Foi na bela Itália, na verde e mística Úmbria de São Francisco que, na noite de 18 de agôsto de 1886, Pietro Ubaldi nasceu.
Foligno, cidade da província de Perusa, que demora numa planície a quinze quilômetros das colinas de Assis, recebeu no último quartel do século XIX o grande missionário da Nova Civilização do Espírito.
Pequenino ainda, ele começou a sentir uma constante expansividade no seu mundo mental. Sentiu algo de oculto, estranho e forte escondido em sua alma. Que seria? Uma criança não poderia entendê-lo. E como não o entendeu, penetrou no mundo para ele ainda inacessível dos porquês.
Sua consciência não se movia entre as dimensões comuns e não seria fácil ao pequenino Pietro adaptar-se às limitações que a existência física impõe aos grandes seres que pousam no planeta para as grandes missões.
Mais tarde, ele mesmo escrevia: "Feliz quem nasce em simplicidade, onde não falta o necessário, mas, não se é escravo do supérfluo; onde a vida, que quer sempre crescer em tudo, partindo do humilde
Em a Grande Síntese traça o caminho que o ser percorreria por meio da evolução, desde o "plano da matéria" até o "do espírito", e mostra a "via de retorno a Deus", que seria o fenômeno fundamental do Universo e escopo supremo da Vida. O problema da consciência é sintetizado numa visão unitária e monista.
2007-02-14 22:35:30
·
answer #1
·
answered by A Tolerância é uma religião. 4
·
1⤊
0⤋
ante de fazer essas consideração quero infatizar que o que estou relatando aqui é o ponto de vista de pietro, ele foi um pensador isso não quer dizer que concordo com todas as filosofias dele e nem que venha ter algum tipo de admiração por ele
pietro Ubaldi,foi um filósofo e pensador cristão espiritualista italiano.
Formado em Direito e Música, falava fluentemente inglês, francês, alemão, espanhol e português, além de conhecer também o latim e o grego. Dedicou boa parte da vida ao estudo da filosofia e da religião, o que o levou a escrever diversas obras sobre o tema, num viés espiritualista e universalista.
Sua obra consta de vinte e quatro livros, metade dos quais escritos na Itália e a outra metade no Brasil. O livro "A Grande Síntese" é tido como uma de suas principais obras, versando sobre uma proposta de compreensão unificada entre as formas de conhecimento humano.
Suas 24 obras
* Grandes Mensagens
Introdução e início da obra de Ubaldi, considerada por ele "de origem exclusivamente inspirativa". A edição brasileira apresenta uma biografia do autor.
* A Grande Síntese
Começa com a epígrafe "Síntese e Solução dos Problemas da Ciência e do Espírito". Traça o caminho que o ser percorreria por meio da evolução, desde o "plano da matéria" até o "do espírito", e mostra a "via de retorno a Deus", que seria o fenômeno fundamental do Universo e escopo supremo da Vida. O problema da consciência é sintetizado numa visão unitária e monista.
* As Noúres
Fala sobre "Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento". Defende a existência de tais correntes e procura explicar como elas poderiam ser "captadas" pela intuição.
* Ascese Mística
Explica o fenômeno místico e descreve a experiência do autor nesse campo.
* História de um homem
O autor analisa as várias fases de sua vida, sobretudo em função de A Grande Síntese e Ascese Mística, que foram colocados pela Igreja, em 1939, no Index dos livros proibidos.
* Fragmentos de Pensamento e de Paixão
Aplicação dos princípios expostos nos volumes precedentes, dos problemas individuais e sociais. Os ideais franciscanos. A "verdadeira religião".
* A nova civilização do terceiro milênio
O autor mostra que a idéia central, o escopo de sua obra, é o de contribuir conceptualmente para a formação de uma "nova civilização" que estaria para surgir. Faz previsões sobre o novo Cristianismo e estuda o fenômeno místico vivido por São Francisco.
* Problemas do futuro (O Problema Psicológico, Filosófico, Científico)
Propõe e apresenta solução aos problemas mais díspares, fundamentais ao Conhecimento.
* Ascensões humanas (O Problema Social, Biológico e Místico)
O autor volta a observar a evolução da vida em seu aspecto espiritual.
* Deus e Universo
Síntese teológica. Começa a enfrentar em linhas gerais o problema das primeiras origens do Universo e o aspecto cósmico do ciclo involução-evolução do ser.
* Profecias
O autor faz profecias que se cumpriram integralmente. Explica Nostradamus, o Apocalipse e os profetas do Velho Testamento.
* Comentários
Apresenta opiniões e críticas à primeira obra, escrita até 1951. Inclusive a carta de Albert Einstein.
* Problemas atuais (O Novo Mundo)
Faz uma crítica à Maquiavel, tratando da Estabilidade Monetária, da Patogênese do Câncer e da Teoria da Reencarnação.
* O Sistema (Gênese e Estrutura do Universo)
É uma teologia científica que traça o caminho da existência do ser e suas primeiras origens, mostrando a Obra de Deus na Criação.
* A Grande batalha
Descreve a luta que o indivíduo espiritualizado deve sustentar no ambiente terrestre, diante da necessidade prática contrastando com o Ideal.
* Evolução e Evangelho
Examina a posição do Evangelho diante da realidade da vida e sua moral utilitária.
* A Lei de Deus
Com palavras simples, explica como funciona, no mundo, o pensamento diretivo de Deus.
* A Técnica funcional da Lei de Deus
Mostra o mecanismo da forças espirituais em ação; suas trajetórias e ações; como se pode corrigir os destinos errados; qual é a técnica da redenção e salvação e como, racionalmente, se planifica a vida.
* Queda e Salvação
É uma continuação de O Sistema. Analisa o fenômeno da involução do espírito até a matéria (a descida), anterior e complementar ao fenômeno da evolução (subida), estudado em A Grande Síntese.
* Princípios de uma nova ética
Trata-se de uma nova moral racional, construída sobre bases científicas. Estuda a personalidade humana e seu destino, sob uma nova psicanálise, psicodiagnose, psico-síntese, e a ética do sexo como fenômeno social.
* A descida dos ideais
Fala-se de Teilhard de Chardin, de Jean-Paul Sartre, da crise do Catolicismo, Cristianismo e Comunismo, trabalho e propriedade etc.
Um Destino Seguindo Cristo Neste volume o Autor narra suas experiências espirituais nos 40 anos dedicados à Obra.
* Pensamentos
Mostra como orientar-se na vida, e, através de casos verídicos, como é possível observar o funcionamento da Lei de Deus.
* Cristo
Analisa a personalidade de Jesus Cristo, o Evangelho e os problemas sociais. Cristo é pensado nessa obra como "o centro do fenômeno evolução-redenção-salvação".
2007-02-11 13:42:17
·
answer #2
·
answered by servo de DEUS 4
·
1⤊
0⤋