English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Minha avó e seu companheiro alugaram durante oito anos um apartamento da minha mãe, porém nunca houve um contrato por escrito. Ficou combinado que eles pagariam todas as contas do apartamento. Entretanto, minha avó faleceu e seu companheiro se mudou de lá. Descobrimos recentemente que eles ficaram devendo vários meses de condomínio e IPTU. Seria possível cobrar estas contas atrasadas do companheiro, sem nunca ter havido casamento ou contrato de alguel formalizados?
Obrigada.

2007-02-11 13:26:30 · 6 respostas · perguntado por Carmela 2 em Negócios e Finanças Imóveis

6 respostas

Infelizmente não .
Essas dívidas são por lei do dono do imóvel ou herdeiros.
Sem contrato , nada o obriga a pagar "suas contas", entende ?

2007-02-12 01:34:23 · answer #1 · answered by Alexandre L 6 · 1 0

Maria Angela está correta. Para reforçar: tente encontrar meios de prova que demonstrem que eles que pagavam o IPTU e o condominio. provas testemunhais é o mais fácil de conseguir. é só pedir para os vizinhos do prédio, síndico, zelador e até algum comerciante do bairro...

2007-02-13 03:53:08 · answer #2 · answered by mia_thermopolis 2 · 0 0

Sim ,mas vamos por partes. Sua avó e seu companheiro tinham uma união estável segundo o novo código civil, portanto testemunhos, fotos e contas no nome de ambos podem comprovar a união. O contrato de aluguel pode ser verbal só que é mais dificil comprovar o que foi acordado, então também precisará de testemunhas, o sindico do condominio, a administradora do condominio, vizinhos, amigos, etc... Quanto as dividas, condominio e IPTU não são dividas de pessoas e sim do imovel a que pertencem, portanto se o inquilino não pagar, o proprietário é que fica em divida. Pague a divida e depois cobre na justiça do companheiro de sua avó. Junte tudo que for documento que comprove a união deles. Em 90 % dos casos a justiça dará ganho de causa a vocês. Só que terá que provar que eles ficaram com a obrigação de pagar as taxas do imóvel. abraços.

2007-02-12 03:16:05 · answer #3 · answered by Maria Angela 7 · 0 0

Vocês PRECISAM mesmo desse dinheiro?
Vocês NÃO TEM mesmo recursos para pagar a dívida?
O companheiro de sua falecida avó é um MAU SUJEITO?

Se todas as respostas forem "não", avaliem o seguinte:
A velhinha faleceu, sabe Deus em que condições.
O companheiro dela, além da dor sofrida, não pagou o IPTU por alguns meses decerto por se ver em dificuldades financeiras.
Se ele saiu do apartamento, deve ser porque deve ter vergonha na cara e desocupou o imóvel o mais rápido possível para não se tornar um empecilho para vocês.
Sabe Deus onde ele se encontra e em que condições. Deve levar uma vida de cão.

ERGAM as mãos para o céu e agradeçam a Deus por estarem em situação tão mais cômoda e PERDOEM dívida. Deixem o coitado do homem em paz! Não faltará recompensa futura pra vocês.



E...

A menos que eu esteja redondamente enganado, e esse senhor possa pagar a dívida, desconsiderem meu conselho.

Contudo, se vocês não estão nem aí pras verdadeiras virtudes da orientação cristã, vão fundo... botem na justiça. Acabem com o coitado!
Talvez se sintam melhor com isso.


***

2007-02-11 14:56:49 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Carmela, se eu fosse advogado, certamente lhe responderia de graça, mas não sou. Tente conseguir um advogado do governo.

2007-02-11 13:42:50 · answer #5 · answered by pizza 5 · 0 0

Cobrar de avô, vc não tem coração.

2007-02-11 13:30:07 · answer #6 · answered by baretta 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers