Não. Acho que é a mesma coisa. O ateu mesmo que não esteja esperando uma recompensa divina, sente-se bem e com isso já está recebendo algo
2007-02-10 08:02:46
·
answer #1
·
answered by Felicidade 6
·
1⤊
0⤋
Não existe, sabe porque?
Porque S.Paulo definiu isto dizendo que onde existe a caridade , Deus ai está.
Então, qualquer caridade é divina, mesmo q o autor não creia.
Saudações jesuiticas/franciscanas.
Ad Majorem Dei Gloriam/Paz e Bem
2007-02-10 16:08:43
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
4⤊
0⤋
Não há diferença. Caridade é caridade. É sempre um ato nobre não importando de quem o faz.
2007-02-10 21:03:55
·
answer #3
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
3⤊
0⤋
Sim. A caridade do Ateu, justamente por não esperar nada em troca, é mais altruísta e visa somente as melhoras para a sociedade. A caridade religiosa, sem generalizar, é realizada somente por que para tais religiosos irem pro céu, é necessário tal caridade.
2007-02-10 16:20:29
·
answer #4
·
answered by Fabio Lecina 3
·
3⤊
0⤋
Entre a caridade e a caridade. Há dois sentidos para esta palavra que vão na mesma direção, mas com profundidades distintas; Caridade, Charisma, Dom, dádiva, doação sem esperar algo em troca, este parece ser o sentido de sua pergunta.
Caridade; amor incondicional; amar mesmo recebendo a ingratidão como recompensa; traduzido da Palavra Ágape, tem também o sentido de amor de Deus, visto que esta palavra começa a ser usada à partir do novo testamento, para determinar como deveria ser o amor Cristão; nesta dimensão, parece que temos poucos personagens na história que demonstraram tal amor, que vai além de ajudar alguém sem esperar nada em troca; abrange o entregar a sua vida em favor de ingratos; Jesus demonstra este amor em vários momentos de seu ministério, em especial nos momentos que antecederam sua morte; Repreende seus discípulos quando queriam fazer fogo descer dos céus para consumirem os samaritanos por não tê-los recebido, cura a orelha de Malco, um dos soldados que viera prendê-lo, e faz a oração por seus algozes dizendo: "Pai, Perdoa-os, porque eles não sabem o que fazem". Sinceramente gostaria de ver este amor sendo praticado pelo menos pelos cristãos de hoje; felizmente alguns ainda vivem este amor, mas muitos já se esqueceram dele, vivendo um evangelho superficial.
Quanto aos ateus, não conheço pessoalmente algum que tenha vivido essa dimensão de amor, mas Jesus conta a história do samaritano que assim procedeu; veja que ele ajudou a um judeu, que na época era inimigo de seu povo.
saberemos que amamos assim quando somos ofendidos e ainda assim estendemos a mão para ajudar.
"Ainda que distribuisse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado e não tivesse caridade (Ágape) nada seria... a caridade é sofredora, é benigna... Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, a caridade nunca falha; mas havendo línguas, cessarão, havendo ciência, desaparecerá, havendo profecias, serão aniquiladas, porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos, mas quando vier aquilo que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado...." (I Coríntios 13)
2007-02-12 13:09:50
·
answer #5
·
answered by rohi 7
·
2⤊
0⤋
Sou ateu e ex-religioso. Penso que no período em que era religioso, tinha consciência de que as boas ações vinham da minha própria naturesa e não só para agradar um Deus, mas recebemos algo em troca, - a satisfação.
Hoje tenho certeza que o que faço é por satisfação pessoal.
E quem não sente satisfação em ajudar alguém ? É bom ver as pessoas felizes, compartilhar a vida com elas .
Ninguém faz nada de graça, e o valor que se deseja receber não é necessariamente valor material, e sim um sentimento de satisfação.
2007-02-10 16:47:08
·
answer #6
·
answered by Mister N 6
·
2⤊
0⤋
Acho sim, que existe uma diferença enorme.
Um religioso faz caridade por se achar na obrigação religiosa de fazê-la. Tem dentro de si conceitos que o impulsionam a fazer.
Sente-se bem por fazer e também por ganhar pontinhos no céu.
O ateu faz caridade porque consegue enxergar as desigualdades sem pré conceitos, por pura vontade.
Sente-se bem ao fazê-la e não precisa ganhar pontinhos no céu.
Acho, de alguma forma, que a caridade de um ateu é mais divina do que a de um religioso.
E, por incrível que possa parecer, com essa atitude faz exatamente o que aprendemos na bíblia: Dar com a mão direita sem que a mão esquerda saiba.
Muito bom ver você por aqui.
Um abraço
2007-02-10 16:19:48
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
acho a do ateu mais jenuína uma vez motiva-se pela consciência, solidariedade, e não porque tem medo de queimar no inferno.
2007-02-10 16:14:33
·
answer #8
·
answered by Patricia 1
·
2⤊
0⤋
Acho que é importante, e muito importante a caridade, é bom praticá-la faz bem ao coração, e é ótimo recebê-la. Uma mão amiga, um carinho, uma ajuda financeira, e etc...
O ateu quando pratica a caridade o faz por amor ao próximo, sem pensar se DEUS vai achar bom ou não, sem interesse em receber algo.
O que acredita em DEUS, pratica a caridade pensando no amor que DEUS nos deixou, mas também em nossos semelhantes. Não sei até que ponto o interesse do crente (no sentido de crer em DEUS e não em religião) é ruím.
Acredito mesmo que a caridade praticada é sempre muito bem vinda, quizera que houvessem mais caridosos por aí.
obs: boa pergunta, gostei muito, está de parabéns. bom senso é sempre bem vindo.
Um tudo de bom para você e para todos aqueles a quem você ama.
Luz_____
2007-02-10 16:08:30
·
answer #9
·
answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7
·
2⤊
0⤋
Sim!
Claro que existe ateus não tem promessa de nenhum paraiso ou vida eterna, e fazem caridade simplesmente por amor ao proximo!
Já os religiosos cumprem o que lhes foi ensinado, e seguem suas doutrinas na esperança de um prêmio a ser recebido em uma suposta outra vida espíritual!!!
2007-02-10 16:27:07
·
answer #10
·
answered by Glauber 4
·
1⤊
0⤋
sim...o benefício é duplo.Quem recebe sente agradecimento e quem doa sente merecimento...é muito agradável se sentir útil,se sentir bom então,nem se fala.é isso aí!
2007-02-10 16:19:16
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋