Realmente é uma doença com fundo emocional, tente se afastar de situações estressantes... se vc não conseguir controlar, o tratamento mais econômico e que tem melhor resultado é o sol (tomar um pouquinho de sol na área afetada bem cedo ou no final do dia)... se quiser algum creme mesmo, procure algum que tenha os seguintes princípios ativos: LCD, Alantoína, Antralina, Calcipotriol, Corticóides (têm efeitos colaterais) e imunomoduladores tópicos), espero ter ajudado!
2007-02-10 03:41:04
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.
É uma doença não contagiosa, multigênica (muitos genes envolvidos), e em parte dependente de fatores externos. Pode aparecer sob diferentes formas clínicas e diferentes graus da doença. É descrito 30% de incidência familiar.
O desencadeamento pode ocorrer em qualquer idade, motivado por influência do meio, alguns medicamentos ou estresse.
Em pessoas com história familiar, o início parece ser mais precoce.
É importante fornecer orientações gerais quando à doença, individualizando o tratamento conforme as características de cada paciente. Lembrar do aspecto não contagioso da doença, dos fatores desencadeantes, tais como estresse, frio, exposição excessiva ao sol, algumas doenças (diabetes não controlada, surtos infecciosos), e uso de alguns medicamentos.
Casos leves a moderados (75% a 80% dos casos) podem ser controlados com medicação de uso local na pele, devendo sempre ser indicados e controlados pelo médico.
Os casos mais severos e extensos requerem uma abordagem mais controlada e agressiva, com medicações de uso oral em esquema rotativo, visando o mínimo de efeitos colaterais de cada medicação e uma tolerabilidade maior do paciente com o esquema proposto.
A exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes para a maioria dos pacientes.
Formas de tratamento
* Terapêutica Biológica (Raptiva, Enbrel, Remicade).
* Sistêmicos - via oral, injeções (também chamados internos).
* Tópicos - pomadas, banhos sobre a pele.
* Fototerapias - luz ultravioleta.
* Tratamento combinados - tópicos + terapias + internos.
* Psicoterapia.
* Balneoterapia - banhos, barros, etc.
* Climaterapia.
Cuidados a ter
* A exposição ao sol é benéfica. Mas cuidados com excessos, as queimaduras solares agridem a pele.
* Infecções por vírus (biologia) também podem desencadear psoríase. No doente com infecção pelo HIV, a pele sofre alterações negativas.
* Estresse psíquico, intenso ou constante, na grande maioria dos pacientes, pode desencadear ou agravar a evolução, mais no inverso, isto é, ajuda no controle ou desaparecimento.
* Drogas em geral, como o tabaco, o álcool, drogas injetáveis, betabloqueadores, antimaláricos e alguns antiinflamatórios para as dores ou reumatismos, devem ser evitadas,.
* Distúrbios hormonais, metabólicos, variações climáticas.
Vários tipos de alívios temporários estão disponíveis, e eles atuam com variados graus de sucesso. A psoríase não tem curso previsível e cada caso tem o seu próprio curso. A psoríase é para toda a vida. O paciente deve aprender a conviver adequadamente com a doença, controlando-a de forma a levar sua vida normalmente.
2007-02-10 06:26:22
·
answer #2
·
answered by cemporcentoelda 3
·
1⤊
0⤋