigatória, corremos o risco de cair em meio ao autoritarismo e ao desrespeito a individualidade de cada aluno/pessoa.
2007-02-11 16:25:06
·
answer #1
·
answered by Angel M 1
·
2⤊
0⤋
A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais existentes na Terra não são imutáveis, mas sofrem ao longo das gerações uma modificação gradual, que inclui a formação de novas raças e de novas espécies. Tal teoria se transformou em fonte de controvérsia, não somente no campo científico, como também na área ideológica e religiosa em todo o mundo.
Até o século XVIII, o mundo ocidental aceitava a doutrina do criacionismo, segundo a qual cada espécie, animal ou vegetal, tinha sido criada independentemente, por ato divino.
2007-02-11 23:52:59
·
answer #2
·
answered by Simpática menina 3
·
3⤊
0⤋
As pessoas não sabem criticar o que ouvem. Da mesma forma que todos nós aprendemos a falar: ouvindo e repetindo, sem saber se a gramática está certa ou errada, os pais incutem na cabecinha dos filhos essas histórias mirabolantes de religião, aí eles passam a acreditar, pois para toda criança, o pai é um superheroi que sabe tudo! No fundo , pode ser que as pessoas realmente não acreitam nessas coisas, elas têm, eu acho, é medo de viver sem elas.
2007-02-12 05:56:52
·
answer #3
·
answered by Pure Poison 1
·
1⤊
0⤋
Sabe aquela sensação que as mentiras não existem? Que elas são apenas alternativas a serem checadas? Pois é! Eu sou religioso mas é sempre bom estar antenado com a realidade, confiar na ciencia dos homens e assumir posições radicais sobre essa ou aquela ideologia muitas vezes causa desagradáveis surpresas, em tempos de caos instituído isso que citou não causa surpresa, o mundo vive incertezas quase absolutas e na dúvida tudo pode ser usado como cultura educacional.
2007-02-12 03:15:07
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
quem dá aula, via de regra, sabe mais do que quem aprende.
Quem dá aula é os 2% que tão faltando ali (na verdade, menos...)
E na escola não se ensina aquilo em que a maioria das pessoas acreditam (e religião não implica negar a evolução e a ciência), mas sim aquilo que tem comprovações lógicas segundo um método difundido (a ciência), e especialmente, um étodo que FUNCIONA (pois rezar não constrói prédios nem cura febre!!!)
Saco esses crentes tentando contra-argumentar os paradigmas científicos com afirmações bobas e cheias de falhas de princípio
2007-02-12 01:16:50
·
answer #5
·
answered by rodolfo_bioufrgs@hotmail.com 2
·
1⤊
0⤋
simples, a religião ensina como q as coisas acontecem, tem lógica mas só mente, a ciência ensina como q as coisas acontecem, tem lógica e fala a verdade, porém a religião influência as pessoas, aliás, a igreja nasceu para bloquear a cultura e arrecadar impostos, por exemplo, na idade média existia o IPP(imposto por pecados) ex:
pessoa - padre eu tenho uma amante, padre - deposite 5 moedas de prata na caixinha da igreja cada vez q vc fizer sexo com ela e sua divida com deus estará paga.
outro ex.
a Religião dizia q a terra é quadrada, a ciência provou q a terra é redonda, a Religião dizia q mulheres não tinham capacidade de aprender a somar, hoje está provado q homens e mulheres podem aprender igualmente, assim como está provado q nós descendemos do mesmo ancestral dos macacos, só q a religião não aceita.
2007-02-12 01:16:47
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eh uma coisa que todos quebramos a cabeça no colegio!//?
Ué??? perai,, minha mãe me diz q foi um velinho barbudo que fez o mundo, em 7 dias, e isso ja faz uns 6.000 anos!?!?
Agora aparece um professor besta me dizendo que ha uns 13,5 bilhoes de anos o universo veio a existir por um acaso, e que eu sou descendente do macaco... Peraí eu contrariei o professor na hora e disse que ele ia para o inferno e que tava escrito na biblia,,, resumindo... o professor tentou me explicar, mas eu ignorava tudo, pois fui ensinado a agir daquela forma,,, era um filho bem obediente... rsss
Mas aquilo veio me trazer tantos males no futuro... por causa dessa minha ignorancia os pastores levaram muito do meu dinheirinho, tbm perdi muitas coisas... o resto da historia vcs ja sabem .... Resumindo... um dia EVOLUI E VIREI ATEU :))))))
2007-02-12 00:04:09
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
normal, mas acho que a matéria religião também deve fazer parte.
2007-02-12 00:01:11
·
answer #8
·
answered by don 4
·
2⤊
1⤋
Eu entendo que alguém ainda tem juízo nesse país e como eu, acha que a época de catequese é coisa do passado.
2007-02-11 23:59:36
·
answer #9
·
answered by Salomé/Lilith 5
·
2⤊
1⤋
eu acho que 98% dos brasileiros se dizem religiosos. é tipo aquela história do católico não praticante: se o cara não pratica, logo não é católico. mas diz que é, não sei pq.
2007-02-11 23:54:12
·
answer #10
·
answered by Nana 5
·
1⤊
0⤋